Pode comer so pão pronto se tenho cálculos na vesícula biliar?
2
respostas
Pode comer so pão pronto se tenho cálculos na vesícula biliar?
A questão não é o pão se é pronto ou não mas se o sr/sra. está comendo gorduras que aparecem na forma de azeite, banha, manteiga, margarina. Quem tem pedra na vesícula e está fazendo crise tem de tirar todo e qualquer lipídeo da sua vida até fazer a cirurgia. Isso implica em panela que faz as coisas no vapor, usar zero de óleo, usar grill e não comer chocolate, nozes enfim qualquer coisa que tenha lipídeo.
A maior parte das minhas pacientes grávidas com crise de vesícula eu consigo que elas fiquem sem ter crise até o fim da gravidez comendo desse jeito.
Entretanto, há uma chance da vesícula inflamar violentamente (colecistite aguda) e daí o tratamento é cirúrgico de urgência em até 48 horas. É por isso que quando indicado a cirurgia da retirada da vesícula deve ser feita com calma, fora da urgência , com tempo para fazer exames e operar. Na cirurgia de urgência, muitas vezes, tudo fica difícil. Consulte um cirurgião experiente, isso faz diferença.
A maior parte das minhas pacientes grávidas com crise de vesícula eu consigo que elas fiquem sem ter crise até o fim da gravidez comendo desse jeito.
Entretanto, há uma chance da vesícula inflamar violentamente (colecistite aguda) e daí o tratamento é cirúrgico de urgência em até 48 horas. É por isso que quando indicado a cirurgia da retirada da vesícula deve ser feita com calma, fora da urgência , com tempo para fazer exames e operar. Na cirurgia de urgência, muitas vezes, tudo fica difícil. Consulte um cirurgião experiente, isso faz diferença.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A vesícula é o reservatório da bile (líquido que auxilia na digestão dos alimentos). A vesícula é estimulada a eliminar a bile para o intestino por contrações a cada vez que comemos quando ha necessidade de maior digestão, em especial quando comemos alimentos ricos em gorduras devido ao seu grau de dificuldade de digestão, assim, a presença de cálculos na vesícula causam dores e riscos de obstruções. Após o diagnóstico, o tratamento indicado geralmente é a cirurgia para retirada dos cálculos e na maioria das vezes também da vesícula, o que o organismo se adapta para refazer de forma gradativa a digestão, porém, desde o diagnostico e até um período médio e de adaptação no pós cirúrgico, a alimentação deve ser restrita em gordura com aumento do uso de vegetais com frutas frescas e carnes magras, laticínios com restrição de gorduras, raízes, pães e restrição de carnes gordas, queijos amarelos, bolos recheados, chocolates, embutidos e frituras.
Especialistas
Fabio Vizeu Medaglia Filho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral
Brusque
Pedro Luiz Bertevello
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
Perguntas relacionadas
- Posso usar espuma para o cabelo nas vésperas da laparoscopia da vesícula? Obrigada.
- Não tenho mais vesícula, e estou tomando orlistat...isso vai me prejudicar?
- Boa tarde Retirei a visicula a 5 dias e nao estou com vontade de comer comida. É normal?
- Pode comer esfirra com pedra na visícula E de vez enquanto pode comer alguma besteira se tiver com pedra na visícula?
- Sinto muitas dores no estômago , já fiz a ultrassonografia, e deu pedra na vesícula, o q nao devo comer de jeito nem um ?? E quais frutas devo comer ?
- Fiz Ultrassom com prova de Boyden onde o laudo definiu como Discinesia da Vesícula. Venho tendo muita distensão abdominal e sinto uma dor leve do lado direito. Existe tratamento para essa condição? ou somente cirurgia para retirada?
- Olá, tenho pólipo na vesícula! Posso tomar o anticoncepcional Selene?
- Estou com uma pedra na vesícula de 2,2cm, seria caso cirúrgico?
- Boa dia! Recebi o diagnóstico de microlitíase biliar, com indicação cirúrgica. Pretendo fazer a cirurgia o mais rápido possível, mas estou com viagem marcada, é arriscado esperar uma semana para realizar a cirurgia? Desde já, agradeço pela atenção.
- Boa tarde, Fui operada e retiraram a vesícula ha 10 dias, será que posso comer aqueles lombinhos de lagosta? Obrigada
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1629 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.