Passei 1 ano com a contenção 24 horas, agora preciso usar só pra dormir, mas no dia que parei de usa

3 respostas
Passei 1 ano com a contenção 24 horas, agora preciso usar só pra dormir, mas no dia que parei de usar, na noite antes de dormir, a contenção ficou apertada, é normal?
É comum sentir a contenção um pouco apertada ao reduzir o tempo de uso, especialmente no início. Após um ano de uso contínuo, seus dentes estavam acostumados a essa contenção constante, e ao usá-la apenas à noite, os dentes podem fazer movimentos mínimos durante o dia, criando uma sensação de aperto ao colocar a contenção à noite.

Esse desconforto inicial geralmente diminui com o tempo, conforme seus dentes se ajustam a essa nova rotina. No entanto, se a contenção continuar muito apertada, causar dor intensa ou se você notar qualquer alteração no alinhamento dos dentes, é importante comunicar seu ortodontista. Ele poderá avaliar se é necessário algum ajuste na contenção para manter o resultado do tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sinal que seus dentes ainda não estabilizaram na nova posição. Provavelmente o seu dentista recomendará que volte o uso contínuo por mais um tempo. A contenção dos dentes faz parte do tratamento e deve ser acompanhada pelo profissional responsável pelo teu caso. Não negligencie esta fase para não ter que tratar novamente.
Sim, é normal sentir desconforto ou aperto após reduzir o uso da contenção. Isso ocorre porque:

Causas

1. Adaptação: A contenção ajudou a manter a posição dos dentes e, ao reduzir o uso, os dentes podem se mover ligeiramente.
2. Relaxamento dos tecidos: A contenção mantém os tecidos (gengivas, músculos e ossos) em posição. Ao parar de usá-la, esses tecidos podem relaxar e causar desconforto.
3. Deslocamento dentário: Pequenos movimentos dentários podem ocorrer após a redução do uso da contenção.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.