Pessoas que um história familiar onde possuem doenças psicólogicas, podem ter maior facilidade em de

15 respostas
Pessoas que um história familiar onde possuem doenças psicólogicas, podem ter maior facilidade em desenvolver transtornos psicólogicos como Depressão, TOC ou TAG?
Olá! Sempre buscamos conhecer os antecedentes familiares quanto aos transtornos psíquicos. Contudo é importante integrar ao histórico dados ambientais, sociais e emocionais do paciente. O modo como reage diante de situações críticas durante a vida, diz bastante sobre a possibilidade dessa predisposição vir a ser evidenciada ou não. O indivíduo é um ser integral, ou seja biopsicossocial.

Olá! Transtornos de saúde mental podem ter fatores em contextos culturais, sociais e genéticos. Os fatores que influenciam o aparecimento desses transtornos estão ligados a genética, nutrição, infecções perinatais e exposição e estresse. Além de perigos ambientais, são principais fatores que contribuem para os transtornos mentais. A família experimenta vários sentimentos em relação ao doente e à doença. Surgem, em geral, conflitos familiares, problemas financeiros, isolamento e falta de suporte, é fundamental o diálogo. Uma herança genética que é transmitida entre gerações vai se manifestar em algum momento da vida. Todos conhecemos famílias com que contem membros com diabetes, obesidade, hipertensão, alergias, entre outras. Então se você tem alguém da sua família diagnosticado com essas patologias, busque terapia para ter um auxílio adequado. Tudo caminha para o melhor!
O fator genético tem participação nos problemas psicológicos que nos afetam, mas essa participação varia de grau, podendo ser maior ou menor, a depender do caso, e também de um conjunto de outros fatores que se entrelaçam, favorecendo ou reduzindo as chances de surgimento do problema em outros membros da família, inclusive o fato de que nem todos eles necessariamente carregarão os gens geradores da questão. Podemos falar em níveis de probabilidades, mas não certeza de ocorrência em todos os familiares.
O histórico familiar é muito importante, sendo um dos componentes investigados numa entrevista de anamnese, pois além dos fatores genéticos e a predisposição biológica, a exposição ambiental pode contribuir significativamente para o aparecimento dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Neste sentido, estuda-se também fatores epigenéticos que revelam que estes transtornos podem ter características hereditárias além de causas multifatorias. Isso pode indicar probabilidades mas não indica que seja um destino.
Sim. Somos seres bio-psico-sociais. Mas somente a parte bio não te define. Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá. Somos seres complexos, resultando de uma associação de diferentes cargas genéticas, do meio em que estamos inseridos, tanto em casa como na escola, na sociedade, no tempo histórico em que vivemos. Temos, portanto, muitas influências tanto internas como externas. Geneticamente podemos ter uma carga que propicie a determinadas doenças e, desenvolve-las ou não, dependendo da nossa psique, da forma como o mundo nos atinge e como respondemos a essas experiências.
Oi amigo, tudo bem? Respondendo sua pergunta de forma mais direta: sim! Existe um fator genético considerável para uma série de transtornos mentais que pode ser passado de uma geração para outra, porém este conceito não é a regra, digamos que se trate de uma predisposição mais favorável. O que pode ocorrer muitas vezes são os fenômenos transgeracionais que criam "indivíduos parecidos" por terem crescido no mesmo ambiente e educados sob as mesmas condições --> formas de lidar com a tristeza, com a raiva, a dinâmica familiar e etc. Alguns transtornos de humor como a Bipolaridade tem um fator genético mais elevado do que outros, porém é necessário sempre observar os casos de forma individual para um diagnóstico preciso. Tá bem? Espero ter te ajudado, grande abraço!
Sim, histórico familiar de doenças mentais é fator de risco para desenvolvimento de várias doenças mentais, dentre as quais depressão, TOC e TAG. Mas ser um fator de risco não significa que seja determinante. Vários outros fatores são relevantes, como eventos estressantes, traumas, falta de pertencimento e até doenças orgânicas.
Olá, tudo bem?

Embora os antecedentes e históricos de transtornos em familiares não sejam os únicos determinantes para o desencadeamento de algum transtorno, é importante, sim, estar atento a isso. O profissional psicólogo, na anamnese, faz a análise dessas questões, e entende que sim, existe maior probabilidade de um diagnóstico ser confirmado, quando há a presença de algum familiar com transtorno também. Mas lembre-se de que isso não é determinante.

Espero ter esclarecido.

Estou à disposição.

Abraço.
Olá! De maneira geral, considera-se que a existência de um transtorno psicológico seja multifatorial. Ou seja, aspectos emocionais, genéticos e ambientais, interferem no aparecimento de um transtorno.
Sim, o histórico de transtorno psiquiátrico na família pode ser um preditor para o desenvolvimento de transtornos mentais. Entretanto, é importante salientar que não é apenas isso que determina se a pessoa vai ter ou não algum transtorno, a causa dos transtornos envolve diversos fatores, principalmente ambiental. Com isso quero dizer que crescer em um ambiente instável, sofrer bullying na escola e vivenciar situações traumáticas também podem impactar na saúde mental. Ou seja, apenas por ter o histórico na família não quer dizer que você irá desenvolver algum transtorno mental. Fico à disposição. Abraço.
Sim, quem tem familiares com alguma destas condições tem uma maior pré-disposição a ter problemas psiquiátricos, mas também há fatores ambientais envolvidos, vc pode ter a pré-disposição mas nunca desenvolver a doença.
Sim, há evidências de que pessoas que têm uma história familiar de transtornos psicológicos, como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de ansiedade generalizada (TAG), podem ter uma maior probabilidade de desenvolver esses transtornos.
Isso ocorre devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Por exemplo, as pessoas podem herdar genes que as tornam mais suscetíveis a desenvolver transtornos psicológicos.No entanto, é importante notar que ter uma história familiar de transtornos psicológicos não significa que alguém inevitavelmente desenvolverá esses transtornos. Fatores como estilo de vida, ambiente, experiências de vida e acesso a recursos de saúde mental também desempenham um papel importante na probabilidade de desenvolver transtornos psicológicos. É possível tomar medidas preventivas para reduzir o risco de desenvolver esses transtornos, como buscar ajuda quando necessário e adotar um estilo de vida saudável.

Regenerate response
Caro anônimo, há quem receba sua pergunta e pense logo na possibilidade de uma 'herança genética' desses transtornos - tal aproximação da questão é legítima e, algumas vezes, a resposta, como mostra a neurociência, é positiva. Mas talvez possamos dar um passo
para trás diante da sua questão: penso que nos beneficiaremos se tomarmos o caminho de entender um sujeito como produto e como produtor de sua cultura. Tendo essa premissa, podemos entender que sempre herdaremos de nossa cultura familiar, então, em nossa construção de vida, alguns modos de ser e alguns traços de personalidade daqueles que nos antecederam. Mas o sujeito sempre haverá de criar sua própria saída singular para o enfrentamento das suas questões. Logo, penso que colocar na mesa esse histórico e dar-se o tempo de refletir sobre as suas próprias saídas pode ajudá-lo a pôr em questão o 'empréstimo' desses traços familiares na construção do seu próprio modo de ser. Um espaço de psicoterapia/análise existe exatamente como oferta para essa questão e talvez você possa procurar um trabalho de análise para levar adiante suas reflexões.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Olá. De acordo com a psiquiatria, existem estudos comprovando a influência genética no aparecimento de transtornos mentais. Porém, por um viés psicanalítico, entende-se que existem fatores estruturais, sociais e ambientais que são imprescindíveis para se pensar o adoecimento psíquico. Crescer e conviver com um familiar adoecido pode ser bastante difícil e isso pode ter impactos emocionais e psicológicos. Portanto, é importante procurar um profissional caso você não esteja se sentindo bem e sinta que precisa de ajuda. Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!