Prolapso da valva mitral com insuficiência de grau discreto e insuficiência tricúspide de grau discr

3 respostas
Prolapso da valva mitral com insuficiência de grau discreto e insuficiência tricúspide de grau discreto são problema considerados graves? Há alta taxa de mortalidade relacionada a esses problemas?
Bom dia. O prolapso de valva mitral pode causar problemas mais graves na válvula em aproximadamente 10% doas casos, mas este processo é bastante lento. Realizar ecocardiograma anual já é suficiente para o acompanhamento da válvula. A insuficiência tricúspide discreta é uma alteração comum, encontrada mesmo em pessoas saudáveis, e na enorme maioria das vezes não causa nenhum problema ou restrição na vida do paciente. Sugiro agendar consulta com cardiologista para melhor avaliação do caso. A consulta é necessária para colher uma história clínica, conhecer sua saúde geral, te examinar, dar as informações corretas e realizar a prescrição específica para o seu caso. Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marçal Roumow
Cardiologista
São Paulo
Olá! Tudo bem? A regurgitação mitral e/ou tricúspide ocasionando refluxo de grau discreto pode estar associada apenas com irregularidades no tecido valvar presentes em muitas pessoas e sem relação com o prolapso propriamente dito, nesse caso não se espera uma piora ao longo do tempo, pois se trata de algo fisiológico (normal) tendo um caráter benigno.
Entretanto essa regurgitação também pode estar relacionada com um fechamento valvar incompleto em decorrência de prolapso valvar, nesses casos há uma chance de baixa (2-7%) de aumento no grau da regurgitação ao longo do tempo, o que justifica um acompanhamento clínico especializado para monitoração e correção (cirúrgica) caso necessário. As consultas de seguimento devem ser agendadas periodicamente conforme grau atual de regurgitação, sintomas clínicos etc. Att.
Dr. Marco Tulio Souza
Cardiologista, Médico clínico geral
Campinas
Bom dia. A principio estas alterações são relativamente comuns de vermos nos exames de ecocardiograma (ultrassom do coração), e de grau discreto não denota gravidade. Há sempre a necessidade de acompanhamento cardiológico especializado periódico.

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Nelson Felipe Andrade

Nelson Felipe Andrade

Cardiologista

São João Dos Patos

Liliana Valadares

Liliana Valadares

Cardiologista

Salvador

Vitor Endo Daher

Vitor Endo Daher

Cardiologista

Atibaia

Guilherme Reissig Pereira

Guilherme Reissig Pereira

Cardiologista, Internista

Porto Alegre

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 337 perguntas sobre Doença valvular cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.