Porque meu cérebro deu como importante uma coisa que eu vi ? Não consigo relaxar e viver normal porq

21 respostas
Porque meu cérebro deu como importante uma coisa que eu vi ? Não consigo relaxar e viver normal porque não consigo esquecer daquela informação, parece que se eu não pensar "algo vai acontecer" quando esqueço logo me apavoro pq lembro "é importante tenho que ficar ligada" tenho medo que seja toc, não tenho "rituais" mas minha cabeça parece um disco riscado.
Olá, entendo a angústia que você relata estar enfrentando e quero esclarecer que o que você descreve parece estar relacionado a pensamentos intrusivos, que podem ser uma parte da ansiedade. Embora eu não possa fazer um diagnóstico específico ou tratamento por meio desta plataforma, acredito que seja importante você procurar ajuda especializada em forma de uma sessão de terapia. Vou te repassar aqui informações gerais e abordagens comuns que são usadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pela qual eu trabalho.

A TCC é um tipo de terapia que se concentra em identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais. O que você descreve sugere que seus pensamentos estão sendo interpretados como altamente importantes e que há um medo subjacente de que algo de ruim acontecerá se você não pensar nisso constantemente. Além disso, você mencionou o medo de que isso possa estar relacionado ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), embora você não tenha rituais visíveis.
É fundamental trabalhar com um terapeuta especializado em TCC para uma avaliação completa e desenvolvimento de um plano de tratamento personalizado.

Lembrando que o diagnóstico e o tratamento adequados devem ser determinados após uma avaliação completa. Não hesite em procurar ajuda profissional para abordar essas preocupações e encontrar estratégias específicas para o seu caso. A TCC é um tratamento eficaz para uma variedade de preocupações, incluindo pensamentos intrusivos e ansiedade.
Conte comigo!

Olá!
O que pode estar acontecendo é um sintoma de ansiedade, sendo que dentro do espectro da ansiedade existem vários transtornos. Nem sempre o toc está somente relacionado a rituais, pode ser pensamentos persistentes.
Importante você procurar um psicólogo para entender e elaborar o que "seu cérebro entendeu como importante" e também, se estes pensamentos estão prejudicando sua rotina, vale a avaliação de um psiquiatra.
Não fique em sofrimento. Busque ajuda especializada.
Olá! Lamento que esteja passando por esse desconforto! O nosso cérebro evoluiu com a capacidade de detectar sinais de ameaça no nosso ambiente e gerar respostas de proteção a essa ameaça. Nossos ancestrais precisavam que essa capacidade fosse muito desenvolvida para que pudessem sobreviver. Como consequência, hoje em dia também temos cérebros que vão "priorizar" sinais de ameaça, como pensamentos, memórias e imagens mentais. Por isso, é difícil esquecer algumas informações que nos deixam tensos e, como você disse, podemos ficar "apavorados" se esquecemos delas. Assim, ficamos "hiperatentos", ficamos "ligados" nessas informações. Em alguma medida, isso é normal e algumas coisas podem ficar mais marcadas na nossa mente por esse mecanismo natural da nossa mente. Contudo, às vezes isso pode gerar muitas dificuldades e sofrimento, fazendo com que relaxar e focar em outras coisas da vida se torne um desafio. Quando isso acontece, é possível haver um diagnóstico, mas isso só seria possível de se confirmar a partir de uma avaliação formal com um psicólogo. O TOC envolve pensamentos intrusivos e repetitivos, mas é impossível afirmar que seja esse o caso sem mais informações. Para lidar com esse desconforto, seria necessário uma avaliação com um psicólogo. Em seguida, é possível traçar um plano de tratamento baseado nas suas necessidades e dificuldades. Com isso, você desenvolverá novas formas de encarar seus pensamentos e regular suas emoções, incluindo nossa mente tão focada em ameaças! Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Ola!
Sinto muito que esteja vivendo esse momento angustiante.. chamamos estes pensamentos de "pensamentos intrusivos" e para lidar com eles, é preciso aprender a gerencia-los.

Estes pensamentos também são chamados de pensamentos automáticos, por isso a melhor forma não é tentar evitar, e sim mudar o foco, pois tudo o que voce foca, cresce. Procure desviar o pensamento quando ele vier, reforçando o enfoque nas provas reais.

A terapia vai te ajudar a lidar melhor com isso e identificar as possíveis causas
Olá. Para a psicanálise o sintoma é uma das formas do nosso inconsciente vir á tona, tendo em vista que todos nós temos inconsciente e que ele se fará presente nos sonhos, nos chiste, nos atos falhos e nos sintomas, o que na minha opinião deve ser o foco inicial de uma investigação é o sofrimento que se instalou com esse sintoma, em que momento da vida ele surgiu, o porquê do medo de um possível diagnóstico de TOC, qual sua visão sobre esse diagnóstico e quais estigmas podem estar associados a ele. Me coloco à disposição para esclarecer maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!
Provavelmente o que você viu acionou algum gatilho em você , procure um psicólogo para uma avaliação mais precisa.
Olá! Ao ler o que você compartilhou sinto que essa vivência passada tem sido experimentada de maneira ansiosa. Experimentar essa ansiedade parece bem desagradável e te afastar de um estado pessoal desejado de relaxamento e tranquilidade. Como se estivesse presa naquela informação que um dia recebeu. Compreender essa vivência e essa ansiedade junto a um profissional da psicologia é uma ótima alternativa de um acesso mais saudável a essa experiência. Por vezes tentar essa compreensão sozinho pode ser difícil e gerar mais ansiedade. Mas no processo psicoterapêutico e a partir da compreensão o alivio e tranquilidade costumam acontecer.
Olá!
Como você está hoje?

Desde que nos reconhecemos enquanto espécie, estamos em busca de conhecimento sobre os fenômenos do mundo que nos cerca. Algumas vezes, nos vemos profundamente envolvidos por certos acontecimentos, especialmente quando se tratam de situações que nos provocam sentimentos confusos e difíceis de se processar.

Numa relação terapêutica, talvez possamos não encontrar exatamente as resoluções que você procura, mas a possibilidade de levar uma vida mais consciente sobre si e sobre as interações que você estabelece com a realidade, sim, poderá te ajudar a dar os desfechos necessários para os ciclos que ainda vive e que tanto te amarguram atualmente.

Vamos conversar mais afundo sobre isso? Confesso que estou curioso para conhecer mais sobre você e sua história!
Espero poder te ajudar a encontrar as respostas que procura e a tornar a sentir-se leve novamente.
Obrigado por compartilhar sua angústia aqui, conosco.
Desejo que fique bem. Um forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá. Nem toda a informação que obtemos deve ser ¨verdadeira¨ ou capaz de ¨diagnosticar¨ de forma simplista. Saiba que informação não é conhecimento. Se você está preocupada com seus sintomas, procure um psicólogo ou psiquiatra para que, diante de seu histórico de vida, sabendo de seu contexto, possa esclarecer o porquê da sua angústia. Não sofra por antecipação, não tenha medo e enfrente essa situação de forma assertiva, esclarecendo com profissionais competentes. Sempre à disposição.
Olá. O mais importante disso que diz não está em ter um diagnóstico, mas sim em entender esse esquema montado para evitar algo. Seria muito interessante você poder entender melhor esse esquema. Um psicanalista pode te ajudar nisso, caso queira.
Oi, como você está? Entendo o seu sofrimento e desconforto! Independente de diagnóstico, você está relatando uma situação que está te incomodando e impedindo o seu funcionamento "normal" de fluir. Sentir que precisa estar alerta o tempo todo, controlando o que pode vir a acontecer é muito desconfortável. Seria importante você iniciar um processo terapêutico para entender melhor esse conteúdo e essa situação. Parece pouca coisa, mas quando temos a chance de falar e elaborar sobre questões, conseguimos ter um vislumbre um pouco mais claro do que pode estar acontecendo e pensar o que fazer com isso. Eu sempre digo que se algo te incomoda deve ser valorizado e acolhido, você não precisa lidar com isso sozinha (: Em todo caso, me coloco à disposição @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Não necessariamente se trata de TOC (comportamento obssessivo compulsivo), mas também pode estar relacionado a ansiedade. Neste caso, é importante buscar por ajuda profissional, para entender o que está acontecendo, e o porquê da necessidade do pensamento insistir com tanta frequência.
Boa noite!
O melhor a fazer é procurar um profissional para te auxiliar a compreender o que está acontecendo e a enfrentar estes pensamentos intrusivos.
Como psicanalista, é importante compreender que a mente humana muitas vezes se preocupa e fixa em certas informações, mesmo que não sejam necessariamente relevantes ou importantes para a nossa sobrevivência imediata. Esses pensamentos intrusivos podem ser reflexo de conflitos internos e processos inconscientes.

Se você está tendo dificuldade em relaxar e esquecer essa informação, é possível que haja uma resistência inconsciente em deixá-la de lado. Nesse caso, é recomendado explorar o conteúdo desses pensamentos através da análise e interpretação dos mesmos. A psicanálise pode ajudar a trazer à consciência os significados ocultos por trás dessas preocupações, permitindo uma compreensão mais profunda do seu funcionamento psíquico.

Além disso, a prática de técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação, pode auxiliar na redução da ansiedade e na promoção de um estado mental mais tranquilo. No entanto, é importante lembrar que essas técnicas não abordam diretamente as causas subjacentes dos pensamentos intrusivos.

Se você suspeita que essa preocupação persistente possa estar relacionada a um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), é recomendado buscar a orientação de um psicanalista ou psicoterapeuta especializado. Através da análise do inconsciente e do trabalho terapêutico, é possível investigar as origens desses padrões comportamentais e encontrar caminhos para a resolução desses conflitos internos.
Olá. Penso que seria importante você encontrar um adulto que você confia e fazer esse desabafo, há muito pouco que possamos fazer através de responder uma pergunta. Você não é anormal e é possível ser amado e fazer parte do mundo com TDAH e todas as outras características que você tem. Busque ajuda. Abraço.
Olá, o mais indicado é você buscar ajuda de um psicoterapeuta que lhe inspire confiança.
Nesse processo você tem a chance de compreender o que está fazendo você ficar tão fixada em determinados pensamentos e porquê eles causam tanto medo em você.
Investigar que medo te abala tão profundamente a ponto de você se proteger dessa maneira é o que seria indicado pro seu caso.
Não se acomode com o incômodo. Espero ter lhe ajudado.
Olá, boa tarde!
O que você viu causou um impacto emocional (ou reavivou algum trauma anterior - gatilho) e por isso você está tendo esses sintomas ansiosos (medo, pensamentos negativos, hipervigilância).
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer é procurar um(a) psicólogo(a) para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento psicoterapêutico, que costuma ser bastante eficaz.
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando a redução dos sintomas, melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Sinto muito que esteja passando por isso. É comum que o cérebro dê importância a certas informações, levando a um ciclo de pensamentos que se repetem, quando aquilo que foi visto tem uma relação com questões da sua história de vida. O cérebro irá dar atenção àquilo que ele acha importante de se resolver. Pensando nisso, pode ser interessante você criar espaço para pensar e falar sobre o que você viu. Isso poderá te fornecer mais abrangência sobre os significados desta experiência e assim com o tempo você poderá se libertar da necessidade automática de ficar pensando demais sobre essa mesma coisa. Pode não ser tão fácil fazer isso sozinha. Busque alguém de confiança para se abrir, podendo ser de grande auxílio contar com um profissional da saúde mental para isso - psicólogo ou psiquiatra. A psicoterapia é um ótimo ambiente para isso. Fico a disposição caso precise.
Bom dia, tudo bem?

Lamento que estejas sofrendo com isso... Não deve estar sendo fácil para ti. Vale ressaltar que pensamento e preocupação em excesso podem ser sinais de muitas coisas para além de um transtorno. E mesmo na categoria dos transtornos, também existem muitos que enquadrariam este sintoma, tais como: TDAH, TOC, ansiedade generalizada, etc.
O que você está descrevendo parece ser um padrão de pensamento intrusivo, seria importante realizar uma avaliação inicial e fazer psicoterapia, me coloco a disposição caso estejas interessada.

Esses pensamentos intrusivos podem ser persistentes e difíceis de controlar, levando a uma sensação de preocupação constante e dificuldade em relaxar.

É importante entender que ter pensamentos intrusivos não significa necessariamente que você tenha um transtorno específico, mas pode ser um sinal de que você está lidando com altos níveis de estresse ou ansiedade.

Algumas estratégias que podem ajudar a lidar com esses pensamentos intrusivos incluem:

Prática da mindfulness: A mindfulness envolve estar presente no momento presente e observar seus pensamentos sem julgamento. Isso pode ajudar a diminuir a intensidade dos pensamentos intrusivos e a reduzir a ansiedade associada a eles.

Técnicas de relaxamento: Práticas como respiração profunda, meditação, yoga ou relaxamento muscular progressivo podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.

Desafiar os pensamentos: Tente questionar a validade dos pensamentos intrusivos e desafiar suas suposições. Pergunte a si mesmo se há evidências reais para apoiar esses pensamentos ou se são apenas produtos da ansiedade.

Distração saudável: Engajar-se em atividades que você gosta e que ocupem sua mente pode ajudar a afastar os pensamentos intrusivos. Isso pode incluir hobbies, exercícios físicos, passar tempo com amigos ou familiares, ou outras atividades relaxantes.

Mas principalmente, psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Olá; Esse tipo de pensamento pode ser muito aflitivo. Chamamos isso de pensamento intrusivo; pois ele invade a sua mente de modo indesejado e involuntariamente. Veja todos nós temos pensamentos intrusivos, entretanto quando existe ansiedade envolvida na situação e o pensamento passa a gerar desconforto e se tornar muito presente (ruminação) a ponto de interferir em nossas vivencias do dia a dia é importante buscar uma ajuda especializada a fim de realizar uma avaliação e possível necessidade de tratamento.
Olá! Pelo seu relato esse não é um sintoma de TOC, mas claro que é necessário uma avaliação para fazer o diagnóstico correto. Pensar que algo de ruim vai acontecer é um sintoma de ansiedade, que não necessariamente indica um transtorno. Nossa mente foi programada para prevenir e controlar catástrofes. Essa programação é algo que vem dos nossos ancestrais, que viviam em um ambiente cheio de ameaças, então para a sobrevivência da espécie, o nosso cérebro foi programado para focar em ameaças. Porém, nosso ambiente evoluiu e apesar de ainda existirem muitas ameaças, temos mais segurança e recursos para lidar com tais situações. Imaginamos que ficar pensando em tudo o de ruim que poderia acontecer é uma forma de prever e controlar o ambiente, e dessa forma ter segurança. Porém, podemos ter segurança mesmo quando não prevemos e controlamos tudo. Mas é como se o seu cérebro atribuísse que você só está segura porque está pensando em todas as catástrofes que poderiam acontecer. Esse tipo de pensamento gera mais ansiedade, por consequência gera mais pensamentos ameaçadores, formando um ciclo. Para lidar com isso, recomendo que você busque psicoterapia, de preferência na abordagem cognitivo comportamental, pois é uma abordagem que tem evidencias de eficácia para tratar problemas como o seu.