Porque vocês psicólogos e/ou psiquiatras acham que o bullying é predominante no ambiente escolar, ou seja, é praticado mais por crianças e adolescentes?
O praticamente de bullyng não tem uma idade específica, o que ocorre é que em crianças ou adolescentes por terem menos recursos de defesa são mais enfatizados os cuidados e danos psíquicos que podem ocorrer. Mas o adulto, idoso também podem sofrer.Porque o bullyng é um problema social, toda a sociedade está sujeita, enquanto não houver respeito pelo outro.
Gd abraço!
Denise

 Léssia Lavinne Lima Paiva
Léssia Lavinne Lima Paiva
Psicólogo
Aracaju
Faço minhas as palavras do colega Sandro de Souza Mesquita.

 Dirk Belau
Dirk Belau
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Deixando diferenças linguísticas de lado que, por exemplo, em inglês já não procedem, procuro adivinhar o motivo da sua pergunta. Pois tenho que assumir que você não sabe o quê está perguntando, mas isto, não posso imaginar.

A minha resposta é simplesmente sociológica. Falar de adolescentes está na moda, pois os pais se preocupam. Acho importante tambêm que nos outros ambientes onde o bullying é frequente, ou seja, no trabalho e na família, as hierarchias estão claras, e quem tem poder pode ser o bully sem ser considerado culpado salvo casos graves. Quantas crianças sofrem de bullying em casa e ninguém liga! Em casos de bullying horizontal, como acontece entre trabalhadores e entre irmãos, o bully costuma ser coberto pela autoridade. Não existe bullying horizontal num senso estrito, pois quando acontece, a autoridade competente não interveio como devia e deve ter motivos para isto. Na escola, no entanto a autoridade se mantêm afastada. Ai aparece o bullying. Mas é hipocrisia.

 Patrícia Martins
Patrícia Martins
Psicólogo
Belo Horizonte
Fala-se muito do bulling no ambiente escolar, pois é um dos ambientes onde a prática é mais frequente, porém não existe uma idade específica ou mesmo um ambiente específico para o bulling ocorrer.
Alguns podem ser muitos nocivos já outros nem tanto.

O bulling pode ser praticado em qualquer lugar e em qualquer idade e como falou o colega , este termo e mais utilizado para o ambiente escolar , tendo em vista que para os adultos o termo correto é assedio moral , sexual , preconceito . Crimes esse previsto em lei.

O anglicismo "bullying", também passível de tradução para "assédio", "intimidação", e que tem uma correspondência com a palavra "bulir", muito comum no nordeste do Brasil, representa, na sua origem em inglês ameaça ou efetivo dano a alguém mais fraco a fim de forçá-lo a alguma coisa. Nesse sentido, podemos ver que o "bullying" pode acontecer, e efetivamente acontece, em diversos outros contextos além do escolar, como no trabalho, na política, no ambiente militar em geral, etc.
Isto posto, creio que a impressão de maior incidência de "bullying" no ambiente escolar esteja ligada ao uso mais frequente deste termo nas mídias, sendo certo que o "bullying" entre adultos, por exemplo, costuma ser chamado de assédio moral.
De certo é que este é um problema frequente em diversos campos, e que deve ser enfrentado ao menor sinal.
Espero ter ajudado. Sempre às ordens.

Agradecendo sua pergunta, digo que seu comentário é muito pertinente. O bullying é um fenômeno presente também em outros cenários além da escola. Um funcionário, por exemplo, pode sofrer bullying por outros colegas de trabalho ou por um superior hierárquico. O bullying nada mais é que uma modalidade de violência física ou psicológica praticada de forma continuada. Na escola, os prejuízos são psicológicos e na aprendizagem. Cada caso de ocorrência de bullying merece intervenção e análise em todas as suas peculiaridades.

O homem é um ser político e social , o Bulling pode ocorrer em qualquer idade , ambiente e cultura , e se trata de uma perversão social abominável de prejuízo amplo individual e coletivo , com sérias consequencias e sequelas.

 Júlia Montazzolli Silva
Júlia Montazzolli Silva
Psicólogo
Curitiba
há também o fato de que no cenário escolar há maior vigilância, dos profissionais envolvidos e dos pais, bem como a importância das questões relativas à identidade e relacionamento com os pares na idade escolar. Abraço!

É uma questão de nomenclatura. Na vida adulta em ambientes de trabalho este mesmo fenômeno costuma ser chamado de Assédio Moral na literatura científica. Claro que o fenômeno no ambiente escolar e no trabalho tem suas peculiaridades, porém estamos falando do mesmo fenômeno.

Olá!
Bullying pode ocorrer em qualquer idade, infelizmente. Também pode ocorrer em diversos contextos sociais e não apenas na escola. Já tive casos nos quais os irmãos e família em geral praticavam bullying.
Acredito que as escolas estejam cada vez mais atentas à essa realidade, debatendo o tema, buscando caminhos educacionais para evoluirmos e alcançarmos relacionamentos mais saudaveis.
Talvez seu questionamento expresse visões mais isoladas.

Especialistas em Bullying

Aisllan de Paula Calado

Aisllan de Paula Calado

Psicólogo

Vitória

Cristiane Zulini

Cristiane Zulini

Psicólogo

Piracicaba

Luan Felipe Barbosa

Luan Felipe Barbosa

Psicopedagogo

Belo Horizonte

Juliana R.Costa Ouverney

Juliana R.Costa Ouverney

Psicólogo

Nova Friburgo

Leticia Silva Martins

Leticia Silva Martins

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Bullying

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.