Probióticos realmente ajudam no emagrecimento e intestino?

3 respostas
Probióticos realmente ajudam no emagrecimento e intestino?
Eles equilibram a flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes e reduzem inflamação. Isso pode impactar positivamente no peso e na saúde geral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Évelyn  Melo
Nutrólogo, Médico clínico geral
Goiânia
Sim, probióticos podem ajudar tanto na melhora da saúde intestinal quanto no processo de emagrecimento, pois equilibram a microbiota, melhoram a digestão e o metabolismo, e influenciam na regulação do apetite e absorção de nutrientes. No entanto, o emagrecimento com probióticos não é uma "solução mágica" e precisa ser combinado com uma dieta saudável, exercícios físicos e um estilo de vida saudável para ter resultados eficazes.
Dra. Tácia Adriana Florentino
Nutrólogo, Médico de família
João Pessoa
Olá, os probióticos são micro-organismos vivos — geralmente bactérias — que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde, especialmente ao intestino.
Eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, que tem papel fundamental na digestão, absorção de nutrientes, regulação do sistema imunológico e até no metabolismo energético. A microbiota intestinal influencia no armazenamento de gordura, no apetite e na inflamação do organismo. Os probióticos também podem melhorar o trânsito intestinal, reduzindo gases, estufamento e auxiliando no tratamento de algumas condições que interferem o processo de emagrecimento, como a disbiose intestinal e a síndrome do intestino irritável.
Mas é importante lembrar: Nem todo probiótico é igual — os efeitos dependem da cepa, dose e tempo de uso; O ideal é que a escolha seja feita individualmente, de acordo com os sintomas e necessidades de cada pessoa; Os probióticos não substituem hábitos saudáveis.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.