Porque a vida.ina C provoca cisto nos rins? Devo deixar de usar vitamina C?

1 respostas
Porque a vida.ina C provoca cisto nos rins?
Devo deixar de usar vitamina C?
Dr. Jose Henrique de O. Tamburini
Especialista em medicina preventiva
Rio de Janeiro
Não há evidências científicas robustas que comprovem que a vitamina C, em doses normais ou mesmo em doses elevadas (mas dentro do limite de segurança), cause cistos nos rins em pessoas saudáveis. A relação entre vitamina C e problemas renais é mais complexa e está ligada principalmente a uma condição preexistente: a nefrolitíase (pedras nos rins), e não diretamente à formação de cistos.

A principal preocupação com a vitamina C em relação aos rins é o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio. A vitamina C (ácido ascórbico) é metabolizada no corpo e uma parte dela é convertida em oxalato, que é excretado pelos rins. Em pessoas com predisposição, um aumento na ingestão de vitamina C pode levar a um aumento nos níveis de oxalato na urina, elevando o risco de formação dessas pedras.Para a vasta maioria das pessoas saudáveis, não há necessidade de parar de usar vitamina C por medo de cistos renais. A vitamina C é um nutriente essencial com muitos benefícios para a saúde, incluindo:

Reforço do sistema imunológico.

Poderoso antioxidante.

Participação na formação de colágeno (importante para pele, ossos e vasos sanguíneos).

Melhora da absorção de ferro.

No entanto, considere o seguinte:

Pessoas com histórico de pedras nos rins: Se você já teve pedras nos rins, especialmente de oxalato de cálcio, ou tem alguma condição metabólica rara que afeta o metabolismo do oxalato, é prudente conversar com seu médico ou nutricionista sobre a quantidade de vitamina C que você pode consumir com segurança, seja por alimentos ou suplementos. Eles podem recomendar evitar doses muito altas de suplementos.

Doses excessivas: Evite doses "megas" de vitamina C (muito acima das recomendações diárias) a menos que seja especificamente orientado por um médico para uma condição específica. A dose diária recomendada de vitamina C para adultos é de cerca de 75-90 mg, e o limite superior tolerável é de 2.000 mg por dia. A vitamina C não provoca cistos nos rins. A preocupação principal, embora rara e em contextos específicos, é com a formação de pedras nos rins em indivíduos predispostos e com o consumo de doses muito elevadas. Converse sempre com seu médico para obter orientação personalizada. Ele poderá avaliar seu caso e indicar a melhor abordagem para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Vinicíus Filadelfo

Vinicíus Filadelfo

Especialista em diagnóstico por imagem

Ilhéus

Alexsandro Oliveira

Alexsandro Oliveira

Especialista em diagnóstico por imagem

Alagoinhas

Clayton Barros

Clayton Barros

Especialista em diagnóstico por imagem

Mogi Mirim

Ruan Toledano

Ruan Toledano

Especialista em diagnóstico por imagem

Praia Grande

Gilvan Júnior

Gilvan Júnior

Especialista em diagnóstico por imagem

Pau Dos Ferros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Pedra nos rins
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.