Psiquiatra pode tratar cefaléia tensional ocasionada e/ou agravada por estresse e ansiedade?

2 respostas
Psiquiatra pode tratar cefaléia tensional ocasionada e/ou agravada por estresse e ansiedade?
Sim, um psiquiatra pode tratar cefaleia tensional ocasionada e/ou agravada por estresse e ansiedade. Cefaleia tensional é uma condição médica que causa dor de cabeça devido a tensão muscular na região do crânio e pescoço, e pode ser desencadeada ou agravada por estresse e ansiedade.

Os psiquiatras são especialistas em saúde mental e podem tratar condições psiquiátricas que podem estar contribuindo para a cefaleia tensional, como depressão, transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático. Eles podem prescrever medicamentos para tratar essas condições e aliviar a dor de cabeça associada.

Além disso, os psiquiatras podem recomendar terapias comportamentais, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), que pode ajudar o paciente a aprender técnicas de relaxamento e redução da ansiedade, além de mudanças no estilo de vida, como prática de exercícios físicos e alimentação saudável.

É importante que a pessoa com cefaleia tensional seja avaliada por um médico para determinar a causa da dor de cabeça e receber o tratamento adequado. Se o estresse e a ansiedade estiverem contribuindo para a dor de cabeça, a consulta com um psiquiatra pode ser uma opção de tratamento eficaz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Desde o homem da caverna, ele já tinha ansiedade/estresse - preocupação se teria comida no dia, enfrentar animais perigosos, etc.
A ansiedade faz parte da nossa vida; ela que nos move para sair da zona de conforto e partir para ação. Porém, existem graus de ansiedade; no seu caso, sua ansiedade já começou a afetar o corpo (a dor de cabeça na região cervical é típica de ansiedade).
Se sua ansiedade já começou a te causar sofrimento físico/psíquico, tá na hora de procurar um psiquiatra.
O tratamento é simples e existem vários medicamentos - que não causam dependencia - que curam esse distúrbio.
Eu costumo escolher medicamentos que não prejudicam a vida profissional/social/raciocínio/memória; nem te deixam sonolenta.
No seu caso, eu escolheria algum ansiolítico com poder de relaxamento muscular e te encaminharia para psicoterapia, para tratamento junto comigo. Fica com Deus

Especialistas

Ana Luiza Quadros

Ana Luiza Quadros

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Ana Carolina Ribas Da Silva

Ana Carolina Ribas Da Silva

Fisioterapeuta

Recife

Ana Elisa Ferreira Heiber

Ana Elisa Ferreira Heiber

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Maria Ligia Eidam

Maria Ligia Eidam

Especialista em medicina física e reabilitação

Maringá

Victor hugo Souto

Victor hugo Souto

Fisioterapeuta

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Cefaléia Do Tipo Tensional
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.