Por favor estou grávida de 7 semanas e parei de tomar o escitalopram 15 MG que tomava, mas estou mui

2 respostas
Por favor estou grávida de 7 semanas e parei de tomar o escitalopram 15 MG que tomava, mas estou muito ansiosa gostaria de saber se eu poderia continuar tomando, eu parei assim que soube da gravidez,mas estou muito ansiosa nervosa gostaria de saber se posso continuar, por favor estou com 38 anos de idade e é minha terceira gestação depois de 13 anos de uma para outra.
O escitalopram, como outras medicações do grupo dos ISRS, pode levar a malformações embrionárias, sobretudo cardiovasculares. Também pode levar a aumento da pressão pulmonar no feto e aumento dos riscos de sangramento, na mãe. Porém, por vezes se mantém o remédio, apesar destes riscos. Existem também outras possibilidades de tratamento, com medicações potencialmente mais seguras. Porém, apenas seu psiquiatra pode decidir qual a melhor opção, pois conhece pessoalmente seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrezza S Garofalo
Psiquiatra
Guarulhos
Eu aconselho que você retorne com seu psiquiatra o mais rápido possível. Há riscos no tratamento com escitalopram durante a gestação, mas o benefício também deve ser avaliado. Há também a possibilidade de troca da medicação. O que não deve ocorrer é você passar a gestação toda com sintomas de ansiedade, já que isso pode alterar o funcionamento do seu sistema endócrino (hormônios que o seu corpo produz), a sua pressão arterial, frequência cardiaca, etc. Tudo isso também prejudicar o seu bebê, e tem sido bem descritas as alterações que podem ocorrer em bebês de mãe ansiosas sem tratamento. Sem contar que depois da gestação é um período bastante delicado para a mulher, ainda que saudável. Imagine para uma mulher que está com uma ansiedade descompensada? Se cuide! Se você não estiver bem, seu bebê também não estará.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2401 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.