Posso tomar pyridium, e ficar 12 horas sem amamentar? Mesmo assim é contra indicado ?

2 respostas
Posso tomar pyridium, e ficar 12 horas sem amamentar? Mesmo assim é contra indicado ?
Dr. Vinicius de Borba Marthental
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
O Pyridium (fenazopiridina) é um analgésico urinário utilizado para alívio sintomático da disúria, comum em infecções do trato urinário e irritações vesicais. No entanto, seu uso durante a amamentação deve ser avaliado com cautela, pois não há estudos conclusivos sobre sua excreção no leite materno e possíveis efeitos no lactente.

A recomendação geral é evitar seu uso durante a amamentação ou, se necessário, adotar uma estratégia de suspensão temporária da amamentação. O período de 12 horas sem amamentar pode reduzir a exposição ao bebê, mas a segurança dessa prática não é garantida devido à meia-vida da medicação e à possibilidade de metabólitos ativos persistirem no organismo.

Diante dessas considerações, é essencial uma avaliação individualizada para definir a melhor abordagem terapêutica, levando em conta a gravidade dos sintomas, alternativas seguras e a necessidade de ajustes na amamentação. Recomendo que agende uma consulta para uma orientação mais detalhada e segura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael Haddad Astolfi
Urologista, Cirurgião geral
São Paulo
O Pyridium (fenazopiridina) é contraindicada durante a amamentação, pois pode passar para o leite e afetar o bebê, com risco de anemia hemolítica. Mesmo aguardando 12 horas, ainda pode haver resquícios no organismo, e não é considerado seguro.

Existem alternativas seguras para dor urinária em quem está amamentando. O ideal é passar comigo para uma avaliação completa e escolhermos juntos a melhor opção para o seu caso, com segurança para você e seu bebê.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 490 perguntas sobre Pyridium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.