Turbinectomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Turbinectomia ou turbinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz. Seu objetivo é melhorar a respiração do paciente. A técnica consiste na remoção de parte da estrutura dos cornetos nasais (ossos e cartilagens) da cavidade. Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração. Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos. A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação. O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, e desenvolvam até um quadro de depressão.

Qual é a causa?

Dois são os fatores principais que podem modificar a estrutura dos cornetos nasais causando obstruções: infecções e traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e nariz entupido.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para detectar o problema.

Qual o tratamento?

Inicialmente é recomendada a utilização de medicamentos para controlar os sintomas controlando a situação. Só mesmo quando esses remédios não oferecem resultados significativos e os sintomas tornam-se crônicos é que a cirurgia se torna uma opção.

Especialistas - turbinectomia

Lara Macedo

Lara Macedo

Otorrino, Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Renata Medrado

Renata Medrado

Otorrino

Campo Grande

Agendar uma visita
Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

André Torreão Machado

André Torreão Machado

Otorrino

São Paulo

Rodrigo Caseca

Rodrigo Caseca

Otorrino

Balneário Camboriú

Perguntas sobre Turbinectomia

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Turbinectomia

Olá! Na maioria das vezes as biópsias de lesões no nariz são incisionais, ou seja, é removida apenas parte da lesão para que seja dado o diagnóstico. Então é provável que ainda exista a lesão…

Sugiro que retorne ao seu especialista e faça algum exame de imagem para ver a passagem de ar em suas narinas.Ou até mesmo que seja refeita a cirurgia para nova remoção.Estamos a sua disposição.Abraços

Cada caso exige uma ação diferente. Converse com seu otorrino quanto ao uso de mel e soro fisiológico durante as lavagens.
Espero que ajude nesse processo.

Especialistas falam sobre Turbinectomia

O aumento do tamanho das conchas (ou cornetos ou turbinas nasais) pode levar a processos obstrutivos respiratórios importantes. Realizamos o diagnóstico dessa doença através de exames endoscópicos no consultório e realizamos os procedimentos de tratamento nos principais hospitais do Rio de Janeiro.

Os cornetos são tecidos esponjosos que estão dentro do nariz e que controlam o fluxo de ar. Cornetos inchados (hipertróficos) dificultam a passagem de ar. A turbinectomia é a cirurgia para redução do tamanho dos cornetos nasais. Atualmente usamos endoscópios nasais na cirurgia para melhor visualização das estruturas e melhor controle de sangramento. Evitamos assim o uso de tampões nasais.

Vivian Wiikmann

Otorrino

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

A cirurgia de turbinectomia é indicada quando há aumento dos cornetos inferiores ocasionando obstrução nasal que não melhorou com o tratamento medicamentoso. Envolve a redução do tamanho dessas estruturas preservando a fisiologia nasal. Não há cortes ou formação de cicatriz externa. Idealmente, o procedimento é realizado sob anestesia geral com o auxílio do endoscópio nasal e sem uso de tampões. Após o pernoite hospitalar, o paciente recebe alta após visita médica. Cirurgias nasais normalmente não são dolorosas e o nariz costuma ficar bloqueado na primeira semana. Irrigações nasais com soro fisiológico são recomendadas além do afastamento do trabalho por 10 a 14 dias.

A Turbinectomia é a cirurgia que promove a redução volumétrica das conchas (=cornetos) nasais inferiores (estruturas situadas na parede lateral das fossas nasais bilateralmente). Está indicada para o alívio da obstrução nasal (=nariz entupido) e consequente dificuldade para sentir os cheiros/sabores, quando motivados por uma hipertrofia de cornetos nasais inferiores que não foi satisfatoriamente tratada apenas com o tratamento medicamentoso.

Quais profissionais realizam Turbinectomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.