Os exercícios de Kegel são realmente eficazes no combate da Ejaculação Precoce ?

4 respostas
Os exercícios de Kegel são realmente eficazes no combate da Ejaculação Precoce ?
Olá! O que se sabe hoje é que os exercícios de Kegel ajudam no fortalecimento da musculatura pélvica e isso é um importante agregador até para problemas de incontinência urinária, sua função original. No campo sexual, ainda não há estudos cientificamente suficientes que possam concluir sua eficácia no tratamento de disfunção erétil. Até porque se ela não for de causa orgânica, só o tratamento psicoterapico tem se mostrado eficaz.

Concordo com a Dra. Kátia. Os exercícios de Kegel são apenas um coadjuvante no tratamento de algumas queixas sexuais, pois eles não apresentam uma eficácia tão grande . Como a grande maioria das queixas sexuais têm causas psicológicas e não físicas, o tratamento ideal deve ser feito com um Sexólogo para que, não só o lado psicológico seja tratado mas também, para que possa ser oferecido ao paciente o processo da reeducação sexual para que ele possa passar a viver a sua sexualidade de forma mais plena.
Olá! Os exercícios de Kegel promovem o fortalecimento do músculo pubococígeo, o qual forma o assoalho pélvico. Assim, do ponto de vista orgânico, os exercícios podem ser úteis por promoverem mais consciência e controle corporal. No entanto, é importante ter clareza que a ejaculação precoce envolve questões de ordem psicólogica. Assim, é preciso compreender a dinâmica relacional e emocional do sujeito para que seja possível um tratamento efetivo, para além dos sintomas mais explícitos.
Olá meu caro! Sim esses exercícios podem auxiliar no controle da Ejaculação Precoce uma vez que possibilitam a contração mais eficiente de músculos envolvidos na contenção da urina e também da ejaculação. Mas, conforme o psicólogo Júlio sinalizou, a Ejaculação Precoce pode ter (e geralmente tem) causas múltiplas, em especial aspectos emocionais/psicológicos. Assim, mesmo você fazendo o treinamento de Kegel (o que não é simples e exige bastante disciplina) pode ser que não seja suficiente para você controlar a ejaculação satisfatoriamente. Pois, dependendo das suas dificuldades emocionais e comportamentais no momento do sexo, a contração muscular poderá ser insuficiente. O sexo e o prazer são aspectos muito simbólicos (ou psicológicos), portanto é preciso trabalhar essa questão. Um bom profissional de psicologia poderá avaliar essas questões e orienta-lo. Eu sugeriria que você iniciasse pelas questões emocionais e caso necessário utilizasse os exercícios de Kegel de forma complementar.