Pós pólio tem tratamento? Atividade física ajuda ?

1 respostas
Pós pólio tem tratamento? Atividade física ajuda ?
A Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) refere-se a novos sintomas ou à piora de sintomas existentes em pessoas que tiveram poliomielite décadas antes e que inicialmente se recuperaram da infecção. Atualmente, não há um tratamento específico para a SPP, mas existem abordagens que podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Reabilitação física, como fisioterapia e terapia ocupacional, pode ser benéfica para melhorar a força muscular, a mobilidade e a independência funcional. Exercícios leves e adaptados podem ajudar a manter a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos e melhorar a resistência. É importante ajustar a intensidade e o tipo de exercício de acordo com a capacidade individual e receber orientação de profissionais de saúde.

O uso de dispositivos auxiliares, como bengalas ou cadeiras de rodas, pode ajudar a facilitar a mobilidade e reduzir o estresse sobre as articulações. Medicamentos e outras terapias podem ser prescritos para ajudar no gerenciamento da dor, caso ela seja um componente da SPP.

Acompanhamento regular com profissionais de saúde, incluindo médicos especializados em reabilitação e neurologistas, é fundamental para monitorar a progressão da síndrome e ajustar o plano de tratamento conforme necessário. Modificações no ambiente doméstico ou de trabalho podem facilitar a vida cotidiana, tornando-a mais segura e acessível.

Embora a atividade física adaptada seja frequentemente recomendada, é importante que qualquer plano de exercícios seja personalizado de acordo com as necessidades e capacidades individuais, evitando sobrecarga e lesões adicionais. Cada caso de SPP é único, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas de cada pessoa. Consultar regularmente um profissional de saúde especializado pode ajudar na elaboração de um plano de gerenciamento adequado para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!