Olá, ultimamente quando vou a um lugar, ex o supermercado... e tem muita gente, não me sinto bem, me

20 respostas
Olá, ultimamente quando vou a um lugar, ex o supermercado... e tem muita gente, não me sinto bem, me sinto perdida e quando tem barulho (principalmente da moça falando ao microfone) tenho vontade de colocar a mão no ouvido e abaixar .... meus olhos ardem, sinto muito cansaço e quando alguém fala, não consigo focar no que a pessoa fala ... viajo total, me.sinto incapaz de entender ou aprender (obs: estou concluindo um curso de física, não sei se foi isso que me deixou assim)... o que poderia ser?
Sinto muito em saber que você está passando por essas sensações desconfortáveis.

Como psicóloga, posso oferecer aqui algumas informações que podem te ajudar a entender melhor sobre o que está acontecendo com você, mas é extremamente recomendável que você inicie o processo de análise para uma avaliação completa do caso, ok?

O que você descreveu acima pode ser uma forma de sobrecarga sensorial. Isso ocorre quando nossos sentidos são sobrecarregados por estímulos sensoriais, como ruído, multidões e luzes. Algumas pessoas são mais sensíveis a esses estímulos do que outras, e isso pode levar a sintomas como estes. A ansiedade e o estresse também podem desencadear sintomas físicos e mentais semelhantes aos que você descreveu. Situações sociais podem aumentar a ansiedade e levar a reações físicas, como cansaço, dificuldade de concentração e sensação de estar perdido. Sobre o curso de Física, pode ser mesmo desafiador e cansativo, especialmente se você estiver lidando com muita carga de trabalho e pressão, por exemplo. Isso pode contribuir para a sensação de exaustão e dificuldade em se concentrar.

Como mencionei acima, recomendo fortemente que você consulte um profissional da saúde para uma avaliação completa do caso. Assim será possível te ajudar a identificar a causa subjacente e desenvolver estratégias para lidar com esses sintomas.

Cuide-se! Abraços.

Olá, imagino como deve ser difícil para você ter esses sentimentos e sensações quando sai de casa.
Você já fez uma avaliação com psicólogo ou psicóloga? se não fez, seria interessante e importante, para que possa desenvolver autoconhecimento com relação ao curso que você citou, entender o para quê de alguns sintomas que aprecem em você como o cansaço, falta de foco, aprendizagem e tal.
A psicoterapia te ajudaria. Abraços!
Olá! Imagino o que possa estar sentindo. O dia a dia muitas vezes nos consome, não é? Essa característica é comum de pessoas que ruminam muitos pensamentos e não falam sobre eles e/ou não compreendem o quanto a dimensão deles impacta na vida cotidiana. Você deu uma hipótese sobre o que pode estar deixando você assim (curso de física), no entanto vale ressaltar que pode ter outras questões associadas a esse momento, para além do curso, que quando os problemas vão se acumulando, a inquietude em nossa cabeça tende a se extrapolar e afetar nossa saúde mental cotidiana. Nesse sentido, recomendo que busque acompanhamento psicológico, pode ser um instrumento importante para você conseguir administrar e se organizar no meio desse turbilhão de coisas que pode estar passando. Abraços, se cuida!
Bom dia!! Concordo com todas as opiniões acima, acrescento que não deixe de procurar tratamento psicológico, isso vai ajudar a compreender melhor o seus anseios e questões emocionais que possa estar relacionadas ao comportamento e sentimento existente, Melhoras!!!

É importante considerar que os sintomas que você descreve, como sensibilidade ao som, irritabilidade e inquietação, podem estar relacionados à misofonia, que é uma aversão intensa a sons específicos. A misofonia pode desencadear reações emocionais e físicas desproporcionais em algumas pessoas.

No entanto, é fundamental não fazer diagnósticos conclusivos sem uma avaliação profissional adequada. A pessoa que você descreve pode estar passando por outros desafios emocionais ou psicológicos, como ansiedade ou estresse. É recomendável encorajá-la a buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação mais precisa e orientação sobre possíveis estratégias de enfrentamento, como técnicas de respiração abdominal para gerenciar o estresse e a ansiedade.
Olá, prefiro dar uma resposta rápida e objetiva para o seu caso. A única forma de saber o que está havendo para esta hipersensibilidade e produção de angustia em ambientes supostamente sociáveis é buscar uma análise pessoal, desta forma você poderá obter as respostas que busca.
Fico disponível para um contato futuro.
Penso que somente entendendo melhor a sua situação é possível dar uma resposta que seja mais produtiva para você, já que o que você relatou pode se enquadrar em diversas situações. Agende consulta com psicólogo. Abraço.
Olha, além dos sintomas seria necessário uma anamnese para melhor poder conduzir a sua questão. Te orientaria a buscar um profissional da psicologia, neuropsicologia ou áreas afins. Caso precise, pode tentar marcar aqui mesmo pela doctoralia. Se cuide e melhoras!
Olá! Parece que você está passando por uma situação desconfortável em lugares lotados e barulhentos, e isso está afetando seu bem-estar. Posso sugerir algumas possibilidades que podem estar relacionadas aos sintomas que você descreveu:

Sobrecarga sensorial: A sensação de estar perdida, o desconforto com barulhos altos e os olhos ardendo podem ser indicativos de uma sobrecarga sensorial. Isso pode ser mais comum em pessoas que têm sensibilidade sensorial.

Ansiedade ou estresse: Estar em lugares movimentados e barulhentos pode desencadear sintomas de ansiedade ou estresse, como dificuldade em se concentrar, cansaço e sensação de estar sobrecarregada.

Fadiga mental: O fato de estar concluindo um curso de física pode estar contribuindo para o cansaço mental e dificuldade em se concentrar. O esforço intelectual requerido por seu curso pode estar afetando sua capacidade de lidar com situações estressantes.

Sensibilidade ao ruído: A sensibilidade a ruídos altos pode ser um sintoma de condições como a hipersensibilidade auditiva.

Condições de saúde mental: Algumas condições de saúde mental, como o transtorno do espectro do autismo (TEA) ou transtorno de ansiedade social, podem estar relacionadas a esses sintomas.

É importante destacar que a melhor maneira de entender o que está acontecendo e buscar ajuda é consultar um PSICÓLOGO. Podemos realizar uma avaliação adequada, considerar seu histórico médico e oferecer orientações específicas para lidar com esses desafios. Também é uma boa ideia conversar com seu médico sobre esses sintomas, pois podem haver causas físicas subjacentes. Não hesite em procurar ajuda de um Psicólogo para obter um diagnóstico preciso e apoio adequado.
Conte comigo,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Não é possível entender o que está acontecendo apenas com essas frases, seria mera especulação. É importante que você busque uma psicoterapia, uma análise para falar mais sobre seu sofrimento, seus sintomas que estão diretamente relacionados à sua história. Apenas com uma investigação aprofundada será possível tentar dizer o que vc está vivenciando.
Barulhos externos incomodando podem ser um convite para ouvir os barulhos internos! Bora fazer terapia e se apossar do que é seu, de quem é você. A vida pode ser muito legal, repleta de saude, de escolhas em que você se reconhece de verdade. Bora fazer terapia? te espero!
Olá! As causas para esses tipos de incômodos podem ser muitas e variadas, por isso é importante que encontre um profissional que te escute, escute sua história e então compreender o que está acontecendo com você. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá, como os colegas já disseram somente por esse recorte podemos dar alguns palpites mas nada com certeza; é necessário saber um pouco mais sobre você. Se está passando por algum tipo de situação de estresse; alteração de humor; mudança de vida; algum tipo de quadro clínico (etc.). É necessário investigar mais. Procure ajuda profissional. Abraço
os sintomas que você está descrevendo podem ser consistentes com uma variedade de condições, incluindo ansiedade, estresse ou até mesmo uma condição conhecida como hipersensibilidade sensorial, que é quando alguém é excessivamente afetado por estímulos sensoriais, como luzes brilhantes ou sons altos.

No entanto, é importante lembrar que eu não posso fornecer um diagnóstico sem a realização de consulta. Eu recomendaria fortemente que você procure a ajuda de um profissional de saúde mental qualificado para discutir esses sintomas. Eles podem fornecer uma avaliação completa e ajudá-lo a entender o que pode estar acontecendo.
Boa noite, tudo bem?
São tantas as possibilidades que podemos pensar por este relato, que seria imprudente apontar aqui uma causa. Importante procurar um profissional para identificarem o que está te levando a se sentir assim. Se cuide
Um abraço
É importante que você tenha conseguido expressar seus sentimentos e todas as dificuldades que vem atravessando, sobretudo em situações do cotidiano, que estão sendo acompanhadas de tanto desconforto. Reconhecer o sofrimento é um grande passo para a busca de melhora e fortalecimento.
Muitas vezes, períodos de esforço excessivo no trabalho, nos relacionamentos ou por questões diversas, com intervalos muito pequenos para recuperação, podem levar o organismo a um desgaste progressivo, acompanhando sintomas que sinalizam sofrimento e necessidade de cuidado, como os que você descreve. Outras vezes, os mesmos sintomas podem acompanhar questões do padrão de funcionamento próprio, que estão relacionadas com o aprendizado das experiências no decorrer da história de vida. Sendo assim, o olhar para cada sofrimento precisa ser cuidadoso e específico, levando-se em conta que nem sempre o que funciona para uma pessoa atende a todas. Caso não esteja fazendo psicoterapia, recomendo buscar um profissional da área que possa acolher, compreender e direcionar de forma funcional (prática) os recursos possíveis de utilização para que logo recupere sua saúde. Desejo que fique bem logo e estou à disposição, caso deseje realizar uma consulta.
Olá! É imprescindível que realize exames para descartar causas médicas, em paralelo, procure um psicólogo para compreender se os motivos podem ser psicológicos (como fobias, por exemplo). Caso precise, me procure. Abç.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Realmente, o seu sofrimento é grande e justifica a procura de um profissional que possa ajudá-la. Você é uma estudante de Física, ,disciplina de fundamental importância neste nosso século, que precisa de praticantes que saibam a ali acoplar a felicidade. Conhecimento sem felicidade é algo desequilibrado, sem condições de trânsito no nosso planeta. E nada melhor que uma terapia para conseguir esse objetivo, pois a terapia vai lá onde estão os seus traumas e consegue chegar na sua criança ferida, para poder cuidar dela. Isso é da maior importância, pois todos os sintomas que você relata apontam para sua criança ferida, que fica hoje revivendo, sem parar, a situação traumática daquela época. A grande jogada, agora, é despertar sua adulta interior, para que cuide dessa criança com muito amor.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, parece um esgotamento mental, é preciso você fazer o possível para diminuir atividades e procurar ajuda profissional, boa sorte!
Parece que você está experimentando sintomas de ansiedade ou sensibilidade sensorial, que podem ser desencadeados em ambientes com estímulos sensoriais intensos, como o supermercado lotado e com barulho.

Uma opção terapêutica que pode ajudá-lo a lidar com esses sintomas é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TFT ( terapia do campo do pensamento, ou a TCC é uma abordagem comprovadamente eficaz para tratar a ansiedade e pode ajudá-lo a identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos que contribuem para sua sensação de desorientação e desconforto em situações sociais.

Além disso, a terapia sensorial pode ser benéfica para lidar com a sensibilidade sensorial que você está experimentando. Esta forma de terapia se concentra em ajudar você a entender e gerenciar suas reações a estímulos sensoriais, como sons, luzes e multidões.

Por fim, considere também explorar técnicas de relaxamento e mindfulness, que podem ajudá-lo a reduzir a ansiedade e a aumentar sua capacidade de se concentrar e permanecer presente no momento.

É importante discutir seus sintomas com um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para receber uma avaliação adequada e desenvolver um plano de tratamento personalizado que atenda às suas necessidades específicas.
Se você está lutando com sintomas de ansiedade ou sensibilidade sensorial, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Com apoio adequado, você pode aprender a lidar com seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.