Por que me sinto triste longe de pessoas e me sinto muito triste com a falta de contato físico ? (ti

19 respostas
Por que me sinto triste longe de pessoas e me sinto muito triste com a falta de contato físico ? (tipo muito, querer o tempo todo)
Por mais que não quisesse estar assim o tempo todo, sendo mais como uma necessidade.
Sentir tristeza quando está longe de outras pessoas e ansiar por contato físico pode ser uma manifestação de necessidade emocional e social. O contato humano e o afeto são componentes essenciais para o bem-estar emocional e psicológico. Se você se sente profundamente afetado pela falta dessas interações, pode ser útil explorar maneiras de se conectar com os outros, seja através de amizades próximas, relacionamentos íntimos ou atividades sociais.

Além disso, considerar a possibilidade de falar com um profissional de saúde mental pode ser benéfico para entender melhor suas necessidades emocionais e desenvolver estratégias para lidar com elas de forma saudável.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Olá!
Ter a necessidade de estar sempre acompanhado remete a uma carência emocional.
Precisamos estar bem com nós mesmos. O outro precisa acrescentar e não suprir.
Busque terapia para entender o que está acontecendo.
Tenha hobbys, assista séries, leia livros, se exercite regularmente. Faça coisas que te tragam prazer ou uma sensação boa.
Você pode ser sim uma boa companhia para você.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira

Mantenha a caveça ocupada, isso é fundamental p´ra vc, procure entrar em contato com pessoas que vc conhece, seja paerentes, amigos ou conhecidos, isso vai diminuir um pouco a sua carencia afetiva, Frequentee locais em que tenha bastante gente e seja um local de intereese em comum entre vc e essas pessoas, procure interagir com elas, se comunivar, trocar ideia, fazer amizades, conhecer pessoas e se deixar as pessoas te conhecerem, isso vai te ajudar bastante
Olá. Compreenda que sentir essa tristeza não é de fato um problema, somos seres sociais.
Porém, se isso é em excesso, como você diz e se chega a atrapalhar sua vida, então você precisa trabalhar isso em um processo terapêutico bastante acolhedor e sensível.
A solidão e falta podem ter origem em questões muito profundas, que somente o tratamento pode te auxiliar.
Espero ter ajudado. Abraços.
É comum sentir tristeza e solidão quando se está longe das pessoas que gosta, contato físico e socialização são muito importantes pra saúde mental, visto que o ser humano é um ser naturalmente social. Talvez alguma ansiedade, estresse ou experiência indesejada esteja potencializando essa necessidade.
Mas se sentir assim com frequência e constantemente pode apontar pra uma necessidade de ajuda profissional, pra que você entenda melhor o que está acontecendo, se é uma dependência emocional ou algo do tipo, e pra você conseguir promover estratégias para lidar com essa necessidade de uma forma saudável. Caso queira conversar, fico à disposição!
Ficar triste ao estar longe de outras pessoa O afeto e o contato humano são fundamentais para o bem-estar psicológico. Se você se sente impactado pela falta dessas interações, é importante buscar maneiras de se conectar com os outros, seja através de amizades próximas, relacionamentos íntimos ou atividades sociais. Além disso, considerar a possibilidade de conversar com um profissional de saúde mental pode ajudar a entender suas necessidades emocionais e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com elas. O afeto contribui para a formação de adultos seguros e confiantes, sendo um estado psicológico que influencia o comportamento e o aprendizado, conforme observado por Piaget em sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
Busque se conhecer melhor, a psicoterapia é um excelente caminho.
Olá. Recomendo que busque trabalhar essas necessidades com psicoterapia. As indicações dos colegas para manter sua vida social ativa também é muito bem-vinda!
Sentir tristeza ao estar longe de outras pessoas e desejar contato físico é comum, especialmente para aqueles que valorizam conexões sociais e toque físico como fontes de apoio emocional. Existem várias razões para isso:

A necessidade fundamental de conexão social para o bem-estar psicológico.
A importância do toque físico na regulação emocional e no estabelecimento de vínculos interpessoais.
Influências da cultura e experiências passadas nas expectativas em relação ao contato físico.
Os efeitos dos neurotransmissores dopamina e serotonina, associados ao prazer e à regulação do humor.
Para lidar com isso, é importante buscar formas saudáveis de satisfazer as necessidades emocionais e sociais, como priorizar o contato social virtual, buscar atividades que promovam o contato físico seguro e cultivar relacionamentos significativos. Considerar a possibilidade de aconselhamento ou terapia também pode ser útil para lidar com a solidão e a tristeza de forma saudável.
Olá!! é compreensível e normal sentir tristeza ao estar longe de pessoas e desejar contato físico, pois os seres humanos são seres sociais e necessitam de conexão emocional e física com os outros para se sentirem completos e satisfeitos. É importante lembrar que é normal e humano sentir-se triste quando estamos longe das pessoas que amamos e quando nos falta contato físico. No entanto, ao reconhecer esses sentimentos e buscar maneiras saudáveis de lidar com eles, podemos promover nosso bem-estar emocional e encontrar conforto mesmo nos momentos de solidão.
Sentir tristeza por estar distante das pessoas pode ser indicativo de alguma dependência emocional, isso se nao se consegue ficar em solitude (consigo mesmo) em momento algum.
A depender do caso, sim, a tristeza por estar longe é normal, mas vale iniciar o processo terapêutico e trabalhar essas questões, que são sempre muito subjetivas, para cada um esse tipo de sentimento pode significar algo, a depender da história da pessoa.
Fico a disposição.
Olá. É importante destacar que a necessidade e contato físico é normal para o ser humano, assim como para vários animais. É fisiológico. Se sentir triste ao ficar longe das pessoas pode ser normal também, até certo ponto. Mas se for algo exagerado, em que a pessoa não tolere nem um pouco a solitude, é um problema pois nem sempre as pessoas estarão disponíveis para nós. Então é importante aprofundar se isso é constante, é com relação a qualquer pessoa ou pessoas específicas, Descobrir a origem dessa necessidade acima do normal e tratar.
A psicoterapia é o melhor caminho para aprofundar essa autodescoberta.
Estou à disposição se precisar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Olá, como os colegas ressaltaram muito bem, a necessidade de afeto e de contato físico faz parte da natureza do ser humano. Entretanto, devido à intensidade que descreve, pode se tratar de uma dependência emocional. O processo psicoterápico ajudará a entender as razões dessa possível dependência, como baixa autoestima e autonomia prejudicada, entre outras. Grande abraço.
Na perspectiva da psicanálise, a tristeza associada à solidão e à falta de contato físico pode estar relacionada a diversos aspectos inconscientes e dinâmicas psicológicas subjacentes. Abaixo, vou explorar algumas possíveis interpretações:

Vínculos Afetivos Primitivos: Na teoria psicanalítica, a relação mãe-bebê é fundamental para o desenvolvimento emocional saudável. A ausência de contato físico e afetivo durante os estágios iniciais do desenvolvimento pode resultar em uma sensação de vazio e tristeza quando essas necessidades não são atendidas na vida adulta.

Complexo de Abandono: O sentimento de tristeza ao estar longe de outras pessoas e a necessidade constante de contato físico podem ser reflexos de um complexo de abandono. Isso pode ser desencadeado por experiências precoces de abandono emocional ou negligência, levando a uma busca constante por proximidade para evitar a sensação de desamparo.

Carência Afetiva: A tristeza intensa causada pela falta de contato físico pode estar relacionada a uma carência afetiva subjacente. Isso pode ser resultado de experiências passadas de rejeição, perda ou falta de afeto, levando a uma necessidade intensa de validação e conexão com os outros.

Transferência de Afeto: Na psicanálise, a transferência refere-se à tendência de transferir emoções e desejos não resolvidos de relações passadas para relações presentes. A tristeza intensa em relação à falta de contato físico pode refletir uma transferência de afeto de relacionamentos passados significativos, nos quais o contato físico era uma fonte de conforto e segurança.

Mecanismos de Defesa: A tristeza intensa pode ser uma forma de defesa psicológica contra sentimentos mais profundos, como ansiedade, medo ou raiva. Ao focar na tristeza causada pela falta de contato físico, a pessoa pode evitar confrontar emoções mais difíceis de lidar.

Essas interpretações são apenas algumas das muitas possíveis explicações na perspectiva da psicanálise. É importante ressaltar que cada indivíduo é único, e uma compreensão completa requer uma exploração mais aprofundada do histórico pessoal, das relações interpessoais e das dinâmicas inconscientes. Portanto, um processo terapêutico individualizado com um psicanalista pode ser benéfico para explorar essas questões em maior profundidade e promover um maior entendimento e alívio emocional.

A tristeza pela distância e falta de contato físico e afetivo por si só não se caracterizam como um problema, afinal somos seres sociais, e afeto e contato humano são essenciais para nossa saúde, bem estar e desenvolvimento. Porém, se isso é excessivo, como você relata, de querer muito e o tempo todo, revela que há uma distorção na forma como você se relaciona com o outro, que há uma dependência emocional. Por trás disso há sempre uma carência afetiva, a qual você tenta inconscientemente suprir através do outro. Porém, ninguém é capaz de suprir essa falta, pois ela é uma marca da sua própria história, do que você viveu na relação com seus cuidadores (pais ou responsáveis legais) já nos primeiros anos de vida, que só serão sanadas quando reparadas através de um processo de psicoterapia delicado e profundo, que te leve de encontro aos seus traumas e dores, para elaboração e reparação. Conte comigo se quiser iniciar uma psicoterapia! Abraço
Olá,boa noite! Pelo que compreendi você sente tristeza e necessidade de contato físico de uma maneira intensa o que lhe provoca estranhamento e mal estar por ter essa necessidade,correto?
Talvez fosse interessante você verificar que tipos de pensamentos e emoções têm quando está sozinho,sobre si mesmo e os outros e quando está na presença das pessoas também:
Será que você acredita que só o outro pode te dar sensação de bem estar? Será que tem a crença de que se estiver sozinho significa que não é querido/amado? Ou até mesmo quando não é tocado?
Procure psicoterapia para lhe ajudar com essa necessidade emocional extrema para algo mais equilibrado. Fico á disposição no online ou presencial.
Sentir-se triste longe de outras pessoas e desejar contato físico intenso é comum em indivíduos que valorizam a conexão social e o toque. Razões incluem a necessidade humana de conexão, a falta de contato físico que pode levar à carência emocional, possíveis sinais de dependência emocional e influências da história pessoal, como traumas passados. Procurar apoio terapêutico e oportunidades para se conectar com os outros pode ajudar a lidar com esses sentimentos.
Me chame no chat se tiver mais dúvidas sobre o assunto.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 138
Olá. Como vai?
O quanto que as pessoas estão presentes na sua vida? Quanto tempo você passa com essas pessoas? Qual a qualidade da interação entre vocês? Outras variáveis podem estar influenciando no que você está dizendo, no entanto essas perguntas podem trazer algumas reflexões.
Abraço!
Sentir tristeza, por diversos fatores, faz parte da vida de todos nós. No entanto, você relata uma tristeza específica devido à falta de contato físico permanente. Um bebê recém-nascido, por exemplo, necessita de contato corporal, pele a pele, com sua mãe de maneira contínua. Contudo, na medida em que este bebê vai crescendo, o ideal é que ele vá adquirindo mais autonomia, rumo à uma certa independência, que nunca é total (somos seres, em alguma medida, sempre dependentes de outros). Isto significa que o bebê vai podendo, aos poucos, se separar mais de sua mãe e interagir mais com outras pessoas. Sendo assim, uma necessidade de contato físico constante, já na fase adulta, como mencionada, pode ser melhor investigada um processo psicoterapêutico.
Olá! É normal sentir tristeza diante do isolamento social e ausência de contato físico. Quando temos relações interpessoais podemos ter necessidades emocionais atendidas como: Conexão, pertencimento, afeto, carinho, atenção, segurança, proteção, dentre outras... Todos nós temos necessidades emocionais. As vezes algumas mais do que outras em momentos diferentes da nossa vida. Quando nossas necessidades emocionais não são preenchidas podemos sentir tristeza, vazio, raiva, angústia, etc. Por isso o contato físico e as relações interpessoais são tão importantes.
Algumas necessidades emocionais necessariamente serão preenchidas através do contato interpessoal, outras podem ser satisfeitas por nós mesmo. Querer ter contato o tempo todo com outras pessoas para não se sentir triste pode ser um indicativo de que as suas necessidades emocionais não estão sendo satisfeitas. Na terapia, você pode conhecer um pouco mais quais são as suas necessidades emocionais e quais as maneiras mais adequadas de satisfazê-las. Recomendo a abordagem chamada Terapia do Esquema.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!