Para tratar o meu problema de ejaculação precoce, devo procurar um urólogo ou um sexólogo?

9 respostas
Para tratar o meu problema de ejaculação precoce, devo procurar um urólogo ou um sexólogo?
 Alessandro Ezabella
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Você pode em um primeiro momento consultar um urologista para fazer uma avaliação e descartar fatores orgânicos eventualmente envolvidos no seu caso. Porém, já é sabido que a ejaculação precoce (ou rápida) está relacionada a aspectos emocionais do paciente, sendo, portanto, indicada a procura por um/a psicólogo/a para avaliação e acompanhamento do caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Henriqueta Branco
Psicólogo
São Paulo
O psicologo com especialização na avaliação psicológica,também está preparado para entender aspectos emocionais envolvidos na ejaculação precoce, como ansiedade.
 Maria Angela Gorayeb
Psicólogo
Ribeirão Preto
A avaliação por um médico Urologista é o primeiro passo e após descartadas causas orgânicas, um Psicólogo com especialização na área deve ser consultado. Fatores psicológicos frequentemente associados ao quadro vão desde excesso de expectativas de desempenho, alterações da libido, baixa autoestima, problemas de relacionamento até condicionamentos inadequados durante o desenvolvimento da sexualidade. Além de tratar tais questões emocionais, o terapeuta deve prover orientações do casal e orientar exercícios próprios de Terapia de Transtornos da Sexualidade, modalidade de tratamento comportamental para melhora dos aspectos fisiológicos.
Dr. Augusto Mendes
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Um Sexólogo que seja também Psicólogo, EP tem fundo emocional, ansiedade, Recomendo terapia Sexual da Linha Comportamental (TCC).
Dra. Débora Guedes
Fisioterapeuta
Maceió
Nesse caso, o fisioterapeuta pélvico! Dentro de nossa área, conseguimos diminuir a sensibilidade peniana e tratar a ejaculação precoce de forma rápida e eficaz.
 Maria Cristina Ticianelli
Psicólogo
Americana
Procurar inicialmente o clínico da área, um urologista. Como geralmente problemas nessa área geram inevitavelmente problemas emocionais, a ida ao psicólogo especializado é também recomendável.
Dra. Adna Rabelo
Psicólogo
Rio de Janeiro
A pessoa que sofre de ejaculação precoce (EP) precisa da ajuda de mais de um profissional. É importante descartar questões fisiológicas envolvidas, neste caso, o médico urologista é recomendado. Concomitantemente a isso, é recomendado buscar ajuda de um psicólogo, pois independente de ter uma causa orgânica, a pessoa sofre com o problema e, portanto, precisa de ajuda para lidar com o mesmo. Também já trabalhei com fisioterapeutas especializadas nas disfunções sexuais que ofereceram grande ajuda!

Normalmente, tem questões emocionais envolvidas como as citadas acima. Já tive pacientes com EP e Vaginismo que tiveram excelente resposta com o uso da Hipnose.
Urologista e psicólogo.
Dra. Monica Pompeu
Psicólogo, Sexólogo
Niterói
Assim como a maioria das disfunções sexuais, a ejaculação precoce pode ter origem em problemas orgânicos, psicológicos ou numa conjunção de ambos. É importante consultar um urologista e submeter-se a uma terapia sexual. A terapia cognitiva sexual, por exemplo, é um tipo de psicoterapia da abordagem cognitivo comportamental, desenvolvida para trabalhar as dificuldades relacionadas a sexualidade.

Especialistas

Daniedja Soares

Daniedja Soares

Fisioterapeuta

Mossoró

Bárbara Martins Rocha

Bárbara Martins Rocha

Psicólogo

Belo Horizonte

Marli Machado de Lima

Marli Machado de Lima

Psicólogo

Londrina

Ricardo Dih Ribeiro

Ricardo Dih Ribeiro

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Wilson Nascimento Almeida Junior

Wilson Nascimento Almeida Junior

Psicólogo

São Paulo

Yuri Ghelfi

Yuri Ghelfi

Sexólogo, Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Ejaculação precoce
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.