Porque antidepressivo seca olhos, boca e causa constipação intestinal?
Porque antidepressivo seca olhos, boca e causa constipação intestinal?
3 respostas
Nem todos os antidepressivos têm estes efeitos colaterais - vários não tem. Inclusive, alguns "soltam" o intestino, por exemplo. Porém alguns como, por exemplo, os antigos e potentes tricíclicos, têm um efeito colateral chamado de "anticolinérgico", que pode levar aos sintomas que você citou. Porém, o que você refere pode ter também outras causas como, por exemplo, uso de outras medicaçoes associadas ou mesmo doenças clínicas (por exemplo, hipotireoidismo e algumas doenças reumatológicas). Fale com seu médico e relate o que está sentindo.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Por causa do efeito anticolinérgico de alguns deles. Geralmente, ou se troca esse antidepressivo ou associa algum medicamento para tratar os efeitos. Geralmente, recomenda-se a troca.
Os antidepressivos, especialmente os tricíclicos e alguns ISRS/IRSN, podem causar boca seca, olhos secos e constipação intestinal devido aos efeitos do medicamento sobre o sistema nervoso autônomo, que regula funções involuntárias do corpo. O mecanismo é o seguinte: Muitos antidepressivos têm ação anticolinérgica parcial. A acetilcolina é um neurotransmissor que estimula glândulas salivares, lacrimais e os músculos do intestino. Quando essa ação é bloqueada ou reduzida, há diminuição da produção de saliva, lágrimas e peristaltismo intestinal. Nos tricíclicos (como amitriptilina), esse efeito é mais intenso, causando boca seca, dificuldade para engolir, olhos secos e constipação marcante. Nos ISRS/IRSN (como sertralina, escitalopram, desvenlafaxina), os efeitos são mais leves, mas ainda podem ocorrer por alterações na regulação autonômica e serotonérgica do trato gastrointestinal e glândulas exócrinas. Medidas que ajudam a aliviar esses sintomas incluem: Beber água regularmente e mastigar chiclete sem açúcar (para boca seca); Usar colírios lubrificantes (para olhos secos); Aumentar ingestão de fibras, líquidos e prática de exercícios (para constipação). Demonstro preocupação com seu conforto e bem-estar: esses efeitos geralmente não indicam problema grave, mas podem afetar a qualidade de vida. Se forem intensos, vale conversar com o psiquiatra, que pode ajustar a medicação ou propor alternativas.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


