Ontem eu fiz uma maquiagem drag artística e tinha postado um vídeo, uma pessoa tinha comentado: "voc

5 respostas
Ontem eu fiz uma maquiagem drag artística e tinha postado um vídeo, uma pessoa tinha comentado: "você é drag ou normal?", mas eu não tinha entendido a intenção da pessoa, no caso, não entendi se a pessoa estava sendo maldosa ou não, por conta do uso da palavra "normal". Isso me torna burra? Pq eu fui falar com uma amiga que eu não tinha entendido, e ela respondeu, tipo: "você não entende isso que é básico?". Então, eu comecei a me sentir muito burra, pq eu sou ótima em interpretação textual. Eu passei de primeira na Federal com uma nota alta, meus professores sempre me elogiam, já ganhei prêmios na escola por ficar entre as 3 melhores notas de todo o colégio, já ganhei prêmios de soletração e artísticos, nunca fiz recuperação, nunca tirei notas baixas, quando eu era criança queriam me adiantar do 2° ano para o 6° ano e eu leio mais livros do que a maioria das pessoas que eu conheço, só nesse mês de janeiro eu li 7 livros, mas eu tô me sentindo burra porque não consegui entender a intenção da pessoa, e isso acontece com muita frequência, e quem convive comigo sempre acaba falando coisas que me fazem ter essa consolidação de que sou burra, tipo o que essa minha amiga falou, como se eles fossem superiores e eu inferior. Eu me sinto inferior, me sinto como uma criança que não sabe de nada. O que tem de errado comigo afinal?
Não, isso não indica falta de inteligência. A frase citada é ambígua, e não compreender de imediato a intenção do outro não significa “burrice”, mas cautela interpretativa. Questionar o sentido de algo demonstra reflexão, não incapacidade. O sentimento de inferioridade que surge em situações assim costuma estar mais relacionado a experiências de invalidação do que a qualquer déficit cognitivo.
Fico à disposição para acolher e trabalhar essas vivências em psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai?
Claramente, você não é burra, devido a sua própria história de vida que você explanou em seu relato. Ter notas altas, ser uma leitora ávida, saber de suas próprias habilidades linguísticas são aspectos que você desenvolveu e te trouxeram muitos ganhos. O comentário que fizeram para você contém ironia e versa com um meme, se você não conhece o meme, a piada feita não vai ter efeito. Isso indica que você não sabe tudo, e isso é bom, pois existe espaço para continuar crescendo. Se a sua angústia mantém-se latente, sugiro você procurar por um psicólogo, para poder conversar sobre a sua vida e como se sente. Se for necessário, ele poderá te encaminhar para outros profissionais, para refinar a avaliação.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá, bom dia.

A TCC estuda esse tipo de situação. Não é porque temos uma característica (como o fato de você ser muito estudiosa e inteligente) que vamos deixar de nos duvidar. As pessoas ao nosso redor contribuem e MUITO para nossa autoestima e autoimagem. O fato de você citar que as pessoas te fazem sentir inferior, burra, dá a informação para mim que você costuma manter amizades e relações familiares com pessoas que podem estar afetando sua autoimagem, por mais que você tenha muitas evidências de que é alguém inteligente.

Não é questão de você ser burra ou não. Acredito que seja mais provável um caso de uma crença nuclear desadaptativa na qual poderia ser interessante buscar tratamento (apenas se você quiser melhorar nessa questão, não é mandatório).

Espero ter ajudado, grande abraço.
Ola, tudo bem? Nossa, sinto muito por essas emoções intensas. As vezes é importante observamos como damos atenção a algumas pessoas mais do que outras. Na sua própria história você cita diversas pessoas que reconhecem suas habilidades acadêmicas. Além disso, você mesma já consegue identificar sua extensa dedicação em leituras e estudo. Contudo, parece que você tem uma dificuldade de lidar com criticas, a ponto de coisas que não são criticas parecerem criticas. Isso é comum em pessoas que viveram contextos muito punitivos e/ou ameaçadores. É importante manter a visão de que viver é ser criticada, sempre vai ser. Sendo assim, o importante na vida não é se provar para os outros, mas sim a si mesma. Considerando seus sentimentos intensos, pode talvez ser interessante que você comece uma psicoterapia. Nesse ambiente, você poderá se dedicar a buscar outra forma de viver, uma que não envolva se importar tanto com a avaliação dos outros.
 Lucas Teixeira
Psicólogo
Belo Horizonte
Não há nada de “errado” com você. Não compreender de imediato a intenção de alguém em uma interação social é algo humano e comum, especialmente quando a linguagem é ambígua ou carregada de possíveis sentidos, como no uso da palavra “normal”. Comunicação não é um cálculo exato; sempre existe ruído, contexto e subjetividade. O problema não está em você, mas na pressão que você se impõe para entender tudo perfeitamente, como se isso fosse uma obrigação intelectual ou moral. Sua trajetória acadêmica e criativa mostra capacidade, sensibilidade e inteligência. Confundir-se diante de mensagens ambíguas não invalida isso. O que merece atenção é como comentários externos acabam sendo incorporados como verdades sobre quem você é, alimentando uma sensação de inferioridade que não corresponde à realidade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.