Porque os analgésicos não diminuem completamente a dor da Dtm articular? E o que fazer quando há dor

8 respostas
Porque os analgésicos não diminuem completamente a dor da Dtm articular? E o que fazer quando há dor diária e os tratamentos conservadores como fisioterapia, acupuntura, laser, placa não mais reduzem a dor?
Inicialmente, e uma das etapas mais importantes é o diagnóstico adequado da DTM. Há diversos diagnósticos que em muitos casos se sobrepõem. O tempo de duração, a cronicidade e o que chamamos de sensibilização central, muitas vezes acabam dificultando o sucesso pleno do tratamento, necesitando eventualmente de escalonar o protocolo.
Sugiro procurar um especialista em DTM pela site SBDOF. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Antes da instituição de qualquer tratamento, o diagnóstico precisa ser definido de forma adequada! Procure algum especialista em dor e disfunção orofacial!
Olá! Um correto diagnóstico faz toda a diferença! Procure um especialista em DTM e Dor Orofacial, são os profissionais aptos para diagnosticar e conduzir o seu caso.
O correto é fazer uma avaliação apurada , grande parte dos casos de DTM são de origem muscular ou seja tratando com placas, laser, fisioterapia etc, a uma pequena parcela que são casos de DTM articular ou seja , a a cartilagem , disco que ficam na região da ATM já se desgantaram e neste casos se parte para cirurgia, necessitara de se fazer uma ressonância da região para se chegar ao diagnostico
Primeiro de tudo deve ser terterminada sua relação Cêntrica condilar. Montar modelos de Estudo das suas arcadas dentárias num articulador tendo a relação Cêntrica juntamente com o posicionamento do arco facial como ponto inicial. A partir daí, estudar a oclusão dos modelos verificando interferências oclusais e também outras disfunções as quais podem estar Sobrecarregando as cavidades articulares temporo mandibulares tendo por consequência dores irradiada pelo núcleo do nervo Trigêmeo e musculaturas ativadas de forma incorreta.
Os analgésicos não vão eliminar o fator causal da Disfunção temporomandibular, por isso é muito importante um especialista avaliar o nível do seu quadro e então traçar um tratamento.
O tratamento é feito com a placa, porém se ela não for ajustada da forma correta e nos períodos corretos realmente ela não vai ter eficácia.
Procure um especialista em ATM de confiança para reverter seu caso.
Oi, em muitos casos o tratamento conservador para a DTM gera um conforto que não perdura ao longo do tempo. Caso isto esteja acontecendo sugiro que procures um Cirurgião Bucomaxilofacial que trate a ATM. Acredito que com o diagnóstico correto uma linha de tratamento seja desenvolvida até a resolução da causa do seu problema.
Fico à disposição.
Abração.
Primeiramente é necessăario um correto diagnóstico de sua condição. É preciso avaliar se a croniciidade de sua dor já sensibilizou seu sistema.nervoso central, o que exige outro tipo de abordagem. Também é preciso avaliar a sobreposição se outros problemas.
Na DTM articular pode ser necessàrio,em alguns casos, a lavagem de sua articulaçăo, para que produtos que levam à dor e inflamaçāo possam ser retirados.

Especialistas

Marcelo Vaz de Mello Cerqueira

Marcelo Vaz de Mello Cerqueira

Cirurgião buco-maxilo-facial

Belo Horizonte

Sabrina Guimarães

Sabrina Guimarães

Dentista

Belém

Júlio Leite

Júlio Leite

Cirurgião buco-maxilo-facial

João Pessoa

Amanda Scarpelli

Amanda Scarpelli

Dentista

Belo Horizonte

Kayo Costa Alves

Kayo Costa Alves

Cirurgião buco-maxilo-facial

Maceió

Leandro Contarini

Leandro Contarini

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 142 perguntas sobre Disfunção da ATM
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.