Posso pedir pra minha psicóloga me encaminhar pro psiquiatra? Ela nunca tocou no assunto de diagnóst

16 respostas
Posso pedir pra minha psicóloga me encaminhar pro psiquiatra? Ela nunca tocou no assunto de diagnóstico, mas me sinto pra baixo e estou numa situação da minha vida onde estou sem energia e vazia por dentro, sinto que apenas a terapia não ajudaria o suficiente
Sinto muito pela situação que está vivenciando! Apesar disso, que bom que está fazendo terapia e sendo acompanhada por um profissional da área. Sugiro que você converse com a sua Psicóloga sobre esse desejo. Ainda que, sua psicóloga não tenha trazido a temática para as suas sessões, todo processo terapêutico circunda os desejos do paciente. Neste caso, como você já aponta reconhecer a necessidade de um trabalho multidisciplinar, converse com ela sobre assunto e veja se a mesma possui indicações de profissionais para te passar. É de suma importância que todo trabalho na Saúde seja realizado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais comprometidos com a sua prática e com seus pacientes e, que você, como paciente se sinta acolhida. Caso o encaminhamento de fato ocorra, continue na terapia, pois é um trabalho conjunto! A medicação ajudará amenizar os sintomas, mas somente por meio da análise compreenderá e poderá elaborar a falta de energia e o sentimento de vazio. Se cuide! Abraços afetuosos!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Olá, acho que você pode levar essa questão pra sua relação com sua terapeuta, ou seja, você pode colocar isso pra ela, e juntos(a)podem discutir o que você tem sentido e a possibilidade da intervenção psiquiátrica. a terapia acontece quando as duas partes estão juntas implicadas no processo.
Sim, você pode certamente pedir à sua psicóloga que a encaminhe para um psiquiatra. É importante comunicar abertamente suas preocupações e sentimentos durante as sessões de terapia. Se você está se sentindo para baixo, sem energia e vazia por dentro, é fundamental buscar o suporte adequado para o seu bem-estar emocional e mental.

Diga à sua psicóloga como você está se sentindo e que sente que apenas a terapia pode não ser suficiente para lidar com suas dificuldades atuais. Ela pode então avaliar sua situação de forma mais abrangente e considerar se um encaminhamento para um psiquiatra seria apropriado para complementar o trabalho terapêutico.

Lembre-se de que é importante cuidar da sua saúde mental de maneira integral, e isso pode envolver diferentes profissionais de saúde mental trabalhando juntos para oferecer o melhor suporte possível para você.
Olá boa tarde. Procure se abrir com sua psicóloga, com relação às suas dúvidas e necessidades. Esse é o fundamento de uma relação terapêutica.
Um abraço!
É fundamental compartilhar seus sentimentos e preocupações com sua psicóloga. Ao fazê-lo, vocês podem colaborar para construir um plano de tratamento que atenda às suas necessidades. Se necessário, sua psicóloga pode oferecer um encaminhamento para um psiquiatra, que pode auxiliar na avaliação de sua situação e discutir opções de tratamento adicionais, incluindo a possibilidade de medicação. Trabalhar em conjunto com sua psicóloga e, se aplicável, com um psiquiatra, pode proporcionar o suporte necessário para ajudá-la a superar os desafios que está enfrentando e melhorar sua saúde mental.
Registro que esta é uma visão geral e que respeito a conduta da minha colega, ao mesmo tempo que solidarizo com seu sentimento.
Olá! Imagino como você deve estar se sentindo...
Se você percebe que apenas a terapia não está sendo suficiente para cuidar desse sofrimento, é importante discutir com a sua terapeuta a sua vontade de buscar a avaliação e tratamento com um psiquiatra. A relação terapêutica deve ser pautada na confiança e na abertura para colocar suas necessidades, pontos de vista e preocupações. Assim, deve ter espaço para discussões como essa.
Olá! Lamento por esse momento delicado que você está passando. E, sim, o espaço de uma psicoterapia pode ser falado sobre o que quiser, inclusive abrir o diálogo para essa sua vontade de pedir encaminhamento para psiquiatra.
Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Você pode conversar com sua psicóloga sobre como tem se sentido e expressar seu desejo de ser encaminhado para um psiquiatra. É importante ser aberto e honesto sobre suas preocupações e necessidades durante as sessões de terapia. Sua psicóloga está lá para explorar as opções disponíveis, incluindo uma possível avaliação psiquiátrica, se ela achar que pode ser benéfica para você. Seja sincero e confie no processo terapêutico para encontrar a melhor maneira de ajudá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Você pode e deve conversar com sua psicóloga sobre ir a uma ou um profissional de psiquiatria, se sente essa necessidade. Será proveitoso para o possível encaminhamento, assim como para dialogarem sobre essa sensação de que a terapia não está suficiente. De qualquer modo, a escolha por ir a profissional de psiquiatria é excöusivamente sua, embora compartilhar sobre em psicoterapia pode ser muito bem-vindo para o processo analítico, psicoterápico.
Olá! Sim... converse com sua psicóloga, descreva seus sentimentos, tire dúvidas, principalmente se a medicação seria necessária no momento. A psicóloga poderá realizar o encaminhamento ao psiquiatra se julgar necessário.
Olá. Pode e deve. Leve essa questão para sua sessão para que juntas possam avaliar a necessidade do trabalho conjunto com psiquiatra. Considero relevante também que conversem sobre a questão do diagnóstico e qual importância esse tema tem ocupado em sua vida!
Boa noite!
Em seu relato não menciona há quanto tempo está em tratamento,pois isso pode estar influenciado a "falta" de diagnóstico,isto é, se sua psicóloga te acompanha há pouco tempo não é prudente já estabelecer um diagnóstico. Em relação a sua baixa de energia e desejo em consultar um psiquiatra podem ser discutidos em sessão a qualquer momento,além de você também tirar dúvidas sobre o alcance e limitação da psicoterapia.
Depois disso,se continuar desconfortável com a atual profissional sugiro comunicar isso a ela e procurar um novo profissional.
Olá! Acho muito pertinente você levar essa questão para ela. Algumas vezes ela pode sugerir aumentar o número das consultas, invés de encaminha lo para psiquiatria. É muito importante que os sintomas sejam levados para terapia e muitas vezes a medicação excessiva, faz com que a queixa não se apresente na terapia, compromentendo dessa forma o tratamento psicológico. Um forte abraço
Acredito que seja importante você buscar se abrir com sua psicóloga, manifestando seu desejo. É fundamental para o processo terapêutico que haja confiança e liberdade entre ambas as partes para que você possa externar seus sentimentos. A associação da psicoterapia com o auxílio de um psiquiatra pode ser muito eficaz.
Olá, Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, você pode solicitar esse encaminhamento e será importante conversar com sua psicóloga sobre essa necessidade que está sentindo. Dessa forma, juntos podem chegar a uma definição do que é melhor a ser feito neste momento do seu processo de desenvolvimento psicológico.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Sim, você pode pedir à sua psicóloga um encaminhamento para um psiquiatra, especialmente se estiver se sentindo para baixo, sem energia e vazio por dentro. Embora a terapia possa ajudar, a avaliação e o tratamento médico podem ser necessários em certos casos. Comunique seus sentimentos à sua psicóloga durante uma sessão para obter o encaminhamento adequado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!