Posso tomar sibutramina e beber álcool? Devo esperar quanto tempo?

5 respostas
Posso tomar sibutramina e beber álcool? Devo esperar quanto tempo?
Dr. Celso Coelho de Carvalho
Médico clínico geral, Generalista
São Paulo
Não pode fazer uso de bebida alcoólica.
Entre em contato com seu médico que prescreveu a sibutramina para o mesmo lhe auxiliar e para avaliar os riscos no seu caso específico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Moser
Generalista, Médico clínico geral
Itajaí
Olá!

O uso de sibutramina junto com álcool não é recomendado, pois pode aumentar os efeitos colaterais da medicação, como alterações na pressão arterial, frequência cardíaca e no sistema nervoso central. Além disso, se o objetivo do tratamento é a perda de peso, o consumo de bebidas alcoólicas pode atrapalhar, já que são calóricas e não proporcionam saciedade, podendo levar ao consumo excessivo sem perceber.

Para garantir um tratamento seguro e eficaz, o ideal é conversar com um médico, que poderá avaliar seu caso e orientar a melhor forma de conduzir o uso da medicação. Se precisar, podemos agendar uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas e conversar sobre as opções disponíveis de tratamento para o seu caso!
Dra. Mariana Cordeiro Vianna
Generalista
Curitiba
Olá! Olha, o ideal, na verdade, é não ingerir bebida alcoólica concomitantemente ao uso de sibutramina, uma vez que o objetivo de perda de peso pode acabar prejudicado pelas calorias provenientes da própria bebida ingerida. No entanto, em bula não há contraindicação formal a esta associação ou mesmo descrição de possíveis efeitos colaterais. Ainda assim, cada indivíduo reage de maneira diferente e, por esse motivo, sugiro evitar essa associação, tudo bem? Qualquer dúvida fico à disposição!
A combinação de **sibutramina com álcool não é recomendada**, e há alguns motivos importantes para isso:

1. **Risco aumentado de efeitos colaterais neurológicos e cardiovasculares**
A sibutramina atua no sistema nervoso central, aumentando os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina, o que pode causar **aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial**. O álcool, por outro lado, tem efeito depressor no sistema nervoso central e **pode potencializar efeitos colaterais como tontura, taquicardia, dor de cabeça, agitação ou sonolência**.

2. **Comprometimento do autocontrole alimentar**
Um dos objetivos da sibutramina é ajudar no controle do apetite. O álcool tende a reduzir a inibição e aumentar a vontade de comer, especialmente alimentos mais calóricos, o que pode anular o efeito terapêutico do remédio.

3. **Sobrecarga hepática**
Tanto o álcool quanto a sibutramina são metabolizados pelo fígado. O uso conjunto pode sobrecarregar o metabolismo hepático, especialmente em pessoas com esteatose hepática, obesidade ou uso prolongado.

**Se for consumir álcool, o que fazer?**
– Idealmente, **evite o consumo durante o tratamento com sibutramina**, mesmo em pequenas quantidades.
– Se ainda assim for beber, aguarde **pelo menos 24 horas após a última dose da sibutramina** antes de consumir álcool, para reduzir riscos.
– E nunca tome a sibutramina **no mesmo dia** em que consumir bebidas alcoólicas.

**Resumo prático:**
Sibutramina e álcool **não devem ser usados juntos**. Se houver necessidade de fazer uso ocasional de álcool, aguarde um intervalo de **pelo menos 24 horas** entre a última dose do remédio e a bebida. Mas o mais seguro é manter o tratamento contínuo e evitar o álcool durante esse período.

Se quiser orientação segura sobre controle de peso, medicamentos e ajustes no seu plano de saúde, estou à disposição para te atender. Agende sua consulta comigo. Será um prazer cuidar de você.
Dra. Ana Lucia Campos Nese
Médico do esporte, Médico de emergência, Generalista
Peruíbe
A sibutramina é um medicamento utilizado no tratamento da obesidade, atuando no sistema nervoso central para aumentar a saciedade e estimular o gasto energético.

O álcool não deve ser consumido junto com a sibutramina, pois pode potencializar efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, taquicardia, palpitações, tontura e risco cardiovascular. Além disso, tanto o álcool quanto a sibutramina atuam no sistema nervoso central, podendo causar interações que reduzem a segurança do tratamento.

Não existe um “tempo seguro” estabelecido para misturar sibutramina e bebida alcoólica. A recomendação médica é evitar completamente o consumo de álcool durante todo o período de uso da sibutramina.

Se houver ingestão acidental de álcool, é importante observar sintomas como palpitações, dor de cabeça intensa, aumento da pressão ou mal-estar, e procurar atendimento médico caso esses sinais apareçam.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1136 perguntas sobre Azitromicina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.