Olá! Tomo sertralina (25mg) há 3 dias e já faz mais de um ano que tomo lamotrigina (200mg). Ontem se

3 respostas
Olá! Tomo sertralina (25mg) há 3 dias e já faz mais de um ano que tomo lamotrigina (200mg). Ontem senti queimação no estômago subindo para o peito e hoje eu senti um frio interno intenso indo e voltando, também me deu um pouco de suor frio. É normal? Sinto que a minha cabeça tivesse sendo apertada, minha mandíbula tensa, muita tontura com a sensação que vou desmaiar e não consigo dormir.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Olá!
Esses sintomas podem acontecer no início da sertralina, mesmo em dose baixa, especialmente tontura, aperto na cabeça, tensão muscular/mandíbula, ansiedade, sudorese, frio interno e insônia. A queimação no estômago também é um efeito relativamente comum no começo.

Em geral, tendem a melhorar em alguns dias a 1–2 semanas.
Porém, se a tontura estiver intensa, sensação de desmaio persistir, houver dor no peito forte, falta de ar ou piora progressiva, procure atendimento médico.

Não suspenda a medicação por conta própria. Avise seu médico assistente para avaliar ajuste de dose, horário ou medicação de apoio. Espero ter contribuído.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, tudo bom? Entendo que esses sintomas estão causando bastante desconforto. Alguns efeitos como tontura, tensão muscular, suor frio, sensação de frio interno e dificuldade para dormir podem acontecer nos primeiros dias de uso da sertralina, pois o corpo ainda está se adaptando à medicação. A queimação no estômago e sensação de aperto no peito podem ser efeitos digestivos ou de ansiedade, mas como envolvem peito e sensação de desmaio, é importante não subestimar.

Recomendo procurar atendimento médico imediato para descartar qualquer problema mais sério, especialmente se a dor no peito, falta de ar ou sensação de desmaio aumentar. Depois disso, é possível revisar o ajuste da sertralina e orientar estratégias para minimizar efeitos colaterais. Estou à disposição para avaliar seu caso e, se quiser, podemos marcar uma consulta para revisar a medicação com segurança.
Esses sintomas podem acontecer, sim, nos **primeiros dias de uso da sertralina**, mesmo em dose baixa, especialmente em pessoas mais sensíveis. A sertralina pode aumentar ansiedade inicial e causar efeitos físicos como queimação no estômago, aperto no peito, tontura, tensão muscular, sensação de frio interno, suor frio e dificuldade para dormir. A lamotrigina, que você já usa há mais tempo, não costuma explicar esse quadro novo. Em geral, esses efeitos são **transitórios** e tendem a diminuir ao longo de alguns dias a uma ou duas semanas. Ainda assim, se os sintomas ficarem muito intensos, se houver dor forte no peito, desmaio, confusão, falta de ar ou se você sentir que não consegue tolerar, é importante procurar atendimento antes da próxima consulta. Não suspenda a medicação por conta própria, mas avise seu médico sobre exatamente o que está sentindo, porque ajustes podem ser necessários. Espero ter ajudado. Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.