papila: disco inclinado, escavação aumentada macula: descolamento neurossensorial da macula retina:

2 respostas
papila: disco inclinado, escavação aumentada
macula: descolamento neurossensorial da macula
retina: epitelio pigmentado rarefeito
conclusão: exame sugestivo de central serosa e aumento de escavação
o que podem me dizer de tudo isso? Pode piorar ou não tem tratamento? Qual?
o Que foi visualizado em seu olho foi o seguinte:
Escavação aumentada: sugere um possível glaucoma, porém tem pessoas que nascem com o nervo óptico aumentado de tamanho sendo isso fisiológico, nesses casos é acessarão uma investigação mais minuciosa para descartar ou mesmo confirmar o glaucoma. Caso confirme glaucoma, tem tratamento sim com colírios.
Serosa central: alteração na mácula que pode dar visão turva e comprometimento da visão, precisa ser melhor investigado para avaliar se necessário tratamento ou somente acompanhamento, pois em alguns casos se resolve espontaneamente.
O mais importante nesse caso seria vc procurar um oftalmologista para acompanhar e fazer as devidas investigações necessárias, pois confirmando uma das duas patologias pode haver piora sim dos sintomas e do quadro ocular.

Bom dia. No laudo da retinografia é realizado uma descrição dos achados que foram vistos no seu exame. A escavação aumentada do Disco óptico, pode levantar a suspeita de Glaucoma ou ser uma alteração fisiológica do seu nervo, outros exames como o campo visual podem ser associados para complementar a investigação. Quanto ao diagnóstico de central serosa, é uma patologia que afeta a região central da retina (mácula) levando a distorção e embaçamento da visão central por extravazamento de liquido dos vasos dessa região, associado com aumento dos níveis de cortisol (stress, uso de corticóide,...). Exames como Angiofluoresceinografia e OCT auxiliam no diagnóstico. Existem diferentes tipos de tratamento se confirmado a Serosa Central, e muitas vezes, dependendo do caso existe uma resolução espontânea, sem deixar sequelas na visão.