Olá, tudo bem? A minha mãe toma gardenal a muitos anos, passou pela psiquiatra e a mesma mandou el

3 respostas
Olá, tudo bem?
A minha mãe toma gardenal a muitos anos, passou pela psiquiatra e a mesma mandou ela tomar o remédio dia sim e dia não, mas estou com medo dela ter crises
Entendo sua preocupação, é muito natural sentir receio quando há uma mudança em um tratamento de longo prazo como o uso do Gardenal. Esse medicamento atua no controle das crises epilépticas e qualquer ajuste na dose deve ser feito com cautela e sempre sob orientação médica. Quando a psiquiatra sugeriu a alternância do uso, provavelmente levou em conta o histórico clínico, a evolução do quadro e exames recentes de sua mãe.

É importante destacar que, mesmo assim, cada organismo reage de uma forma, e em algumas pessoas a redução pode trazer sintomas ou risco de novas crises. Por isso, o acompanhamento de perto é fundamental. Se você notar qualquer alteração no comportamento, sonolência excessiva, confusão ou sinais sugestivos de crises, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.

No dia a dia, o mais seguro é manter um canal aberto com a médica que acompanha sua mãe, relatando seus receios e perguntando sobre alternativas, como uma redução mais gradual ou avaliações complementares. Assim, vocês seguem com mais tranquilidade e segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Michele Rossato
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Reduzir o Gardenal para dia sim/dia não pode ser seguro, mas há risco de novas crises, pois cada pessoa reage de forma diferente. É importante acompanhar de perto e informar a psiquiatra sobre qualquer alteração nos sintomas.
A redução do Gardenal deve ser feita de forma muito gradual com supervisão médica. Isso pode levar meses até a retirada completa. Informe qualquer sintoma novo ao seu médico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.