Pois bem, sou Wander tenho 28 anos, desde meus 17 anos comecei a ter paralisias do sono, com bastant

2 respostas
Desde meus 17 anos comecei a ter paralisias do sono, com bastante frequência (5 vezes ao mês, depois 7, até 10). A cada paralisia as sensações de presença, visões, sensações de algo tocando meu corpo, estavam aumentando e aumentando, sei que tem muito a ver com mistura da realidade com o REM, onde sonhamos. Meu sono diário é de 5 a 6 horas, durante o dia tiro alguns cochilos. Gostaria de saber como posso tratar isso, fiquei 1 ano e pouco sem ter nenhuma paralisia e hoje tive ao acordar 06:50 e dar aquela "dormidinha a mais" até 07:20, nesse períodio tive paralisia e somente senti algo tocando meu pé. Quero muito tratar isso, um detalhe importante é que isso só acontece quando eu durmo de barriga pra cima, de lado nunca aconteceu, somente de barriga pra cima, e a forma que eu uso para me livrar dessa paralisia é "gemendo" ou fazendo algum som pela boca, com extremo esforço eu consigo, e então acordo, totalmente consciente de tudo.
Dr. José Mól
Psiquiatra, Médico do sono
Belo Horizonte
Olá!
Talvez esta dormidinha à mais seja boa, se for acordar espontaneamente, sem despertador, para evitar acordar no meio de um sono REM e com isto a paralisia. Para evitar dormir de barriga pra cima, existe a técnica de colocar uma bola de tênis no meio das costas, numa faixa de velcro, todas as noites. Ao acordar numa paralisia, a forma que costuma ser mais eficaz para sair dela mais rapidamente, é piscando os olhos com força.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. André Stavitski Costa de Oliveira
Médico do sono, Psiquiatra
Curitiba
Olá!

Existe um Trantorno do Sono que se chama Paralisia do Sono Recorrente (faz parte das Parassonias do sono REM).

A Paralisia do Sono pode acontecer devido a um despertar incompleto durante a fase do sono REM. Um dos principais fatores de risco é a privação de sono/sono insuficiente! Pelo seu relato, o seu tempo total de sono está menor do que o necessário para sua faixa etária, o que pode estar contribuindo para essa frequência!

Realmente, é muito mais comum acontecer episódios de Paralisia do Sono em posição supina (dormindo de barriga para cima) do que em decúbito lateral (dormindo de lado)!

Não deixe de procurar um Médico do Sono para uma avaliação completa e orientações sobre seu tratamento!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.