Perdi metade do dente 12, fiz um tratamento de canal, usei a coroa provisória por algum tempo e fina

4 respostas
Perdi metade do dente 12, fiz um tratamento de canal, usei a coroa provisória por algum tempo e finalmente fiz a coroa definitiva.
Menos de 3 meses depois, espirrei e a coroa saiu voando.
Quero saber se é normal isso, se o "definitiva" é 3 meses mesmo ou o que está havendo?
Ola. Provavelmente, houve um erro na hora da cimentação da coroa definitiva, ou do preparo. O melhor é voltar no profissional que executou, para que ele possa avaliar o que deu de errado, assim ajustar para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é comum que uma coroa definitiva se desprenda tão rapidamente. Pode ser que a cimentação não tenha sido eficaz ou haja problemas na estrutura do dente. Retorne ao seu dentista para avaliar e recolocar a coroa.
Dr. Renato Kuszlewicz
Dentista
São Paulo
Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso. A coroa definitiva é feita para ser durável e se manter no lugar por muitos anos, então ela não deveria se soltar após apenas três meses. Isso pode acontecer por alguns motivos, como:

Ajuste do Dente ou da Coroa: Se a coroa não está totalmente ajustada ao dente, ela pode ter dificuldade em se fixar firmemente.
Qualidade da Cimentação: A técnica e o material utilizados para cimentar a coroa são fundamentais para garantir sua durabilidade.
Estrutura do Dente Remanescente: Quando há pouca estrutura dental remanescente, a aderência da coroa pode ser comprometida. Nesses casos, o uso de pinos adicionais pode ajudar a reforçar o suporte.
Recomendo que você agende uma consulta para reavaliar a coroa e o processo de cimentação. Assim, pode garantir que ela esteja bem ajustada e segura para você. Estou à disposição para ajudar a resolver essa situação da melhor forma possível!
A coroa definitiva é projetada para oferecer estabilidade e durar muitos anos, então não é normal que ela se solte após apenas três meses, ainda mais com um simples espirro. Isso pode ter ocorrido devido a problemas na cimentação, como falta de aderência adequada do cimento dental por conta de umidade ou resíduos durante o processo, ou devido a um ajuste inadequado da coroa, o que compromete sua fixação. Além disso, se o remanescente dentário não estiver estável o suficiente, a coroa também pode se soltar com mais facilidade. Recomendo que você retorne ao dentista para que ele avalie a situação e refaça a cimentação ou ajuste a coroa, garantindo que ela esteja bem fixada e cumpra sua função de forma duradoura.

Especialistas

Renato Silva e Silva Junior

Renato Silva e Silva Junior

Dentista

Rio de Janeiro

Alberto Pessoa Neto

Alberto Pessoa Neto

Dentista

Ilhéus

Luciana Maribondo

Luciana Maribondo

Dentista

Rio de Janeiro

Cesar Soares

Cesar Soares

Dentista

Santos

Gustavo Martins

Gustavo Martins

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Dor de dente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.