Os fitoterápicos são indicados para ansiedade?

8 respostas
Os fitoterápicos são indicados para ansiedade?
O melhor tratamento para o transtorno de ansiedade seria a psicoterapia (da abordagem que se sinta melhor) e caso a ansiedade seja grave um tratamento psiquiátrico.

Obrigada.!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Hoje os grandes resultados para o tratamento de transtornos de humor e de ansiedade são internacionalmente reconhecidos através da terapia EMDR.
Olá! melhor tratar o que causa seus ataques de ansiedade! mas sim, existe um ótimo fitoterápico para auxiliar. Busque por um Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e bem!
Os fitoterápicos podem ajudar com a ansiedade sim, assim como a meditação, acupuntura entre outros. No entanto seria mais adequado associar essa práticas a uma psicoterapia (de qualquer abordagem que voce melhor se identificar). Um bom psicologo poderá lhe acessorar e lhe encaminhar se for o caso de entrar com medicação psiquiátrica.

Espero ter ajudado.
Em alguns casos, para alívio de sintomas ansiosos leves, sem graves prejuízos ou sofrimento, ou ainda para associação a outros tratamentos, sim.
Entretanto, quando os sintomas já caracterizam um quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada, será necessário o uso de medicações, principalmente as da classe de ISRS, associada a psicoterapia.
Olá, o melhor tratamento para a ansiedade ou alguns dos transtornos de ansiedade é a Psicoterapia (Psicanálise e TCC) ou plantão psicológico, algumas vezes mais eficaz trabalhada junto com o acompanhamento psiquiátrico. Varia de pessoa para pessoa. O essencial é conseguir realizar o tratamento somente a base de tratamento psicológico sem uso medicamentoso, mas depende muito do grau e disposição do sujeito ao tratamento.
Sim, os fitoterápicos podem trazer benefícios para quadros leves de ansiedade. Nos quadros mais agudos e/ou graves faz-se necessário a psicoterapia que tratará das causas em conjunto com o auxilio medicamentoso feito através da avaliação de um bom médico psiquiatra.
A terapia EMDR é excelente para quadros de ansiedade. Indico que você busque um profissional próximo de vc com essa abordagem.
Os efeitos dessa terapia você sentirá a cada sessão (não são subjetivos). Abraços!
Os fitoterápicos são indicados se se acompanham a uma psicoterapia, sozinhos diante a uma depressão ou algo similar não são suficientes e precisa recorrer aos fármacos. Sugiro se não se deseja recorrer aos fármacos logo de imediato de frequentar uma psicoterapia que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, com certeza irá te ajudar a compreender melhor suas dores e supera-las, ou se é o caso a psicoterapeuta encaminhar para um tratamento psiquiátrico.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.