Pode um mitomaníaco se curar sozinho? A mitomania pode ser hereditária?

27 respostas
Pode um mitomaníaco se curar sozinho?
A mitomania pode ser hereditária?
Olá! Considero importante o acompanhamento de um psicólogo para investigar o que leva e mantêm esse comportamento e como superá-lo. Imagino que a mitomania traga vantagens em primeira instância e uma enorme desvantagem a médio prazo, comprometendo inclusive, relacionamentos. Mais provável do que ser hereditária pode ser o modelo com o qual se conviveu.

É necessário avaliar a frequencia,qualidade e consequencias que essas mentiras trazem para a própria pessoa e para os outros.A mitomania é uma caracteristica que aparece frequentemente em alguns transtornos de personalidade como o antissocial e o borderline.Em minha percepção,tal comportamento pode surgir a partir de experiencias traumáticas,compensatórias de uma vida insatisfatória no real como fuga dessa realidade.Busque avaliação psicológica e psiquiatrica.
A mitomania é um transtorno que exige tratamento especializado , não há como curar-se sozinho , principalmente devido ao reconhecimento dos motivos que o fazem mentir , sendo assim é necessario o acompanhamento psiquiatrico e psicologico para uma resposta eficaz e duradoura. Alguns estudiosos dizem que nao existe uma causa especifica que leva o individuo a compulsão em mentir
, outros estudos mostram um volume de massa branca maior que a cinzenta nos cerebros de mitômanos, mas mesmo assim so este componente biologico não é capaz de identificar a causa deste transtorno. A mitomania é o resultado de um conjunto de fatores , biologicos, sociopsicologicos alem de uma super valorização de suas crenças disfuncionais. Varias abordagens dentro da psicologia possuem um efeito bastante positivo , como a terapia cognitivo comportamental, mas outras tb . podem geram estes resultados , o importante é sua adesão ao tratatamento, é importante o acompanhamento especializado .
Espero ter ajudado, um abraço
Dificilmente se cura sozinho. Quando falamos deste transtorno precisamos pensar que ele está relacionado a um desvio do desenvolvimento emocional natural ou seja, há neste caso a ausência de saúde emocional.
Não há hereditariedade na compulsão em mentir, transtorno de personalidade antissocial pode ser um caminho a ser investigado.
Procure um Psicólogo e faça um acompanhamento.
Mentir é só um recurso de defesa do ego. Não temos esse gene codificado, mas é possível assegurar que nossa história, nosso meio influencia como somos, quer isso se refira às qualidades ou desafios que temos. Ego, self, eu,...está relacionado a uma reunião temporária e dinâmica de IDEIAS sobre si. E isso é frágil, vulnerável. Quando assumimos fixações, conceitos rígidos sobre nós e sobre os outros (o que acontece via hábito), tornamos nossa experiência cheia de melindre e neuroses...por medo do "fato do fluxo, da mudança"...(embora mudanças também possam trazer coisas boas) e isso acarreta em recursos inconscientes de defesa, como mentir, por exemplo. Você está falando das consequências, mas estas, naturalmente, viram causas ...que viram outras consequências... Ou começa-se a desatar nó a nó, mentira a mentira (a corrupção mental que é produto da ignorância) ou, claro, as coisas só pioram. A verdade das consequências é fato, quer tenhamos consciência disso ou não. Não subestimaria isso. Não se planta laranja e se colhe jaca. O ego se autointerpreta como uma criança que acredita ser o homem-aranha. Talvez o "homem-aranha" machuque, certo...?
Vejo como fundamental o acompanhamento psicológico pra investigar a raiz dessa desordem
A partir do momento que você se faz essa pergunta, mostra que você está querendo se curar...logo sugiro que procure ajuda psicológica, sozinho você terá uma grande chance de entrar em autoengano. Com o suporte psicológico você poderá entrar num nível de auto conhecimento que realmente poderá levá -lo a mudança de pensamento e comportamento.....
Olá. Alguns dos comportamentos que temos podem ser produzidos a partir de crenças que foram instaladas em nós por conta das experiencias que tivemos. Muitas delas passam desapercebidas e ficam no inconsciente, mas são constantemente reproduzidas. A percepção começa a surgir a partir do momento em que nos sentimos incomodados, sentindo que tal comportamento não nos faz bem. Neste momento é hora de começar a produzir reflexões sobre o sentido deste comportamento, qual o ganho e qual o esforço necessário para transforma-lo. Tente perceber isso, e se precisar de ajuda, estamos aqui Fica em paz.
Olá! Não tenho conhecimento de nenhum mitomaníaco que tenha se curado sozinho. A hereditariedade não tem muito peso nesse transtorno, pode ser um mecanismo apreendido ou desenvolvido em uma fase de muita fragilidade do indivíduo. "A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras. Mentiras que geralmente elevam a importância dela, as realizações e todo esse quadro de poder, e não correspondem exatamente a sua realidade.” Provavelmente esse transtorno esconde algum sofrimento maior, alguma necessidade emocional que não foi suprida. É muito complicado desvendar quais são as carências encobertas pela compulsão de mentir sem ajuda de um profissional. A mente trabalha com vários mecanismos de defesas e modos de enfrentamento desadaptativos para que não entremos em contato com a dor e com a angústia. Por tanto, é necessário um tratamento psicoterápico o qual o psicólogo fortalecerá seu modo funcional e te ajudará a entrar em contato com partes mais vulneráveis de você mesmo. Entendendo seu funcionamento e curando as feridas inconscientes conseguirá ter mais autocontrole e criar novos comportamentos, sem precisar recorrer ao velho comportamento de mentir. É importante ter apoio e orientação nesse processo que em muitos momentos é doloroso.
Tem alguns elementos faltantes na pergunta? Quem seria o mitômano? Você? Daonde veio o diagnóstico? Faltam exposições de situações para avaliar...
E os problemas de Saúde Mental são sempre pluricausais, mas o componente genético, nesse caso, é pouco relevante... talvez mais diversos outros fatores, que faltaram na pergunta para serem mais apropriadamente ponderados.
Boa sorte.
Grato pela pergunta.
Olá, não existe nenhum gen para os transtornos da ordem da saúde mental, por isso, não pode ser considerado hereditário. O que não quer dizer que não tenha influência hereditária. Ou seja, influências familiares.
Também não é algo que se "cura" sozinho, até porque o mitomaníaco às vezes nem reconhece que precisa de ajuda. É necessário uma avaliação e intervenção de um psicólogo para se investigar as causas desse tipo de comportamento, que muitas vezes, está associado à outros transtornos, como colegas já citaram acima. Espero ter ajudado. Abraços, Thaís Silveira
Olá! Minha pergunta: esse diagnóstico fechado por um médico psiquiatra?
A compulsão em mentir não é algo normal, mas gratifica a pessoa momentaneamente. Se esse comportamento está sendo observado, independentemente de ter ou não diagnóstico, faz-se necessário tratamento em psicoterapia para analisar as causas e ajudar o paciente a resolver suas questões de autoproteção e falseamento da realidade através das mentiras que, ilusoriamente o fazem melhor. É uma maneira de minimizar seu sofrimento.
São diversos os motivos pelos quais a mitomania se manifesta. Primeiro, por vários fatores sociopsicológicos do contexto da pessoa afetada e, segundo, porque enfatiza uma situação social, podendo, então, mostrar-se eventual dependendo das circunstâncias presentes na época em que o indivíduo está vivendo. Na maioria das vezes um dos motivos é o desejo de aceitação daqueles que o rodeiam. Costuma ser difícil convencê-lo a aderir a um tratamento.

Esse distúrbio tem sua origem na supervalorização de suas crenças em função da angústia subjacente. Muitas vezes se apresentam unidas à angústia profunda, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, transtorno ansioso ou de humor.
Existe tratamento , em transtornos mentais usamos “tratamento” e não “cura” .
Tal transtorno não necessariamente é hereditário , devemos partir do pressuposto de que há uma pré disposição do sujeito frente as contingências que o mesmo possa se acometer para o desencadeamento dos sintomas .
Olá, é recomendado que nesse caso se busque ajuda especializada para que se possa entender as causas dessa compulsão, de maneira individual, pois não há como fazer generalizações, os diversos transtornos psicológicos se apresentam de maneiras diferentes e tem causas diferentes relativas a história de cada um. Sobre a possibilidade de hereditariedade, não há comprovação sobre a existência da mesma, porém pode-se levantar a hipótese de que crescer em um ambiente no qual se mente compulsivamente possa influenciar em seu comportamento atual. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Oi, pode ser genético, porém é preciso investigar na terapia os ganhos que a pessoa tem quando mente, a forma como se percebe no mundo e quais os pensamentos e sensações que tem ao mentir. Ver se talvez tenha algum trauma relacionado a mitomania. Na terapia tem tratamento para que o paciente melhore sua compulsão.
É preciso questionar o que se está nomeando como mitomania, se isso é um termo encontrado pela própria pessoa para se definir, se advém de terceiros, mas certamente não se pode afirmar que seja herdado geneticamente sem que se saiba exatamente do que se está falando e de como isso se dá na vida da pessoa. O tratamento deve ser feito em acompanhamento de psicólogo ou psicanalista, e para que aconteça, o sofrimento causado pela mitomania deve ser endereçado de forma apropriada no contexto da relação terapêutica.
A mitomania, como qualquer outro comportamento compulsivo, tem uma função na manutenção do equilíbrio psicológico atual. O tratamento envolve uma mudança nesse funcionamento. O que costuma acontecer pelas circunstâncias significativas da vida (como situações traumáticas ou amadurecimento), ou mediante auxílio profissional. Então há possibilidade de resolução sem auxílio sim, mas ninguém controla as circunstâncias da própria vida (a probabilidade maior é que passe sua vida sem essa resolução e sofrendo as consequências).
Olá, infelizmente não. Sugiro acompanhamento de um psicólogo ou psicanalista para te apoiar. Você fala de um tipo de compulsão que surge para diminuir a angustia. Em psicoterapia você será ouvido, sem julgamentos, com respeito e empatia. Poderá falar dessas angustias, mas também dos medos, inseguranças, traumas, etc. que estão influenciando o comportamento atual. Não demore, a mentira tem consequências sérias nos relacionamentos, traz sofrimentos para quem dela faz uso e para quem é atingido.
Lembre-se : é muito importante é cuidar da saúde mental. Abraços
Importante avaliar e diferenciar, há a mentira social - aquela usada em situações esporádicas, já o mitomanico mente de forma impulsiva - essa que leva ao mentir de forma exarcerbada, tanto que a pessoa se perde no próprio mentir. No último caso , pode haver presença forte de fatores inconscientes, tais como insegurança, auto estima baixa, medo etc.
Olá
O acompanhamento e o suporte de psicólogo/a se faz necessário.
Creio que não existem estudos suficientes nessa área para se afirmar que um fator hereditário, porém a convivência com pessoas assim desde muito cedo, pode trazer influenciar de alguma forma.
Boa sorte
Olá. A mitomania é um sintoma que pode estar presente em vários transtornos. Dificilmente uma pessoa consegue fazer a reestruturação de comportamento sem a ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental ou comportamental (linhas que, no meu entendimento, mais favorecem essa reestruturação). Todos os transtornos têm origem multifatorial, ou seja, sua causas genética, biológica e ambiental. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Não existe nenhum genes para os transtornos da ordem da saúde mental, por isso, não pode ser considerado hereditário. O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade. A mentira pode ser considerada uma patologia e tem um nome: mitomania. Neste quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. Este tipo de comportamento é causado por um transtorno/perturbação psicológico/a. O tratamento Mitomania é realizado com um Psiquiatra e um Psicólogo. Assim, a Mitomania Tratamento irá trazer os seguintes benefícios ao paciente: Ajudar a perceber os motivos que o fazem mentir compulsivamente.
Não se cura sozinho, não é hereditária.
A mitomania terá que ter acompanhamento psicoterápico, vai ajudar muito na sua recuperação.
Olá. Não se resolve sozinho e não é hereditária, são outros fatores que influenciam na sua existencia, por assim dizer. Abraço.
A mitomania é considerado um transtorno psicológico e não há evidencias que tenha fatores genéticos ou hereditários. A pessoa tem uma compulsão por mentir e não costuma sentir-se culpado quando pegos. O tratamento é com psicoterapia e se necessário psiquiatrico também. Dificilmente a pessoa consegue melhorar sozinha pois tem muita dificuldade para controlar esse comportamento mesmo quando disposta. Espero ter ajudado.