Porque a médica nefrologista, afirma que losartana previne que a pressão alta ataque os rins, se na

2 respostas
Porque a médica nefrologista, afirma que losartana previne que a pressão alta ataque os rins, se na própria bula cita entre efeitos comuns falência dos rins (1 a cada 10 pacientes)?
Dra. Giulia Borges
Nefrologista
São Paulo
Bom dia!

A losartana é uma medicação anti-hipertensiva da classe dos bloqueadores dos receptores da angiotensina II.

Essas medicações, explicando resumidamente, atuam reduzindo a pressão/sobrecarga dos rins: reduzindo o risco de evolução ou progressão de doença renal crônica, particularmente nos casos em que há a perda de proteína na urina.

Em situações de doença aguda - infecções/cirurgias/desidratação/idade avançada: os rins perdem alguns mecanismos funcionais de adaptação. Nessas condições específicas, deve-se suspender transitoriamente o uso do losartana, a fim de evitar piora da função renal.

Entretanto, o mais importante de tudo é o controle adequado dos níveis de pressão arterial. A depender da idade e comorbidades associadas, o alvo é 120x80mmHg. Visto que a hipertensão arterial sistêmica é uma das condições que mais levam à doença renal crônica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria  Luísa Budel
Nefrologista, Médico clínico geral
Porto Alegre
Olá! A Losartana é um dos medicamentos que ajudam a proteger os rins de diversas doenças, inclusive no caso da hipertensão. No entanto, em casos de doença renal mais avançada, ou quando há perda aguda da função renal, pode ser necessária a sua suspensão devido a mecanismos fisiológicos intrarrenais. Ainda assim, o uso da medicação, quando bem indicado, é essencial para prevenir a doença renal crônica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.