Disfunção da atm - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em disfunção da atm

Encontre um especialista em Disfunção da ATM na sua cidade:
Andréia Paula Costa

Andréia Paula Costa

Dentista

Curitiba

Viladimir Santiago

Viladimir Santiago

Dentista

Brasília

Viviane de Oliveira Rabelo

Viviane de Oliveira Rabelo

Dentista

Caldas Novas

Angela Figueiredo

Angela Figueiredo

Dentista

Petrópolis

Débora Riker

Débora Riker

Dentista

Santarém

Gisele Sichelero

Gisele Sichelero

Dentista

Passo Fundo

Perguntas sobre Disfunção da atm

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Disfunção da atm

oi, bom dia. Você pode procurar um dentista, especialista em DTM. Ele pode te dar orientações, prescrever alguma medicação, e propôr um tratamento para resolver sua situação. Se você é de Campinas…
3 respostas

oi, bom dia. Depende do grau de DTM que você tem, e do quanto você articula as ATMs (articulações temporo mandibulares) durante o canto. Por exemplo, bocejos muito amplos e longos, para quem…
3 respostas

Ola, não irá prejudicar com uso de aparelho ortodôntico, mas recomendo que procure um especialista em DTM para melhor avaliação e tratamento do seu problema na ATM.
3 respostas

Especialistas falam sobre Disfunção da ATM

O que é a DTM? DTM (disfunção temporo mandibular) é um termo coletivo que abrange várias situações clínicas, bastante comuns, que envolvem a musculatura da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Quais os sinais e sintomas da DTM? O quadro clínico de DTM é definido pelos seguintes sintomas isolados ou associados: Estalo articular, mialgia ( dor nos músculos da face) Artralgia ( dor articular) Cefaléia Dor na nuca e costas Desvio da mandíbula em sua abertura Abertura bucal limitada Dor de ouvido Zumbido Tontura Dor ao abrir e fechar a boca ou durante a mastigação Ranger de dentes

Daniel De Barros Itikawa

Dentista, Terapeuta complementar

Goiânia


existem vários sintomas para quem sofre de ATM e DTM : dor na face, estalos ao abrir e fechar a boca, tonteira, zumbido,dor de cabeça, boca travada e dor a frente dos ouvidos.Podemos tratar de várias maneiras , sendo em quase todos os casos de maneira conservadora e sem cirurgias

Ricardo Tanus Valle

Dentista

Belo Horizonte


Desordem Temporo-Mandibular (DTM) é a dor de cabeça originada de problemas na mastigação. A principal causa é muscular e começa com movimentos desnecessários da boca, como o apertamento dentário durante o dia. O masseter passa a trabalhar demais e os sintomas são cansaço ou dor para mastigar e ruídos na articulação (ATM).

O que é ATM? ATM significa “articulação temporomandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. A disfunção da ATM é chamada DTM. Como a fisioterapia pode ajudar? Estudos mostram que certas disfunções da ATM são tratadas de modo mais eficaz quando a fisioterapia é utilizada em conjunto com o tratamento feito pelo cirurgião dentista. A fisioterapia no tratamento das disfunções da ATM tem como objetivo minimizar a dor muscular e articular, a melhora da amplitude de movimento, a redução da inflamação, o fortalecimento e alongamento dos músculos mastigatórios, e a melhora dos estalidos e cliques da articulação.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


Disfunção da ATM é quando uma pessoa é acometida por dores faciais durante a mastigação. Geralmente, entre quadro é acompanhado de estalos nas articulações (Em Frente aos Ouvidos) e/ou limitação da abertura bucal. O tratamento da Disfunção da ATM ainda é muito controverso, sendo consenso, partir de medidas mais simples e reversíveis (Fisioterapia, Uso de Plaquinas) até medidas mais invasivas, como as cirurgias abertas.

Arlei Cerqueira

Cirurgião buco-maxilo-facial

Salvador


A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma alteração funcional da articulação que liga a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora) – a Articulação Temporomandibular (ATM). Pessoas com DTM podem sofrer de fortes dores de cabeça, dores de ouvido, dificuldades ao mastigar, estalos e limitação da abertura da boca. Além de causar dor, a DTM pode comprometer a mastigação, a deglutição e até mesmo a fala de alguns pacientes.

Leonardo Camargo

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Goiânia


Dentre os problemas que podem acometer a ATM, podemos citar: (1) deslocamento e deformação do disco articular; (2) doenças ósseas degenerativas (artrites, artrose, psoríase, osteoporose); (3) infecções bacterianas; (4) lesões patológicas como (cistos, tumores); (5) traumatismos e fraturas; (6) anquilose (ossificação da articulação que impede a abertura da boca); (7) luxação (condição em que a mandíbula desloca e trava). Cada um destes problemas possui um implicação particular, com sinais e sintomas característicos e que necessitam de um tratamento específico para cada condição.

Eduardo Varela Parente

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Florianópolis


A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. O tratamento, dependendo da etiologia (causa), pode variar desde terapia com medicamentos e placas miorrelaxantes até intervenções cirúrgicas como artroscopia (cirurgia por vídeo) e cirurgias abertas da ATM.

Julia Pimentel De Alcantara

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Articulação Temporomandibular (ATM) apresenta uma série de alterações. Quando as alterações são externas podem ser realizado tratamento conservado, porém quando as alterações são intra-articulares geralmente o tratamento é cirúrgico. Ao contrário do que se pensou por alguns anos, a ATM pode ser tratada de forma cirúrgica pouco invasiva e sem cicatrizes, para isso é necessário cirurgião preparado para o correto diagnóstico e manejo cirúrgico. Muitas vezes são necessárias as cirurgias para reposicionamento de disco (discopexia) e as cirurgias de reconstrução parcial ou total da ATM.

Marcos Adriano Da Silveira

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Disfunção de ATM é um termo que define as alterações articulares e musculares envolvendo a articulação da mandíbula com o osso temporal. Dada a sua complexidade funcional e anatômica, muitos são os problemas que podem decorrer de um mal funcionamento desta articulação, como dor e perda funcional. Podem ser agravadas por alterações sistêmicas (artrites, fibromialgia,etc) ,alterações funcionais dentárias(má-oclusão), pós cirurgias maxilo-mandibulares, sequelas de traumas de face, condições psicológicas, stress e o habito de bruxismo(ranger de dentes). O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, multiprofissional, devendo cada caso ser avaliado individualmente.

Denis Pimenta E Souza

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Paulo


As doenças e os transtornos da articulação temporo-mandibular são um grupo de condições patológicas que podem causar dor, dificuldade mastigatória entre outros sintomas. O sintoma mais comum do ATM é a dor; No entanto, algumas pessoas não sentem dor, mas têm problemas para usar os maxilares. Os sintomas específicos incluem: Dor facial Dor na articulação do maxilar e as zonas adjacentes, inclusive no ouvido Dor nas costas Incapacidade para abrir a boca sem moléstias Sons de estalo, salto ou chiado na articulação do maxilar Travado do maxilar ao tentar abrir a boca Dor de cabeça Mordida incômoda ou que se sente “fora” Inchaço do lado da cara, o pescoço ou o ombro

Claudio Fleig

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Muitos paciente me procuram com diversas dores faciais, sendo a DTM e Dor Orofacial uma especialidade tão carente ainda. Como Cirurgião bucomaxilofacial, diversos colegas me encaminhavam estes pacientes, sendo que uma pequena parcela destes pacientes de fato são para procedimentos cirúrgicos; e mesmo assim, raros são os casos que a primeira opção seja a cirurgia. Daí, acabei buscando esta especialização, a fim de tratar e entender melhor essa patologia, e tentarmos de uma forma mais direta explicar ao paciente seu caso e estabelecer um plano de tratamento.

Diego Limoeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As disfunções da ATM e Dores Orofaciais atingem mais de 40% da população. Dores musculares, dores de ouvido, dores e ruídos na articulação, dor de cabeça, são, entre outros, indícios de que você pode estar sofrendo de uma disfunção. Portanto, se você sente Dores faciais - Dor de cabeça - Dores no pescoço e ombros - Dores na articulação Temporomandibular - Dor ou zumbido no ouvido - Ruídos (clicks) da ATM - Mastigação dolorida - Limitação de abertura bucal - Bruxismo (ranger os dentes) e limitação da abertura bucal são, entre outros, indícios de que você esta sofrendo de uma doença ou disfunção da ATM.

A articulação temporomandibular (ATM) muitas vezes é acometida por algumas doenças ou disfunções. Seus principais sintomas são dor na abertura, fechamento e estalidos. O tratamento das DTMs envolve diversas terapias: medicamentos, placas de mordida, exercícios de fisioterapia, laserterapia, aplicação de bolsas de água quente, desorganização de pontos gatilho e nódulos musculares, etc. Em nosso consultório temos aparelhos de laser e de eletroestimulação (TENS) que colaboram neste tipo de tratamento.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Articulação temporomandibular, ou simplesmente ATM, é a nomenclatura da importante articulação responsável pela junção do crânio e da parte inferior do maxilar, e também é ela a engrenagem responsável por sua movimentação. A abertura e fechamento da mandíbula é um dos movimentos mais frequentes realizados pelo corpo humano, envolvendo a alimentação e a fonação das palavras. É exatamente por isso que qualquer problemas em seus músculos ou mau funcionamento da articulação mandibular acaba resultando no que chamamos de Disfunção Temporomandibular, ou simplesmente DTM.

Ronan Matheus Virgílio Da Silva

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Gonçalo

Agendar uma visita

A dor orofacial é um transtorno que atinge milhões de pessoas no mundo. Corresponde a um sintoma relacionado a inúmeras desordens, resultando em desconforto nas regiões das articulações têmporomandibulares, dores na cabeça e no pescoço. São freqüentes, ainda, estalos e zumbidos durante a abertura da boca. Entre as causas que contribuem para iniciar ou agravar os sintomas estão: tratamento dentário inadequado, traumatismos, problemas ortodônticos e estresse. Normalmente o tratamento é ambulatorial, envolvendo procedimentos simples. Em alguns casos, no entanto, há indicação de cirurgia articular, que pode ser feita por vídeo (artroscopia) ou aberta, conforme a indicação de cada caso.

Gustavo Campos

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Recife

Agendar uma visita

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação. Quais os sintomas? Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça, entre outros. Os tratamentos variam desde simples procedimentos clínicos ou ortodônticos que podem melhorar a oclusão, uso de placas miorrelaxantes e até procedimentos mais complexos, que envolvem cirurgias.

Marcio Roberto De Avila

Dentista

Curitiba


A articulação temporomandibular (ATM) funciona como uma dobradiça que liga o maxilar ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto. Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas. Existem muitas técnicas modernas, como a aplicação de toxina botulínica quando há problemas musculares, as placas de acetado em casos como o bruxismo, ou a cirurgia, usada em último caso, quando há deslocamento do disco ou necessidade de lubrificação.

Jouberth Carvalho Torres

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Gonçalo

Agendar uma visita

Vários sintomas podem indicar que você tem uma disfunção de ATM, ou seja, algum problema relacionado a esta articulação, bem perto do ouvido, ou aos músculos que a movimentam. Esta articulação nos permite falar, mastigar, sorrir, beijar... Dor ao mastigar, falar, movimentar a boca, dores de ouvido (aquela dor que levou você ao otorrino e não era nada), quebra de obturações, desgastes nos dentes, barulhos no ouvido, dor de cabeça... tudo isso pode ser resultado da Disfunção Temporomandibular.

A DTM pode ser de duas causas: Oclusal e funcional. Na primeira, o atendimento é multidisciplinar e o paciente é encaminhado para o dentista para retirada de um ciso, uso de aparelhos para DTM ou ortodônticos. No segundo a fisioterapia entra para desativar pontos de tensão (Síndrome Miofacial), ganho da abertura de boca, debelar a dor do paciente e reeducação postural retirando de forma eficaz a dor de cabeça sem causa e que não passa com nenhum remédio. Utilizamos alguns equipamentos que podem ajudar no tratamento que sempre depende de uma avaliação prévia minuciosa (inclusive de postura para ver se a causa de uma má postura não possa ser de disfunção do olho ou da boca).

Dentre as disfunções de ATM estão os deslocamentos do disco articular e as desordens inflamatórias e degenerativas não inflamatórias. Os sinais e sintomas encontrados são sensação de enrijecimento, dor, limitação e/ou deflexão abertura bucal, cansaço ao mastigar e falar, sons articulares e em casos mais graves alterações oclusais súbitas. O tratamento é feito após um correto diagnóstico, de maneira individual e única.

A disfunção da Articulação Têmporo-mandibular é conhecida pela sigla DTM. A ATM é responsável pelos movimentos de abertura e fechamento da boca. Está localizada próximo ao ouvido. Por isso, confunde-se muito com problemas auditivos. Tem como sinais/sintomas barulhos, crepitações, zumbidos, estalidos ao abrir e fechar boca. A dor também pode ser frequente na região das têmporas (acima das orelhas). Nesse caso, uma dor muscular. Essa dor por ainda irradiar para o fundo dos olhos, dando a sensação de algum problema com a visão. (Deve-se procurar o oftalmologista para descartar essa hipótese.) A DTM tem cura e podemos solucionar seu caso.

As disfunções das ATMs são bastante comuns em pessoas de todas as idades, causam dores articulares, cansaço muscular, dores de cabeça, dores de ouvido, estalidos e até mesmo zumbido. Essas disfunções podem demandar tratamentos distintos, podendo ser cirúrgicos, minimamente invasivos, apenas clínico ou uma combinação deles. Através do correto diagnóstico que deve ser feito por um profissional com experiência na área, é que se indica o tratamento mais efetivo, o erro no diagnóstico pode fazer com que o paciente opte por um tratamento que não proporcione uma melhora efetiva e permanente do quadro de dor.

Jucelio Freitas

Cirurgião buco-maxilo-facial

Caruaru


A articulação Temporomandibular conecta a mandíbula ao crânio. Essa articulação é similiar a tantas outras do nosso corpo e, assim como elas, susceptível a condições como: anquilose, artrite, deslocamentos. Caso tenha sintomas como dor de cabeça, redução da abertura e fechamento da boca, dor na mandíbula, dor durante a mastigação, procure um ortodontista capacitado nessa Disfunção para correto diagnóstico e tratamento.

Leticia Brito Barbosa

Dentista

São Paulo


A DTM, ou disfunção da articulação temporo-mandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar a funcionar adequadamente. Podendo causar, estalidos na ATM, dores de cabeça (na região lateral e posterior), dores em pescoço e ombros, dores no fundo de olho, dores e zumbidos nos ouvidos. O tratamento é feito com sessões de relaxamento e com o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser colocar entre os dentes para dormir. Nosso método de tratamento é altamente conservador, sem desgastes em dentes, sem aplicações ou infiltrações dentro das articulações temporo mandibulares, e sem prescrição de medicamentos.

André Luis Linhares

Dentista

Goiânia


Esse problema muito encontrado atualmente, até porque está bem relacionado ao estresse do mundo moderno, juntamente com perdas dentárias, dentre outros fatores. Esse tipo de problema se tratado em estágio iniciais tem grande possibilidade de controlar o caso.

Henrique Duarte

Dentista

Recife


ATM significa Articulação Temporomandibular e é a articulação que participa dos processos que necessitam da movimentação da mandíbula: fonação, mastigação/deglutição etc. Disfunção Temporomandibular (DTM) ou Disfunção da ATM é um termo coletivo que engloba um largo espectro de problemas articulares e musculares na região orofacial. Na maioria das vezes revela comprometimentos que se traduzem em dor ao mastigar ou abrir a boca, dificuldade em abrir ou fechar, sensação de travamento, dores de ouvido e/ou zumbido, mas requerem tratamentos simples, raramente necessitam de abordagens cirúrgicas ou invasivas.

Dentre as Disfunções da ATM, o Deslocamento de Disco com ou sem Redução, Osteoartrose e Osteoartrite, estão entre os mais frequentes entre os indivíduos que procuram tratamento. Esses indivíduos apresentam grande impacto em sua qualidade de vida devido a sintomas como dor, limitação de abertura de boca e ruídos articulares (estalos e crepitações), que podem acarretar não só em prejuízo funcional, mas até alterações de humor e sono. As abordagens terapêuticas podem ser conservadoras como medicamentos, placas oclusais e fisioterapia; minimamente invasivas como a Viscossuplementação e Artrocentese; e invasivas como a Artroscopia e Artroplastia.

Tatiana Foscaldo

Dentista

Rio de Janeiro


Pacientes com disfunção de ATM podem apresentar dores de cabeça, no pescoço, no ouvido e na face; dificuldade para abrir e fechar a boca e também ouvir estalos ao fazer esse movimento. Podem ocorrer por causas muscular ou articular. O exame clínico e complementares definirão o tratamento.

Naia Tonhá Almeida

Dentista

São Paulo


São problemas relacionados à Articulação Têmporo-mandibular e podem ter inúmeras causas, sendo necessário um diagnóstico preciso para se propor o tratamento mais adequado.

As artropatias que afetam a ATM podem causar diversos sintomas como dor, disfunção, estalos, dores de cabeça, etc. Mas não significa que todos os sintomas devem estar presentes juntos e ao mesmo tempo. Cada pessoa tem diferentes sintomas, e por isso, alguns não possuem, por exemplo, a dor. Desse modo, é fundamental identificar qual é a causa do problema, ou seja, qual é a origem da artropatia. Artropatias da ATM podem ter diversas origens como: infecção, traumatismo, autoimunidade, oclusal, neoplásica… E essas artropatias causam as disfunções na ATM e os diversos sintomas acima listados.

Edcléia Brandão

Dentista

Brasília


As desordens temporomandibulares (DTM) podem ser definidas como um conjunto de condições dolorosas e/ou não funcionais envolvendo os músculos da mastigação e/ou as articulações temporomandibulares. De forma resumida, o seu diagnóstico é feito através de ferramentas diagnósticas: questionário de sintomas (respondido pelo paciente) e formulário de exame físico (realizado pelo profissional). Quando necessário, são solicitados exames complementares e uma avaliação multidisciplinar. Alguns sinais e sintomas comuns à Disfunção de ATM: Dores de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos; dor ao bocejar, ao abrir a boca ou ao mastigar; um '"clique" ao abrir ou fechar a boca e zumbidos.

Leonardo Monteiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A dor faz parte de um sistema de alarme do nosso organismo, que nos avisa quando algo está errado. Pode ser de curta (aguda) ou longa duração (crônica). A Disfunção Temporo-Mandibular (DTM), é um termo que se refere às anormalidades dos músculos da mastigação, da articulação temporo mandibular (ATM) ou de ambos, as quais causam disfunção na mandíbula. Uma das queixas mais frequentes das DTM é dor em face, ouvido, fundo dos olhos, cabeça e pescoço. Ela afeta milhares de pessoas, de qualquer idade, sexo e raça, embora acometa principalmente pessoas da idade adulta, sob ação continua de stress. O tratamento na maioria dos casos é clínico e multidisciplinar.

Leandro Carlos Carrasco

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Ribeirão Preto


É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante.

Guilherme Nisizima

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo


Alguns tipos de má oclusão (mordida errada ), ou a perda precoce de muitos dentes podem levar ao quadro de disfunção de ATM que se caracteriza por dor na região do ouvido, estalo, zumbido, dificuldade em abrir a boca e desconforto na face.Para estes pacientes o tratamento ortodôntico é indicado com objetivo de corrigir a mordida restabelecendo a correta função mastigatória removendo o fator causador da disfunção. Na maioria dos casos o tratamento e complementado com o uso de placas miorrelaxantes de uso noturno.

Janine Gerber

Dentista

Joinville


As DTMs (disfunções temporomandibulares) são modificações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM). Estas articulações funcionam em dupla. Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos ou plenitude no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante. A oclusão dentária representa papel importante como fator predisponente que altera o sistema mastigatório, incrementando os riscos para desenvolver disfunção de ATM.

Pedro Henrique Faria Denofrio

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Paulo

Agendar uma visita

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são: Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas) diurnas; Dores no pescoço (coluna cervical); Dores de ouvido; Dor e pressão atrás dos olhos; Perda do sono ou dificuldade para dormir; Um “clique” (estalido) ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; Dor ao bocejar/ ao abrir muito a boca / ao mastigar; Ao abrir a boca ocorre (ou ocorreu) travamento ou deslocamento da mandíbula; Rigidez e sensibilidade nos músculos da mandíbula e cabeça;e Uma brusca alteração no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam

Fabrizio Albieri

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

As dores e disfunções nas articulações Temporomandibulares são de causa multifatorial, podendo estar associadas a fatores musculares e psicossomáticos, além do envolvimento articular. O diagnóstico correto baseado num exame clínico acurado e preciso, o uso de tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética das articulações Temporomandibulares são de fundamental importância para definir a conduta cirúrgica e/ou conservadoras (não cirúrgicas). Sintomas mais comuns: Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos; Um clique ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca, ao mastigar.

Leonardo Morais Godoy Figueiredo

Cirurgião buco-maxilo-facial

Petrolina

Agendar uma visita

DTM refere-se à a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, pescoço, ombros, braços, peito, abaixo das mamas, dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, entre outros sintomas. Tratamento: As principais modalidades de tratamento são: - Placas interoclusais; - Exercícios funcionais; - Calor úmido quente/frio; - Body feedback (percepção de hábitos nocivos); - Medicamentoso; e - Procedimentos clínicos variados

Guy Colitti

Dentista

São Paulo


As disfunções da ATM (DTM) são de origem multifatorial e, frequentemente, podem resultar de hiperatividade muscular ou por distúrbios anatômicos internos da articulação. Diversos sinais e sintomas podem estar presentes no indivíduo acometido pela DTM. Os sinais e sintomas são muito importantes para determinar a causa da DTM e orientar o tratamento a ser proposto. Os principais sinais e sintomas são: dor, cefaléia, fadiga muscular, limitação de abertura Bucal, crepidação, estalos e luxação mandibular. A cefaléia ou dor de cabeça é muito comum nos pacientes que sofrem de DTM. Na maioria das vezes, está associado ao Bruxismo e aos espasmos dos músculos da mastigação.

André Luís Bim

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Paulo

Agendar uma visita

Realizamos o tratamento das DTMs primeiramente através de um diagnóstico diferencial que é feito através de uma anamnese detalhada e direcionamos o paciente para terapias de tratamento conforme o diagnóstico de DTM muscular ( aplicação de Toxina Botulínica, Shiatsu, Placa Miorrelaxante, prescrição de Florais de Bach) ou DTM articular (aplicação de laser, Placa Miorrelaxante, Shiatsu, Florais de Bach) e mudança de estilo de vida para se atingir a qualidade de vida)

Trata-se de um conjunto de alterações que podem envolver: a articulação tempo-mandibular (ATM), a musculatura da mastigação e a oclusão (mordida). Pode também estar relacionado com alterações sistêmicas (artrite/artrose/fibromialgia), reumatológicas (reumatismo), autoimunes (Lupus) entre outras. O tratamento Multidisciplinar é fundamental para o sucesso e melhora do quadro do paciente. O cirurgião Bucomaxilo tem papel importante na condução do tratamento, estabelecendo por exemplo: uso de placas de mordida, aplicação de botox e indicação de cirurgias como Artrocentese (lavagem da articulação), Reposicionamento do disco (ancoragem do disco) e prótese total da ATM (casos severos).

Marcelo Rodrigues Santos

Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo


Disfunção de ATM esta dentro de um quadro aonde podemos considerar vários fatores como: - Morfologia e anatomia do sistema estomatognático. - Movimentos para funcionais, tais como: Bruxismo, apertamento,rangimento. - Próteses realizadas de forma incorreta, levando a interferências Oclusais. - Desarmonia Oclusal dos dentes, entre outros.

As Disfunções da Articulação Temporomandibular, popularmente conhecidas como DTM's são um grupo de doenças que acometem o sistema mastigatório, podendo ser divididas em alguns subgrupos, como: disfunções musculares, desordens intra-articulares, alterações de crescimento, sequela de traumas entre outros. O tratamento correto somente será possível à partir de um correto diagnostico, onde o Cirurgião Bucomaxilofacial, após um correto exame fisico e complementação com exames de imagem (caso indicado), lhe orientará frente à melhor opção terapeutica.

Romualdo Monteiro De Barros

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Cirurgião buco-maxilo-facial

São Paulo

Agendar uma visita

Mestre em DTM, e dor Orofacial. Disfunção da Articulaçao temporomandibular causam dores de cabeça, dores no ouvido, sensçao de cansaço. É necessario um correto diagnostico do paciente para s indicar uma correta terapia ao paciente. fazemos tratamento com agulhamento, termoterapia, tens, placas para bruxismo, entre outros-.

Sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela Ortopedia Funcional dos Maxilares: apneia do sono, buxismo (ranger de dentes, acomete 40% da população brasileira), apertamento diurno, estalos nas ATMs, dores de cabeça e na região cervical (pescoço), zumbido no ouvido, dor de ouvido. Mordida aberta, sobremordida, mordida cruzada, atresia dos maxilares, entre outras questões.

Quais profissionais tratam Disfunção da atm?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.