Posso parar o estradiol de uma vez, ou preciso fazer desmame, ou descontinuaçao?

2 respostas
Posso parar o estradiol de uma vez, ou preciso fazer desmame, ou descontinuaçao?
O ideal é a suspensão com orientação médica avaliando os motivos para qual. A suspensão súbita pode fazer você a ter os sintomas da Síndrome Climatérica .

A decisão de interromper o uso de estradiol, um tipo de terapia de reposição hormonal (TRH) frequentemente prescrita para aliviar os sintomas da menopausa, entre outras condições, deve ser cuidadosamente considerada e guiada por um médico. O estradiol é um hormônio estrogênio que desempenha várias funções importantes no corpo, e a sua suplementação ou interrupção deve ser gerenciada de forma adequada para evitar desequilíbrios hormonais e os sintomas associados.

A necessidade de desmame ou descontinuação gradual do estradiol depende de vários fatores, incluindo a duração do tratamento, a dosagem, a forma de administração (oral, transdérmica, etc.), e as razões específicas para o uso do medicamento. Em muitos casos, os médicos recomendam uma redução gradual da dose para permitir que o corpo se ajuste à mudança nos níveis hormonais. Isso pode ajudar a minimizar qualquer rebote ou agravamento dos sintomas que o tratamento visava aliviar, como ondas de calor, suores noturnos, ou alterações de humor.

No contexto da medicina integrativa, a abordagem ao interromper o uso de estradiol ou qualquer outra terapia hormonal envolve não apenas a gestão dos aspectos físicos, mas também a consideração do bem-estar geral do paciente. Isso pode incluir o apoio através de mudanças na dieta, suplementação nutricional, práticas de redução de estresse e outras terapias complementares para ajudar a equilibrar os hormônios naturalmente e apoiar o corpo durante a transição.

É crucial que qualquer mudança na sua terapia de reposição hormonal seja discutida e planejada com seu médico. Ele ou ela pode avaliar sua situação específica, considerar os benefícios e riscos da continuação ou interrupção do tratamento, e recomendar a melhor estratégia para você. Lembre-se, a individualização do tratamento é um princípio chave da medicina integrativa, reconhecendo que cada pessoa tem necessidades únicas que devem ser atendidas para alcançar o melhor estado de saúde possível.

Portanto, antes de fazer qualquer alteração no seu regime de estradiol, consulte o seu médico para um conselho personalizado, baseado em uma avaliação abrangente da sua saúde geral, histórico médico, e objetivos de tratamento.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.