Os psicoestimulantes (venvanse, no meu caso) pode causar piora da sensibilidade sensorial? Recebi di

3 respostas
Os psicoestimulantes (venvanse, no meu caso) pode causar piora da sensibilidade sensorial? Recebi diagnóstico de TDAH tardio (há alguns meses, 32 anos). nos últimos anos tenho tido bastante sensibilidade sensorial. Comecei a tomar o venvanse há 3 meses e senti que esta sensibilidade piorou.
OLá! Sim, o Venvanse pode aumentar a sensibilidade sensorial, já que ele afeta o sistema nervoso central, intensificando a percepção de estímulos. Se a sensibilidade piorou desde o início do uso, é importante conversar com seu médico para ajustar a dose ou considerar outras opções de tratamento para o TDAH.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, O Venvanse (lisdexanfetamina) pode, em alguns casos, afetar a sensibilidade sensorial, pois age aumentando neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Isso pode intensificar a percepção de estímulos sensoriais em algumas pessoas. Se você notar piora da sensibilidade desde o início do tratamento, é importante conversar com seu médico, que poderá avaliar a relação entre o medicamento e os sintomas, e ajustar o tratamento se necessário.
Pergunta importante que exige muita nuance na hora de responder.

Sim, é possível que os psicoestimulantes como o Venvanse deixem algumas pessoas mais sensíveis a estímulos sensoriais (algo que já pode ser uma questão para indivíduos com TDAH).

Isso pode acontecer porque esses medicamentos aumentam o estado de alerta, o que pode intensificar percepções sonoras, visuais ou táteis em quem já tem essa sensibilidade mais aflorada.

Nem todo mundo reage assim, mas se você percebeu piora após o início do tratamento, vale conversar com seu médico. Pode ser necessário ajustar a dose ou até considerar outras opções, como o concerta, que costuma causar menos esse efeito; mas isso deve levar em conta possíveis benefícios observados com a medicação e exige a avaliação de um especialista bem formado.

Fico à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.