Por favor, Qual a diferença de turbinectomia e turbinoplastia? Ambas são pra redução do tamanho dos

2 respostas
Por favor, Qual a diferença de turbinectomia e turbinoplastia? Ambas são pra redução do tamanho dos cornetos? Qual o tempo para realização da cirurgia de turbinectomia com septoplastia?
Boa noite, turbinectomia e turbinoplastia são duas técnicas cirúrgicas utilizadas para redução do tamanho dos cornetos nasais. O tempo da cirurgia pode variar de acordo com grau de dificuldade de cada caso e o que exatamente precisa ser feito. Podendo variar entre 1 e 2 horas. Converse sempre com seu cirurgião para esclarecer todas as dúvidas antes de proceder com a cirurgia, pois cada caso pode ter suas particularidades! Boa semana!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A turbinectomia visa a retirada cirúrgica de uma parte ou de todo o corneto ou concha nasal. O termo turbinoplastia é utilizado como sinonímia, porém refere-se mais especificamente a redução do volume da concha nasal tentando manter sua estrutura mucosa externa. Geralmente estes procedimentos são indicados em pacientes com obstrução nasal cronica e/ou sinusites de repetição refratários ao tratamento clínico conservador. Os conhecimentos mais atuais da fisiologia nasal demonstram a importância das conchas nasais na filtragem e aquecimento do ar, o que em anos mais recentes levou a procedimentos cirúrgicos mais conservadores, ou seja, turbinectomias parciais (retira-se somente uma "fita" dos cornetos acometidos. A septoplastia visa corrigir desvios do septo nasal que possam estar interferindo na patencia nasal. Muitas vezes este procedimento é associado a turbinectomia parcial dos cornetos inferiores. O tempo médio deste procedimento cirúrgico, quando realizado com endoscópio, é de cerca de 1 hora, podendo ser realizado sem internação hospitalar prolongada. Porém é imperativo um repouso domiciliar pós-operatório de cerca de uma semana, para diminuir os riscos de complicação cirúrgica (sendo a mais comum a hemorragia).

Especialistas

Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

Renato Lima

Renato Lima

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Eliane Buzar Costa Ferreira

Eliane Buzar Costa Ferreira

Otorrino

São Luís

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Turbinectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.