Pode associar amitriptilina com os componentes do resfedryl? Tem alguma interação medicamentosa?

3 respostas
Pode associar amitriptilina com os componentes do resfedryl? Tem alguma interação medicamentosa?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Sim, pode haver interação. A amitriptilina e os componentes do Resfedryl (difenidramina e fenilefrina) têm efeitos anticolinérgicos e sedativos aditivos, o que pode causar sonolência excessiva, confusão, boca seca e constipação. Usar com cautela e evitar atividades que exijam atenção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Sims
Generalista, Médico clínico geral
Taguatinga
Olá, pode tomar sim, não existe interação entre tais medicações!
Dr. André Rocha
Médico clínico geral
Maceió
Olá! Essa é uma dúvida muito importante, principalmente considerando que tanto a amitriptilina quanto o Resfedryl (que contém maleato de bronfeniramina, paracetamol e cafeína) atuam no sistema nervoso central e podem ter efeitos sedativos.

A principal preocupação na associação desses medicamentos é o efeito potencialmente somatório sobre a sonolência, já que tanto a amitriptilina (um antidepressivo tricíclico com ação sedativa) quanto a bronfeniramina (um anti-histamínico) podem intensificar o cansaço, a confusão mental ou a dificuldade de concentração. Em pessoas mais sensíveis ou idosas, isso pode ser mais evidente.

Além disso, o uso concomitante pode aumentar o risco de efeitos anticolinérgicos, como boca seca, constipação e retenção urinária. Já a cafeína, presente no Resfedryl, pode teoricamente atenuar a sedação, mas também pode interferir no sono, o que pode ser indesejado em pessoas que usam a amitriptilina para dormir melhor.

Ou seja, embora não seja uma associação proibida, ela deve ser feita com cautela e sob orientação médica, especialmente se houver histórico de reações adversas, uso de outros medicamentos ou condições como insônia, glaucoma ou retenção urinária.

Se quiser conversar com mais calma sobre isso, estou por aqui.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 973 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.