Por que escolher a abordagem da Psicanálise? Gostaria da opinião sincera de profissionais da áre

24 respostas
Por que escolher a abordagem da Psicanálise?

Gostaria da opinião sincera de profissionais da área. Nos meus estudos encontrei inúmeros artigos classificando a psicanálise como pseudociência, ou seja, sem comprovação cientifica. Me deparei também com dados indicando que essa abordagem já perdeu sua credibilidade em dezenas de países. Aqui no Brasil vejo que ainda é uma das linhas mais fortes mesmo com essa crescente descredibilização. O que leva um psicólogo a preferir uma abordam mais holística e não apoiada pela ciência a outras abordagens?
Parece que há uma serie de mal-entendidos no enunciado da questão: primeiro, a adjetivação "pseudociência", modernamente, adotou-se como parâmetro conceitual o método experimental para definir uma ciência, a psicanálise adota como método de investigação a análise de discurso, que um método que vem sendo discutido na ciência como legítimo para as ciências sociais uma vez que a maioria das variáveis nesse campo não são de natureza quantitativa; Segundo, nos países europeus, e do contingente americano, a psicanálise não tem si de desacreditada, ela tem, na verdade, dividido espaço com outras correntes terapêuticas à medida que elas vem surgindo; Por fim, a psicologia é uma ciência muito jovem, ela nasce por volta de 1900 com os primeiros experimentos de Wundt, por ser muito jovem, ela vem englobando outras correntes que tratam do psiquismo para conseguir entender melhor o seu objeto de estudo, entre tais correntes, a psicologia pega emprestado parte das teorias de explicação da subjetividade apresentadas pela psicanálise, mas psicologia e psicanálise são dois campos de conhecimento distintos. A psicanálise continua sendo bastante adotada, não só no Brasil, mas também noutros países como abordagem clínica por ela ter nascido na atuação clínica, por ser quase exclusivamente voltada à prática clinica, por ter mais tempo de experiência clínica (a psicanálise é instituída também em 1900, quase concomitantemente à psicologia, porém dedicada quase exclusivamente à clínica) e por oferecer explicações pormenorizadas de origem e formação das psicopatologias.
Espero ter elucidado suas dúvidas. Grande abraço!

Todo psicólogo está capacitado para ajudar o paciente com seus transtornos, independente das teorias que ele escolhe usar. Penso que essa discussão é infrutífera para o paciente e não o ajuda em nada. É uma questão para ser discutida entre profissionais ou estudantes de psicologia.
Ola! Concordo com o profissional acima, de que é uma discussão infrutífera. O paciente somente tem que escolher o profissional com quem se empatiza, o restante compete ao profissional que lhe atenderá. Tudo o que posso dizer é que não existirá em nosso tempo, alguém com a genialidade de Freud. Escolha um profissional que atenderá suas necessidades, independente da abordagem!
Vou resumir: sou Psicanalista por que dentro do meu processo analítico encontrei respostas que busquei por toda uma vida. Simples assim. A Psicanálise renasce em consultórios do mundo todo, centros e núcleos de estudos com questões atuais e pertinentes sobre a dinâmica do mundo e da humanidade. Todo profissional é capacitado de atender seu paciente como o colega disse acima e creio que discutir "abordagem" é algo que a gente aprende na graduação: não leva a lugar nenhum. Caso você seja estudante pesquise, leia, pergunte... é necessário entrar em terapia na graduação já se preparando para o estagio onde podemos nos deparar com questões nossas. Enfim, cuide-se. Um abraço.
Olá!
Talvez para você valha mais uma experiência do que mil palavras!
É a cura pela fala.
O autoconhecimento através de um mediador sem qualquer tipo de julgamento.
O julgamento é o nosso maior inimigo na trilha da inteligência emocional.
E o melhor caminho sempre é o da experiência, da vivência, e da formação da opinião a partir daí: se faz ou não sentido para você.
À disposição!
Concordo com o posicionamento das colegas e acrescento: 1) a melhor maneira de vc responder essa pergunta é deitar num divã de um psicanalista. Assim a partir da sua análise vc terá a avalição própria. 2) quanto algumas pessoas necessiatrem denegrir a psicanalise um frase de Cecilia Meireles explicar " criança só joga pedra em árvores que dá fruto" 3) vivo na España e faço parte da Federação Européia de Psicanálise e de modo algum ela está enfraquecendo.
Olá! Para responder as suas perguntas, te faço um convite: que tal experimentar e, a partir dela, tirar as suas conclusões? Fica a sugestão. Estou à disposição.
Nosso ofício é complexo e desafiador e considero que estamos mais vivos e ganhando forças. Basta comparecermos às atividades científicas, aos congressos, e lermos os artigos publicados para examinarmos esse aspecto. Freud já dizia: “as pessoas não acreditam em mim”. Como até mesmo hoje em dezembro de 2020 não creem muito em qualquer de nós, que somos psicanalistas. Freud alertava para o fato de que a sociedade não reconheceria facilmente o valor da psicanálise porque esta é crítica e destrói ilusões. A psicanálise se faz notar em todas as áreas relacionadas à saúde, pedagogia, educação, sociologia, filosofia, artes e literatura, entre outras. Mas não há, evidentemente, unanimidade. Mesmo assim a eficácia terapêutica da psicanálise é inquestionável.
Obrigado pelo seu questionamento. Ele é legítimo e importante. De fato, a psicanálise não é uma ciência, que tem como pressuposto a comprovação de fenômenos, criando a previsibilidade do mesmo. Nesse sentido, a psicanálise se localiza exatamente onde o inconsciente está. E, para o inconsciente, não há ciência, mas singularidade. Em outras palavras, de um lado a ciência busca o resultado e o funcionamento previsível. De outro, a psicanálise busca o que há de único em cada indivíduo, sua maneira de estar no mundo, que não é igual a nenhuma outra. Dessa forma, ela atua exatamente na relação do sujeito com seu desejo, muitas vezes dissociado de qualquer regra ou comprovação. Isso possibilita a quem passa pela experiência analítica, criar saídas próprias e autênticas para suas questões e se conectar com a vida de forma mais satisfatória.
Discordo da maioria dos colegas e espero que não me levem a mal.

Para responder sua pergunta é importante levar em consideração algumas coisas: o primeiro passo é determinar qual o objetivo do tratamento. Nem todo tratamento trata todas as doenças, correto?
Na Psicoterapia a lógica é a mesma: de quais características ou de qual transtorno mental estamos falando?

Na ciência a efetividade de qualquer tratamento não é medida por indivíduo, mas sim pela mediana dos resultados em uma população de pacientes, geralmente pela comparação com a história natural da doença ou com o tratamento padrão.

Logo, a psicanálise pode sim ser comparada com outras abordagens terapêuticas, porém, atualmente NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS DE QUALIDADE E PESO DE QUE ELA TRATE COM EFICÁCIA TRANSTORNOS MENTAIS.

Um tratamento que tenha causado a remissão dos sintomas é considerado efetivo.

A falta de eficácia de algumas abordagens para tratamento de transtornos mentais é algo perigoso, pois faz com que o paciente perca tempo, dinheiro e qualidade de vida com algo que tem pouquíssimas chances de funcionar. Podendo, inclusive, agravar o quadro.

Por fim, ISSO NÃO É MINHA OPINIÃO.
É ciência: testes, estudos, dados e evidências.
A psicanálise é uma terapia de investigação, identificação e ressignificação dos traumas de infância, os quais passam a influenciar na vida adulta. Na psicanálise o tratamento se dá pela fala do analisando ao analista, que pontua os pontos de relevância, trazendo à tona os conteúdos recalcados no inconsciente entendendo-o e ressignificando. Uma vez feito isso, elimina-se o trauma e consequentemente o sintoma desaparece. A psicanalise não dita regras de comportamento, não aconselha, não faz julgamentos. Cada ser é unico em seu universo e assim deve ser tratado, o que serve para um, nem sempre é indicado para outro. Caso voce queira saber mais eu me coloco a disposição para elucidar suas dúvidas.
Psicanálise é uma abordagem. Consiste em retornar as memórias, fazer uma análise profunda sobre o contexto geral do paciente, em suma, uma técnica para ser aplicada em um paciente.
A psicologia é científica. A ciência geral que possui a psicanálise dentro de si.
Nada impede que um profissional da psicologia opte por uma abordagem da psicanálise caso se identifique mais com o trabalho de buscar o que há de único na singularidade do invíduo com a psicanálise.
A Psicanálise é um saber distinto de outros saberes acadêmicos e isso não destitui sua seriedade. Não há um saber que resolva todas as questões humanas. A Psicanálise é uma das inúmeras vias de conhecimento do homem. Nem todas as pessoas são psicanalisáveis, nem todas as que são alcançam os mesmos resultados, assim como nem todos os saberes do mundo reunidos são capazes de responder completamente a um problema. Mesmo a ciência positivista apresenta falhas. Enfim, TALVEZ você esteja buscando uma garantia e uma segurança que não existem em lugar nenhum, em nenhuma escolha... Sua pergunta, APARENTEMENTE, aponta para algumas questões subjetivas... Se está interessado na Psicanálise pergunte-se por que deseja refutá-la. Se não está interessado, pergunte-se por que está investindo tempo nisso.
Se você está estudando psicologia, ou numa área afim, talvez esteja procurando uma orientação para a sua linha de atuação. Na saúde mental, e na psicoterapia, as diferentes escolas articulam-se com as formas como se colocam hipóteses sobre o funcionamento do ser humano. Por vezes começamos estudando e aplicando um certo método psicoterapêutico, mas ao longo dos anos, vamos encontrando outras práticas que nos interessam. O caminho para encontrar sua escola, sua forma de abordagem pode ser longo. Leve o seu tempo para ler e aprofundar conceitos, ver aquilo que se adequa ao seu estilo como profissional.
Penso que a escolha da Psicanálise vem por meio da associação da vivência da análise pessoal com o estudo da teoria que faz sentido, tem eficácia e nos provoca encantamento! É uma escolha pessoal de cada profissional, mas costumo dizer que só posso transmitir aquilo que vivi, aquilo que acredito que funciona, aquilo que experienciei. Portanto, independentemente da linha psicológica de filiação é importante que o profissional seja coerente, responsável, ético, sensível e cuidadoso com seu paciente! O mais importante de tudo é o vínculo que se estabelece no encontro humano, verdadeiro, único entre paciente e analista!
O que nos costumamos chamar ciência não está limitado à sequência "definições (presupostos) e pergunta - hipótese - experimento - recusa da hipótese (ou não-recusa)." Este é um uso restrito da ciência e não aplicável às ciências humanas. Simplesmente, porquê entre seres vivos, humanos, não pode haver experimentos no senso estrito. Cada experimento, pela complexidade do comportamento humano, desafia as definições (os presupostos) pois nenhum ser humano se comporta exatamente conforme um presuposto.A psicanálise é uma ciência discursiva, como foi dito em cima. Não adianta compará-la com a ciência natural que permite presupostos firmes e experimentos replicáveis. No entanto, a experiência humana tal como Freud a destilou da literatura e da história, principalmente não deixa de ser uma ciência, e ainda preciosíssima. A falha da psicanálise é que ela tem dificuldade em dar conta da vida coletiva. Ela é solipsista, trata só do indivíduo (e seus ancestrais). No entanto, as condições de vida variam com a história que avança com cada generação de gente. A psicanálise é a-histórica e não consegue entender grandes mudanças tais como a mudança do papel do pai e da mãe, respetivamente, nas classes mais pobres. A psicanálise não dá contan da vida na pobreza ou na indústria,. Ela é uma ciência burguesa, derivada da família nuclear que nas favelas e nas periferias urbanas já está bastante se rarefazendo.
Como colegas já comentaram acima, a psicanálise parte de outro método de investigação, se diferenciando da ciência metodológica e experimental. Há uma valorização do caso a caso, daquilo que é singular de cada sujeito.
A metodologia científica da psicanálise não é a experimental, como a das ciências biológicas. O que não quer dizer que não seja ciência.
Há muito estudo e produções a partir da clínica psicanalítica. Você pode buscar materiais escritos ou mesmo vídeos a respeito nas plataformas da Escola Brasileira de Psicanálise, por exemplo.
Há muito incômodo em relação à psicanálise, pois estamos num momento de soluções imediatistas para questões complexas. A psicanálise busca o olhar subjetivo, de acordo com cada sujeito, o que não é rápido nem pronto, mas requer que trabalho e desejo, principalmente, de quem se propõe a esse processo profundo de se debruçar sobre o que há de desagradável em si mesmo.
Discordo da colega que alega não haver estudos que corroborem com a eficácia do tratamento psicanalítico (incluindo Psicoterapia de Orientação Psicanalítica). Para verifica-los, basta uma rápida busca em bases de dados internacionais que pode-se encontrar artigos que, inclusive, comparam diferentes abordagens mostrando particularidades em seus benefícios ou condições em que não há diferença significativa. Concordo plenamente que profisionais sem a defina formação ou com a técnica inadequada podem agravar o quadro. E talvez aí resida uma discussão importante sobre o risco da utilização exclusiva de tratamentos alternativos ou complementares. Mas generalizações infundadas também não colaboram.
Primeiramente teria que saber quem são suas fontes de referência, pois a psicanálise está mais ativa e atualizada para os tempos atuais. Se é ou não ciência, a própria pandemia tem nos mostrado que nem sempre a ciência dá conta de tudo, principalmente porque trabalha com dados estatísticos e a psicanálise entende que cada ser humano é único e é com essa singularidade que se deve trabalhar.
A psicanálise é para todos e nem todos é para a psicanálise como já dizia Freud. Porém nada melhor do que tirar suas próprias conclusões a partir do momento que passe por um verdadeiro psicanalista que esteja eticamente envolvido com a psicanálise, tenha feito sua análise. Você é única nesse Universo e é assim que a psicanálise trabalha, em uma escuta daquilo que só lhe pertence. Pense seriamente a respeito e procure saber mais sobre a eficácia e do que se trata realmente a psicanálise. O importante é você poder se permitir ser quem você é e se responsabilizar pelas escolhas em sua vida. A psicanálise contribuirá para que você possa trabalhar para isso.
E se a psicanálise for uma forma de poesia? Uma poética da cura? Se for um tipo de arte? Uma estética do inconsciente (lembro aqui do debate entre Lacan e os surrealistas)? Ainda que Freud insistisse no caráter científico de sua revolucionária descoberta, pergunto - como prática terapêutica - ela precisa estar protegida de seus críticos pela rubrica da ciência? Confesso que não considero este debate mais importante do que a saúde dos pacientes. Sugiro que você leia os trabalhos de Renato Mezan e Elizabeth Roudinesco sobre história da psicanálise. Divirta-se!
A psicanálise é uma abordagem psicológica que se baseia nas teorias de Sigmund Freud e seus seguidores. Ela enfatiza o papel dos processos inconscientes na psicologia humana e busca compreender como esses processos afetam o comportamento e as emoções.

A psicanálise tem sido criticada por muitos profissionais da área da saúde mental por não ser baseada em evidências científicas. Alguns argumentam que a teoria psicanalítica é insuficientemente testável e que os resultados de seus tratamentos são difíceis de medir. Além disso, a psicanálise é uma abordagem cara e demorada, e alguns argumentam que existem tratamentos mais eficazes disponíveis.

No entanto, alguns profissionais ainda acreditam na psicanálise e a utilizam em seus tratamentos, pois acreditam que ela oferece uma compreensão profunda da mente humana e pode ser útil em casos complexos ou crônicos. Eles argumentam que outras abordagens, como a terapia cognitivo-comportamental, são mais limitadas e não fornecem uma compreensão completa dos processos mentais subjacentes.

Em resumo, a escolha de uma abordagem psicológica é uma decisão pessoal do profissional e pode ser influenciada por sua formação, experiência e opinião sobre as diferentes abordagens. Embora a psicanálise tenha sido criticada por alguns profissionais, outros ainda acreditam em sua eficácia e a utilizam em seus tratamentos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A escolha da abordagem psicoterapêutica é uma decisão individual que depende de diversos fatores, incluindo a formação e os interesses do profissional, bem como as necessidades e preferências do paciente. É importante reconhecer que há uma diversidade de abordagens terapêuticas disponíveis, cada uma com suas próprias bases teóricas e filosóficas.

A psicanálise é uma das abordagens psicoterapêuticas mais antigas e influentes, desenvolvida por Sigmund Freud e posteriormente expandiu-se com outros teóricos. A abordagem psicanalítica valoriza a exploração do inconsciente, o papel dos conflitos internos e a importância da relação terapêutica. Embora tenha sido uma das principais abordagens por décadas, é verdade que a psicanálise enfrentou críticas e questionamentos ao longo do tempo, inclusive em relação à sua validade científica.

Há divergências dentro da própria comunidade científica em relação à validade científica da psicanálise. Alguns argumentam que a psicanálise carece de uma base empírica sólida e que seus conceitos são difíceis de testar e comprovar de acordo com os padrões tradicionais da ciência. Por outro lado, há profissionais e pesquisadores que defendem a relevância da psicanálise como uma abordagem que contribui para a compreensão da subjetividade humana, mesmo que seus conceitos não possam ser facilmente quantificados ou objetivamente testados.

No entanto, é importante observar que a psicologia como um todo é uma disciplina complexa e diversificada, com várias abordagens terapêuticas e perspectivas teóricas. Além da psicanálise, existem abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia humanista, a terapia familiar e sistêmica, entre outras, que têm bases teóricas diferentes e abordam os problemas de maneiras distintas.

A escolha por uma abordagem mais holística e não apoiada exclusivamente pela ciência pode ser influenciada por diversos fatores, como a afinidade pessoal com os princípios teóricos, a observação dos resultados clínicos em casos reais, a crença na importância de explorar a subjetividade e o significado dos sintomas, entre outros.

É fundamental lembrar que a eficácia de uma abordagem terapêutica não pode ser determinada apenas pela sua validade científica, mas também pela experiência clínica, pelos resultados individuais e pelo relacionamento terapêutico estabelecido. O importante é que o paciente e o terapeuta encontrem uma abordagem que seja adequada às suas necessidades e objetivos terapêuticos.
É verdade que a psicanálise enfrentou críticas em relação à sua falta de evidência científica e ao seu foco em teorias que podem ser difíceis de comprovar. No entanto, muitos terapeutas e pacientes ainda encontram valor na abordagem psicanalítica. Ela pode ser especialmente útil para aqueles que desejam explorar questões profundas, relacionadas a traumas passados, relacionamentos complexos e conflitos emocionais profundos.
É importante encontrar um terapeuta com quem você se sinta à vontade e confiante. Isso pode envolver a escolha de uma abordagem terapêutica com a qual você se sinta mais conectado. Se a psicanálise ressoa com você e você acredita que pode ajudá-lo, é importante continuar a explorá-la. Independentemente da abordagem escolhida, o relacionamento com seu terapeuta e sua disposição para se envolver no processo terapêutico são fatores cruciais para o sucesso da terapia. Se você tiver mais perguntas ou precisar de esclarecimentos adicionais, estou aqui para apoiá-lo ao longo de sua jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 230

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!