Pressão emocional pode durar mais de um dia ou alguns dias? Minha mãe ontem presenciou uma cena da t

2 respostas
Pressão emocional pode durar mais de um dia ou alguns dias? Minha mãe ontem presenciou uma cena da tia dela desmaiando pois a pressão baixou demais aí ela teve um choque muito grande achando que ela estava morrendo. Chegando ao hospital a pressão dela estava 22x12. Deram medicamento e baixou pra 19x10 e o médico disse que ela fosse pra casa pois tinha sido o choque e ela tem síndrome do jaleco branco. Chegando em casa baixou mais um pouco e ela dormiu. Quando acordou eu fui olhar novamente e estava 20x10. Levei novamente ela ao hospital e deram mais remédios saímos lá de madrugada. Hoje fui olhar novamente e estava alta de novo mesmo sem ela sentir nada. Vejo só que ela as vezes fica com cara de choro ela só me falou que foi muito forte a cena que ela viu. Só que fico preocupado pq essa pressão fica subindo. As vezes só de pedir pra verificar ela já sente o coração acelerar. Isso é normal?
A Hipertensão arterial é uma doença degenerativa associada a idades maiores que 40 anos, que acomete 3 em cada 10 adultos no Brasil. então podemos estar falando de duas situações superpostas: hipertensão arterial primária e ansiedade. Marque cnsulta com um clínico geral ou um cardiologista inicialmente. Passe a anotar numa caderneta a pressão arterial de sua mãe em casa, em horários fixo, como antes do café da manhã, e antes de dormir, para apresentar para o clínico. Se for necessário o clínico pode receitar um ansiolitico em associação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!

Sim, o impacto emocional pode durar mais de um dia e influenciar a pressão, mas os valores que você relatou são altos e não devem ser atribuídos apenas ao choque emocional (pode ser que ela já tenha alguma hipertensão de base). É importante manter acompanhamento médico próximo para garantir a segurança dela. Ela vai precisar se consultar com um cardiologista e um psiquiatra.
Até mais!

Especialistas

Patricia Ribas

Patricia Ribas

Médico de família, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Leane Dhara Dalle Laste

Leane Dhara Dalle Laste

Médico clínico geral, Generalista, Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Francisco Aparecido Moreira Silva

Francisco Aparecido Moreira Silva

Pediatra, Intensivista

Osasco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 366 perguntas sobre Atendimento para esclarecimentos e dúvidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.