Porque o vitiligo e tratado como se fosse uma doença? sendo que o mesmo e uma consequência de defesa

5 respostas
Porque o vitiligo e tratado como se fosse uma doença? sendo que o mesmo e uma consequência de defesa do corpo para combater o stress e entre outros transtornos emocionais causados por eventos externos.
Na minha opinião se os profissionais que tem conhecimento sobre as causas desse sistema de defessa, deveriam deixar bem claro que não se trata de uma doença, pois acho a partir do momento em que você diz a pessoa que passa por essa mudança física, que é uma doença e não tem cura ou que só existe tratamento. Já começa o preconceito.
Conscientizar aqueles que passam por esse processo de mudança, de que não e nada de mais, que e um processo de mudança raro e que o mesmo(a) sera mas especial do que ele ou ela já é, seria o ideal para aceitação e compressão do mesmo e das demais pessoas.
Não entendi bem sua argumentação. Como se prova que é uma consequência de defesa do corpo para combater o estresse? Todo vitiligo é ligado ao estresse? Dizer que não há cura é erro, pois diversas pessoas se curam. O que significa processo de mudança e a que leva esse processo? Poderia explicar melhor? Afinal, não entendi se você está fazendo uma afirmação ou uma pergunta.

Acredito que seja uma questão de Semântica. Vamos relembrar o conceito de Doença: alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia. Vitiligo é uma condição da pigmentação cutânea causada pela morte dos melanócitos cutâneos, células da pele que produzem melanina. Essa condição está ligada a presença de alguns genes que ligados ao HLA. Nestes indivíduos, em determinadas situações, o estresse pode ser uma delas, produzem auto-anticorpos que destroem os melanócitos cutâneos. Existem vários tratamentos para o vitiligo e dependem do tempo de evolução e % da superfície corpórea acometida. O preconceito só existe onde não existe o conhecimento. Quando todos forem capazes de compreender sobre esta doença, as pessoas portadoras de vitiligo não sofrerão discriminação. Espero tê-la ajudado.
Concordo com Dr Roberto e com Dra Andrea. Exatamente nessa linha de pensamento é que depois de me formar em Medicina e Dermatologia eu providenciei fazer uma formação em Psicoterapia Integrativa e em Psicodermatologia.
CRM MG 14352 RQE 6267
Como dito pela colega dra Andrea, o conceito de doença e saúde é bem mais abrangente do que simplesmente apresentar sinais e sintomas. O Vitiligo é sim uma doença que necessita de aceitação e compreensão por parte do paciente. O que é importante saber que muitos pacientes curam com e, inúmeros, sem tratamento. Mas é sempre importante frisar que não há uma fórmula de prevenção. Que é o que vejo, na minha experiência profissional, ser o maior motivo de consulta dos pacientes portadores do Vitiligo
Na verdade, quando eu recebo, no meu consultório, um paciente com vitiligo, não digo que ele tem uma doença, mas sim um distúrbio de pigmentação, que pode ser desencadeado pelo stress. Não digo que não tem cura, já que não se trata de uma doença, mas que tem controle, pois se consegue repigmentar com o uso de produtos que estimulam a pigmentação.