Os déficits cognitivos e de memória que surgem a longo prazo no uso do zolpidem, significam que o me

3 respostas
Os déficits cognitivos e de memória que surgem a longo prazo no uso do zolpidem, significam que o medicamento está causando alguma doença degenerativa?
Dr. Hugo Nogueira Pereira
Médico clínico geral, Psiquiatra, Generalista
Vitória
Não está causando uma doença degenerativa. O que ocorre é aumento de doses com eventuais aumento de efeitos adversos, ou provavelmente a insônia não seja o problema principal , mas sim outro transtorno com depressão ou ansiedade estaria sem tratamento e causando redução da capacidade de concentração , exaustão , desinteresse ou até negligência com tarefas. Quero reforçar que muitos tratam com Zolpidem um sintoma de insônia e por certa facilidade acabam sem diagnóstico definitivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não. O zolpidem pode sim causar efeitos colaterais como confusão mental, lapsos de memória e sonolência quando usado em altas doses e por tempo prolongado, mas isso não significa ser uma doença degenerativa, mas sim um efeito colateral da medicação.
Existem evidências de que o zolpidem interfere na estrutura do sono fazendo que com o cerebro diminua a sua higiene e acumule proteínas. Essas proteínas estão associadas a demência. Não é certeza ainda que zolpidem cause demência porém. Mas ele só deve ser usado para insônia de curta duração.

Os deficits cognitivos e de memória são esperados em pessoas que tem sono de baixa qualidade a longo prazo.

Eu valorizo a proximidade com os meus pacientes por whatsapp para que eles não tenham que vir a internet fazer perguntas, apenas me enviam mensagens e tem respostas direto do seu psiquiatra. Principalmente nessas etapas iniciais de tratamento onde é muito frequente ter dúvidas. Minha agenda está aberta para novos pacientes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.