Possuo Transtorno de Personalidade Borderline, essa doença afeta minha cognição, mais especificamente

3 respostas
Possuo Transtorno de Personalidade Borderline, essa doença afeta minha cognição, mais especificamente minha inteligência ? E se tratando de concursos públicos posso ser impedida de assumir?
Alterações cognitivas e alterações de coeficiente de inteligencia não fazem parte dos sintomas característicos do transtorno de personalidade borderline, ou qualquer outro transtorno emocionalmente instável. Isto não exclui a possibilidade de que o paciente tenha alguma comorbidade. Esta poderia sim influenciar sua parte cognitiva (ex: depressão maior, TDAH e TAB). As medicações, dependendo da classe e da dose também podem afetar a parte cognitiva, e devem ser analisadas com seu medico. No geral, os pacientes tem juízo critico e podem ter bons desempenhos laborais e intelectuais. Logo, não ha impedimento para assumir concursos. Casos mais graves causam tanta desorganização na vida do paciente, que podem impedir que a pessoa consiga estudar e manter bins relacionamentos pessoais, o que pode dificultar a escolha de seu trabalho

Não afeta a parte da inteligência da cognição ou a capacidade de trabalhar ou assumir concurso, mas geralmente vai representar dificuldades no convívio com as pessoas e dificuldade de amnistrar situações e emoções, sendo recomendado psicoterapia de longo prazo e foco em se manter produtiva. De modo a reduzir essas dificuldades
Espero que você já tenha assumido seu concurso, pois ser portador de um transtorno mental não te impede de tomar posse em nenhum concurso público. O que as vezes pode ocorrer é no edital solicitar um atestado de sanidade mental, daí você estando com a doença controlada e com sua autonomia laboral nos trilhos, você poderá adquirir o atestado do seu PSIQUIATRA dizendo que você está apta a assumir o cargo.

É extremamente importante você ter sua vida funcional, social e laboral presentes no seu processo de tratamento, isso vai te manter com a autoestima melhor, você estará confiante e sabendo que vai conseguir ser que você sempre foi.

Lute por suas conquistas.
Saúde na cabeça sempre