Penso em aplicar toxina botulínica nos pés, na mão esquerda, na testa (no lado esquerdo) e nas costas, todos com a finalidade de conter a hiperidrose. Posso ou excederia algum limite permitido de aplicações?
Dra. Raila Brito Macedo
Dra. Raila Brito Macedo
Dermatologista
Fortaleza
Olá tudo bem? Você pode sim aplicar em todas essas áreas, porém o recomendado é que não realize uma quantidade excessiva em um dia apenas de aplicação. Há casos raros, principalmente na literatura asiática, de complicações em injeções de altas quantidades de toxina num dia de aplicação.

Olá, bom dia!
O ideal é que você seja avaliado pelo seu médico dermatologista para ele concluir se é possível um tratamento com toxina botulínica para todas as áreas ou apenas algumas. Para hiperidrose generalizada, que acomete muitas áreas do corpo, existem também outras opções incluindo medicamentos orais que podem ter indicação, já que há um limite de quantidade de toxina botulínica que pode ser aplicada no paciente.

Dra. Vanessa Broseghini Cocchetto
Dra. Vanessa Broseghini Cocchetto
Dermatologista
Vitória
No caso de hiperidrose generalizada, ou seja, em muitos locais, existem outros tratamentos melhores que a toxina botulínica. Converse com o seu dermatologista assim que puder. Abs!

O tratamento da hiperidrose com toxina botulínica é muito eficaz, e tem duração maior do que para rugas. Por volta de uns 9 meses na minha experiência. Mas possui um alto custo envolvido porque frequentemente precisamos de grande quantidade de produto. No seu caso em que há várias regiões acometidas talvez a combinação de tratamentos seja o ideal. Tratando com toxina as áreas que mais incomodam e associando com remédios orais para tratar o restante.

O tratamento com a toxina botulinica, é bastante eficaz para hiperidrose, com uma duração razoável, mas não podemos nos esquecer de que o custo é bastante elevado, principalmente nesta quantidade a que você se refere, além da aplicação ser um pouco dolorosa em determinadas áreas, como planta dos pés e palma das mãos. Quanto à dose máxima para aplicação, estaria na dependência do peso corporal, apesar de que, o limite é bastante alto, para o efeito toxico do produto propriamente dito. Sugiro consultar o teu dermatologista, pois existem opções também eficazes, como fitoterapia, e outras técnicas integrativas, alem da medicina alopática com custo beneficio a ser considerado.

Dr. Wagner Jose M Cardoso
Dr. Wagner Jose M Cardoso
Dermatologista
Bauru
CUSTO /BENFICIO MUITO ALTO.NAO VALE A PENA.PROCURE SEU MEDICO E TRATE POR REGIAO,OU FAÇA SIMPATECTOMIA TORACICA E RESOLVA ALGUNS LOCAIS.ABS

Especialistas em Hiperidrose

Sídia Holanda

Sídia Holanda

Cirurgião plástico

Fortaleza

Gabriel de Mendonça Netto

Gabriel de Mendonça Netto

Cirurgião plástico

Montes Claros

Paulo Ney Sierra Marques

Paulo Ney Sierra Marques

Cirurgião plástico

Limeira

Marcelo Manzano Said

Marcelo Manzano Said

Cirurgião torácico

Campinas

Rodrigo Bernardino

Rodrigo Bernardino

Cirurgião plástico

Cuiabá

Ana Karina F. M. Santos

Ana Karina F. M. Santos

Cirurgião plástico

Praia Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 128 perguntas sobre Hiperidrose

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.