Prezados(as) Doutores(as): Existe algum remédio homeopático para possível prevenção ou minimizar

11 respostas
Prezados(as) Doutores(as):

Existe algum remédio homeopático para possível prevenção ou minimizar os efeitos do Covid-19. O Arsenicum album 30CH poderia ser utilizado especificamente para esta pandemia? Desde já agradeço atenção
Olá. Não há nenhum remédio, nem homeopático nem alopático para prevenção de SARS-COV2 com evidências que permitam a recomendação na atual situação.

Na Homeopatia não trabalhamos com remédios específicos para cada doença, mas procuramos encontrar um medicamento , que cubra as principais características do paciente, de uma forma global, pois desta maneira poderemos estimular o seu sistema de defesa a reagir contra o agente agressor, levando a melhora do seu quadro.
Prescrevo o Arsenicum album nos casos que preenchem o perfil do paciente.
A Homeopatia trata o indivíduo no seu mental, emocional e fïsico: o medicamento é resultado dessa pesquisa.
Sim, a Homeopatia tem.como atuar beneficiando pessoas vulneraveis ou acometidas por patologias em.situacoes de epidemia, por meio do estudo e analise dos sintomas apresentados pelas pessoas doentes e a partir daí identificar um medicamento ou um conjunto de medicamentos que possam beneficiar as populações ou comunidades, preventivamente ou até na recuperação dos doentes
Na literatura médica homeopática ha relatos de pesquisas clínicas desta estratégia de atuação que se chama " gênio epidemico" , porém aqui no Brasil ainda não houve um estudo ou resultado de estudos de consistência clínica feitos com pessoas acometidas pelo Covid19, que nos permita aplicarmos com segurança e eficácia algum medicamento para a nossa população até este momento
A Recomendação de Arsenicum album 30CH vem do Ministério AYUSH (Índia, órgão vinculado ao Ministério de Saúde Indiano) a partir de uma reunião entre médicos homeopatas indianos. Porém, no Brasil não se sabe se o Covid-19 terá o Gênio epidêmico de Arsenicum album, por isso estão sendo desenvolvidos trabalhos para avaliar qual será o melhor remédio. No momento como hipótese além do Arsenicum, estão sendo vinculadas fórmulas homeopáticas, e teve outro estudo entre um Homeopata indiano (Rajan Sankaran) com o Irã, onde estão indicando Camphora 1M 1x ao dia por 2 dias preventivamente. Mas novamente, não sabe ao certo se isso será a realidade no Brasil, e a melhor conduta a adotar é o isolamento social com medidas higiênicas.
ESTAMOS TRABALHANDO MUITO COM MÉDICOS HOMEOPATAS DO MUNDO INTEIRO PARA ACHAR O QUE CHAMAMOS DE ¨GÊNIO EPIDÊMICO¨ . PARA O COVID19.
CERTAMENTE A MEDICINA HOMEOPÁTICA BRINDA AOS PACIENTES COM UMA MELHOR IMUNIDADE
Olá, a homeopatia tem sido citada e medicamentos indicados. Existem já alguns pacientes com tratamento associado de medicina alopatica e homeopatia . Todos com diluição abaixo de 12 ch
Contemplando alguns dos argumentos prévios e atualizando-os: Recentemente a AMHB publicou um estudo preeliminar recomendando o Arsenicum album como possível Gênio Epidêmico (GE) para a fase inicial da doença em sua forma mais geral... Este remédio, assim como a Camphora, tem sido muito utilizado na Índia como medida de Saúde Pública - onde o Sr. Sankaran, famoso homeopata da atualidade, foi contratado pelo Governo para auxiliar no manejo da crise. Entretanto, o remédio em questão não tem coberto as formas graves da doença - o que, de acordo com Samuel Hahnemann, deveria ser contemplado na seleção do remédio homeopático para a Epidemia. Por enquanto, as alternativas terapêuticas todas (alopáticas e homeopáticas) encontram-se em fase de estudo e não há consenso nem mesmo acerca da Cloroquina (alopática). Já a China (homeopática, aparece como um remédio "mais fraco" na repertorização homeopática, podendo ser utilizada em casos fortemente sintomáticos conforme consta no Organon da Arte de Curar, § 244). Outro aspecto importante é que as intervenções populacionais quaisquer que sejam, dificilmente terão o alcance desejado, considerando a mortalidade em torno de 5% na população em geral. Pelo método científico-estatístico atual, dificilmente se construiria uma amostra que tivesse replicabilidade para mais de 95% dos casos; e a mortalidade desta doença fica um pouco abaixo disso... Então a Hidroxicloroquina, China ou "placebo", terão uma efetividade máxima de 95%, e a mortalidade ficará igual! Observamos, por Estudos anteriormente publicados do GEHSP, que a China officinalis, princípio ativo da Hidroxicloroquina, foi utilizado com bastante eficácia nos casos de dengue, malária e febres intermitentes - com efeito de proteção de até 94% em alguns casos, como na Campanha de homeoprofilaxia para DENGUE em Iporã-GO (DARUICHE, 2012). Há que se observar ainda que há grande mutabilidade do suposto agente morbífico do COVID-19 gerando uma certa variabilidade na apresentação clínica da moléstia; assim, escolha do GE deverá contemplar as os sintomas e características da população da região em que se pretende aplicar o remédio. Talvez, o GE encontrado na Índia venha a ser diferente do obtido pelos sintomas dos pacientes em algumas partes do Brasil, onde temos encontrado formas graves em indivíduos mais jovens e algumas peculiaridades que talvez não fossem encontradas lá naquela população. Considerando os trabalhos de Samuel Hahneman acerca do acima exposto e das Doenças Crônicas (HAHNEMANN, S. The chronic diseases: their peculiar nature & their homeopathic cure. New Delhi: B. Jain; 2005) é consenso entre os Homeopatas (e Alopatas) de que o acompanhamento médico especializado, individualizado e focado no tratamento e compensação do indivíduo e de suas Doenças Crônicas será a forma mais segura da Humanidade enfrentar esta Epidemia - visto que a morbimortalidade é mais grave nas infecções (ocasionais?) pelo Coronavírus em indivíduos do chamado Grupo de Risco. Por fim, deve-se assegurar que qualquer intervenção terapêutica, principalmente neste cenário de crise com potencial colapso dos Sistemas de Saúde, tenha Acompanhamento Médico Especializado com orientações e contatos mais frequentes. Utilizar-se dos meios disponíveis como a Telemedicina torna-se então uma alternativa viável para elucidação de dúvidas e minimização de "fantasias" acerca de algo que a Humanidade já viu antes e através do que deverá Evoluir!
Sim! Não vai prevenir de ter o contato , não vai prevenir de ter o vírus, mas previne de ter e manifestar os sintomas do vírus , o medicamento homeopático auxilia o organismo a combater os efeitos que o vírus cá Sá no organismo!
caro amigo, nenhum medicamento homeopatico poderá combater esta virose se o sistema imunologico do paciente estiver comprometido. Isto poderá ajudar a pessoa a piorar e dependendo do quadro a homeopatia pode ajudar a pessoa a morrer mais cedo. Se o paciente tiver uma boa resposta imunológica um conjunto de remedios homeopáticos podem ajudar a pessoa se recuperar mais rápido. Dificilmente apenas um remedio homeopático será usado.
Nas epidemias e pandemia, sempre procuramos o gênio epidêmico da doença em questão, que é um remédio homeopático que cobre todos ou a maior parte dos sintomas patognomonicos da enfermidade. Infelizmente, o COVID 19 não tem um padrao sintomático, o que dificulta um tratamento preventivo ou curativo.