Protovit pode escurecer as fezes? Ficar parecendo q tem sangue nas fezes

Protovit pode escurecer as fezes? Ficar parecendo q tem sangue nas fezes

9 respostas


Não. Se tem esta impressão consulte seu pediatra de confiança. Abraço

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa noite. A coloração do Protovit é amarela, não escurece as fezes. Seu bebê está usando sulfato ferroso? Porque o sulfato ferroso pode sair uns “grumos” marrom escuro nas fezes, pode confundir com sangue. Sugiro que você fotografe e mostre ao pediatra que acompanha seu bebê, pois se for sangue, deve ser investigado e tratado.


Não, procure o pediatra de sua confiança!

Dra. Bruna Moreira

Dra. Bruna Moreira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Protovit é um suplemento vitamínico que contém diversas vitaminas e minerais essenciais para o organismo, como as vitaminas A, D, C, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, entre outros. Geralmente, esse tipo de suplemento não causa mudanças significativas na cor das fezes. No entanto, é importante lembrar que a cor das fezes pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo a dieta, a presença de alimentos pigmentados, medicamentos e a saúde gastrointestinal em geral. A cor normal das fezes varia de marrom a verde-oliva, e mudanças temporárias na cor não são necessariamente motivo de preocupação. Se você notou que suas fezes estão escuras e parecendo conter sangue, é essencial buscar avaliação médica o mais rápido possível. Fezes escuras podem ser um sinal de sangramento gastrointestinal, que pode ter diversas causas, como úlceras, hemorroidas, pólipos, entre outras condições. Somente um profissional de saúde pode realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado, se necessário. Nunca ignore alterações na cor, textura ou cheiro das fezes. Se você estiver tomando algum suplemento ou medicamento e notar mudanças nas fezes, informe seu médico sobre isso durante a consulta. Sempre é importante buscar orientação médica para investigar qualquer alteração no funcionamento gastrointestinal e garantir a sua saúde e bem-estar.


O Protovit é um suplemento multivitamínico que contém uma combinação de vitaminas essenciais. Normalmente, não é conhecido por causar escurecimento das fezes. No entanto, é importante considerar algumas possibilidades: Suplementos de Ferro: Se o Protovit ou outro suplemento que você está tomando contém ferro, ele pode causar escurecimento das fezes. Isso é um efeito colateral comum de suplementos de ferro e geralmente não é motivo de preocupação. Corantes: Alguns suplementos contêm corantes ou outros aditivos que podem alterar a cor das fezes. Outros Alimentos ou Suplementos: A ingestão de certos alimentos ou outros suplementos pode também resultar em uma mudança na cor das fezes.

Miriam Aguiar

Miriam Aguiar

Nutricionista

Curitiba

Agendar consulta

Pode sim

Dra. Claudia Azevedo

Dra. Claudia Azevedo

Nutricionista

São Gonçalo

Agendar consulta

Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.

Rachel Franco

Rachel Franco

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Excelente pergunta — e muito comum entre quem inicia o uso de suplementos! O Protovit contém vitaminas e minerais, e uma das substâncias mais associadas à coloração escura das fezes é o ferro. Isso acontece porque o ferro não absorvido é eliminado pelo intestino, dando às fezes uma cor escurecida, o que é normal e não representa sangramento. No entanto, se as fezes apresentarem cor muito escura e odor forte, ou vierem acompanhadas de dor abdominal, fraqueza ou mal-estar, é importante informar ao médico para descartar outras causas. O uso do Protovit deve ser feito conforme orientação profissional, pois o excesso de ferro pode causar desconfortos intestinais. Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta nutricional individual. O acompanhamento com um nutricionista é essencial para garantir segurança, adequação e resultados duradouros no seu caso. Coloco-me à disposição para ajudar e orientar com consultas presenciais e atendimento online em todo o Brasil, com foco em nutrição clínica, funcional, esportiva e metabólica, sempre com uma abordagem técnica, empática e humanizada. Dra. Cleonice Soares – Nutricionista | CRN: 16652.

Dra. Cleonice  Soares

Dra. Cleonice Soares

Nutricionista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Olá, espero que esteja bem! Sim, por ser um suplemento de ferro, ele pode sim escurecer as fezes. É um efeito colateral que não tem risco. Uma alimentação equilibrada pode ajudar na absorção dessa suplementação. Vamos agendar um atendimento? Assim eu posso te ajudar mais!

Dra. Daiane Oliveira

Dra. Daiane Oliveira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.