paroxetina,amytril e risperidona podem ser usados juntos no mesmo tratamento? (Manhã/tarde) e noite?

4 respostas
paroxetina,amytril e risperidona podem ser usados juntos no mesmo tratamento? (Manhã/tarde) e noite?
Nãi é habitual se usar paroxetina juntamente com Amytril* (amitriptilina), pois ocorre interação e, principalmente se o objetivo for tratar uma depressão, num primeiro momento se prefere o uso de uma única droga e menos potente que a amitriptilina. No entanto, dependendo da dose e da sensibilidade individual, a combinação pode não ser perigosa e, em alguns casos, poderia se justificar. Como você não menciona as doses nem o objetivo do tratamento, não há como responder com mais detalhes. Quanto à risperidona, é um antipsicótico e estabilizador do humor. A combinação se justificaria no caso de sintomas psicóticos, bipolaridade ou em algumas situações de depressões resistentes a tratamentos exclusivamente com antidepressivo. O uso da risperidona se justifica, também, no caso de alguns transtornos neuropsiquiátricos como, por exemplo, como alternativa no tratamento de tiques e, de modo empírico, em situações como outros transtornos do impulso. Novamente, sem conhecer outros detalhes, não há como ser mais preciso, na resposta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Prates Soares
Psiquiatra, Generalista, Médico clínico geral
Santa Cruz Do Sul
Sim. As três medicações podem ser utilizadas ao mesmo tempo dependendo do tratamento proposto. Cada uma tem uma função e um modo de agir no organismo diferente, então a depender dos objetivos elas podem ser usadas ao mesmo tempo sem problemas. Se estiver com algum efeito colateral ou considerar que as medicações estão muito fortes, agende uma consulta com seu médico para fazer uma reavaliação. Nunca pare o tratamento por conta própria
Olha, eu não conheço o seu caso e pode ser que tenham recomendado isso momentaneamente para posterior ajuste.
Porém, de uma forma em geral, não é indicado associar paroxetina e amitriptilina, pois são medicamentos com finalidades parecidas e a associação de ambos pode levar a uma sindrome serotoninergica.
Sendo assim, dependendo da condição que sofre, pensaria em otimizar a paroxetina e retirar a amitriptilina ou então o contrario. A depender dos sintomas relatados.
Olá! Sim, esses medicamentos podem ser combinados de diferentes maneira e de forma individualizada em vários tipos de transtornos. É importante realizar um acompanhamento psiquiátrico para avaliar efeitos adversos e a resposta terapêutica. Se precisar de uma avaliação, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.