Pessoas com um possível caso de transtorno parafilico (a atração gerando considerável sofrimento

6 respostas
Pessoas com um possível caso de transtorno parafilico (a atração gerando considerável sofrimento interno) podem sentir atração por pessoas fora do padrão do transtorno ou a atração se restringe apenas a condição da parafilia?
Olá!
Podem sentir atração fora do padrão sim.
Te aconselho, se vc ainda na faz, a fazer psicoterapia.
Dependendo do caso um psiquiatra tb poderá lhe ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Você fala de um possível caso de transtorno, o que transmite a ideia de incerteza quanto ao diagnóstico. A resposta no geral é: sim, pode acontecer. Não é comum, mas pode acontecer. Pode trata-se de um diagnóstico equivocado. Algumas informações que podem ajudar.

O último Manual Diagnóstico (DSM-5) utilizado como base de critérios para definição deste tipo de patologia recebeu algumas alterações.

Num paradigma geral define que as"anormalidades" na busca pelo prazer sexual não serão consideradas "transtornos" enquanto estiverem num padrão de experiência consensual (concordância de ambas partes, o que, cabe ressaltar, envolve pessoas com idade e condições mentais para consentimento para à pratica sexual); e também enquanto não provocarem sofrimento para quem tem o desejo e para quem é "objeto" do desejo.

Caso haja algum tipo de sofrimento, a psicoterapia é o tratamento mais indicado, em alguns casos combinado ao tratamento psicofarmacológico.

Espero ter contribuído
Oi!! Antes de qualquer coisa, é importante ter realmente a certeza sobre a existência do transtorno.

Quanto a atração, as pessoas que são parafílicas podem sim sentir atração por quem é "fora do padrão", mas com certeza tende a se sentir mais atraido(a) por quem também tem esse padrão por uma simples questão de identificação/afinidade nessa área.

Se, atualmente, você sente dificuldade de sentir atração por quem não é parafílico, é importantíssimo procurar o quanto antes um psicólogo(a) para que essa questão não interfira negativamente em suas relações.

De todo modo, se você já sente "sofrimento interno" por conta disso, é mais do que importante iniciar um processo psicoterapeutico para que essa questão possa vir a ser cuidada e você não precise mais sofrer por conta disso.
Sim ,podem sentir atração fora do padrão, da parafilia,porém é comum mesmo quando não sendo inofensiva pode causar danos no próprio manifestante como vergonha ,inadequação ou a incapacidade de realizar sua fantasia .Desta forma, é necessário ajuda com psicólogos e se causa sofrimento podemos dizer que se trata do transtorno parafilico.Devemos considerar os danos a terceiros do tipo sexual . Em alguns casos ,é necessário a intervenção com uso de medicamentos.
Olá! A parofilia é um transtorno muito frequente, principalmente nas formas menos intensas.
Como são desenvolvidas no decorrer da vida de forma lenta e gradual podem Sim, sentir atração por pessoas " fora do padrão ".
É uma condição que necessita de acompanhamento psicológico constante, apresenta diversas formas de se manifestar, cada um tem uma forma específica de expressão sexual, se o teu te produz desconforto procure um profissional especializado.
Sim é possível sentir desejo fora do padrão do transtorno e talvez esse seja o lado saudável! Fale com um especialista, ele poderá te ajudar.

Especialistas

Oswaldo Rodrigues Jr

Oswaldo Rodrigues Jr

Psicólogo

São Paulo

José Carlos Vasques Alves Junior

José Carlos Vasques Alves Junior

Psicólogo

São Paulo

Daiane Souza Nascimento

Daiane Souza Nascimento

Psicólogo

Japeri

Rodrigo Gouvêa

Rodrigo Gouvêa

Psicólogo

Rio de Janeiro

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Parafilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.