Olá , tomo velafaxina há 7 agora estou no 75 mg de uns tempo para a cá comecei a tomar dia sim dia n

4 respostas
Olá , tomo velafaxina há 7 agora estou no 75 mg de uns tempo para a cá comecei a tomar dia sim dia não , vi que não estava bem comecei a tomar todos os dias estou com o sintomas igual ao começo do tratamento é normal ?
A venlafaxina é uma medicação que tem meia-vida curta. Isso significa que ela fica pouco tempo no sangue e tem ação por pouco tempo durante o dia. Tomada em dias intercalados não é recomendado, pois o efeito dela vai ser temporário devido alterações abruptas do nível sérico (concentração no sangue). Isso, inclusive, pode dar sintomas de retirada, como tontura, choques pelo corpo, náusea e mal-estar. Sugiro consultar seu médico para definir a melhor forma de tomada dessa medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Thais Souza Aquino
Médico clínico geral
São Paulo
Todo o desmame de psicotrópicos precisa ser feito com supervisão médica, apesar da remissão do quadro que motivou o profissional a prescreve-lo a você. O desmame dessa medicação pode ser desafiador, geralmente prescrevo dose de 37,5mg de venlafaxina 1cp/dia por 15 dias, e posteriormente 1cp em dias alternados desse cp de 37,5mg visando minimizar esses sintomas que são sim muito comuns na introdução e na retirada dessa medicação: tontura, dor de cabeça, náuseas ou perda de apetite, inapetência dentre outros; E lembrando que os sintomas psiquiátricos podem retornar após um tempo, em especial se ainda não for o momento certo de desmame, geralmente, remissão de todos os sintomas depressivos, por >6 meses - 1 ano , e preferencialmente o paciente deve estar em psicoterapia e realizando exercícios físicos.
Sintomas semelhantes ao início do tratamento podem acontecer quando há mudança na forma de tomar a venlafaxina. É esperado que melhore após 1–2 semanas de uso diário contínuo. A chave é manter a medicação diariamente e consistente, e avisar o psiquiatra se os sintomas persistirem.
Dra. Luana Barros
Psiquiatra, Médico de família
São Paulo
Olá, espero que esteja bem! Te respondendo: Sim, toda vez que mexer na dose você pode voltar a ter efeitos colaterais semelhantes ao que teve na fase de introdução da medicação. Importante sempre fazer ajustes na dose com orientação médica, se estivar inseguro ou quiser mais informações, posso te ajudar com isso! Até!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1249 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.