Parei de tomar fluoxetina e quetiapina a 15 dias hoje eu posso tomar um cha de erva cidreira meus ne

3 respostas
Parei de tomar fluoxetina e quetiapina a 15 dias hoje eu posso tomar um cha de erva cidreira meus nervos estao tudo rígido e doendo a minha circulação sanguínea na genitalia está comprometida e tô com insonia
Parar a fluoxetina e a quetiapina abruptamente ou há apenas 15 dias pode causar síndrome de descontinuação, que inclui sintomas como rigidez muscular, nervosismo, insônia, sensação de mal-estar físico, alterações na circulação e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. Alguns desses efeitos podem realmente afetar a sensação de circulação, inclusive na região genital, sem significar um problema vascular grave, mas são desconfortáveis e importantes de acompanhar.

Tomar um chá de erva-cidreira geralmente não apresenta risco de interação grave, já que não há um efeito farmacológico potente que interfira diretamente com a fluoxetina ou quetiapina (que você já suspendeu). A erva-cidreira pode ter leve efeito calmante e ajudar no sono, mas o efeito tende a ser suave e gradual, não substituindo o efeito dos medicamentos que você interrompeu.

O ponto importante é que os sintomas que você descreve podem ser consequência da interrupção das medicações, especialmente insônia intensa, tensão muscular e alterações sensoriais. Se esses sintomas estiverem muito incômodos, persistentes ou piorando, é fundamental retornar ao psiquiatra, mesmo que seja para apenas ajustar doses ou avaliar se uma redução gradual seria mais segura. Parar antidepressivos ou antipsicóticos abruptamente, mesmo após semanas, pode ser arriscado dependendo da dose e do tempo de uso.

Enquanto isso, o que você pode fazer: manter boa hidratação, refeições regulares, ambiente calmo para tentar dormir, alongamentos suaves para aliviar tensão muscular, e evitar outras substâncias que possam interferir no sono ou na circulação, como álcool ou estimulantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, você pode tomar chá de erva-cidreira nesse contexto; ele é considerado seguro e natural, e não há interação com a interrupção da fluoxetina ou quetiapina. Ele pode ajudar levemente na ansiedade e no sono, mas o efeito é suave.
Sinto muito que você esteja passando por isso pois esses sintomas podem acontecer após a interrupção da fluoxetina e da quetiapina e são bem angustiantes.
O chá de erva-cidreira pode tomar sim, em geral é seguro e pode ajudar um pouco na tensão e no sono, mas ele costuma ser apenas um apoio leve. Como você está com dor, rigidez, insônia e alteração de sensibilidade, é importante reavaliar o desmame e ver se precisa de ajuste ou medicação de suporte.
Sendo assim, recomendo que agende uma consulta psiquiátrica comigo para avaliarmos com cuidado e aliviar esses sintomas com mais segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.