Qdo uma criança com 6 anos está em uma fase anterior ao sua idade em relação à escrita.O ideal seria

32 respostas
Qdo uma criança com 6 anos está em uma fase anterior ao sua idade em relação à escrita.O ideal seria psicopedagogo ou psicóloga?
O ideal é que ela passei inicialmente pela avaliação de um médico neurologista, descartadas questões orgânicas, e ainda sendo perceptível atraso no desenvolvimento, busque um profissional de neuropsicologia para mais investigações.

Sugiro que procure um profissional neurologista e posteriormente um neuropsicólogo para uma avaliação.
Boa tarde, uma vez descartadas as possibilidades de diagnóstico médico (neurológico), procure um psicólogo do desenvolvimento e da aprendizagem.
Olá!
Leva a criança primeiro a um neurologista, e conforme for o diagnóstico, após isto faça uma avaliação com Psicopedagogo que é um terapeuta da aprendizagem. Espero ter ajudado, boa sorte!
sugiro procurar um psicólogo que tenha especialização em neuropsicologia para avaliar se precisa ou não de outro profissional, pois tem crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem por diversas situações cotidianas e na terapia poderá ser avaliadas essas possibilidades e se precisar ele te encaminha para outros.
O ideal é que você descarte inicialmente qualquer possibilidade física( neurológica). Uma vez descartada qualquer questão física é possível que a criança esteja apresentando este comportamento como um sinalizador de que algo não está bem com ela e diante disso uma Psicanalista pode contribuir bastante.
Kellÿ Salgado de g.:
Sugiro procurar um neurologista e após descartar a questão física, procurar fazer uma avaliação com neuropsicologia.
Gostaria de propor uma alternativa alem da ja falada dos colegas, o neurologista.
Seria extremamente interessante fazer uma avaliação com um profissional da fonoaudiologia. Dificuldades de escrita/leitura, qualquer dificuldade ligada a linguagem cabe no conhecimento da fonoaudiologia, um(a) bom(oa) profissional terá ferramentas para lidar com possíveis atrasos no desenvolvimento.
Olá, reitero as respostas dos colegas e indico a avaliação de um Fonoaudiólogo para complementar o diagnóstico referente ao desenvolvimento da criança em questão.
Na verdade é necessário saber o que ocasionou esse atraso. E essa avaliação é multiprofissional? A criança já foi no neuropediatra? Já fez a avaliação neuropsicológica em conjunto com a psicopedagogica? Já fez consulta fonoaudiológica? Após todo esse trâmite é possivel saber se essa criança pode vir a desenvolver um transtorno de aprendizagem ou se é apenas uma dificuldade. Daí então são feitos os encaminhamentos. Pode ser que necessite de fono, pode ser que de psicopedagogo, pode ser com neuropsicologo para reabilitação neuropsicologica. Se a criança já fez tudo isso peça para quem a avaliou que indique o melhor tratamento no caso dela.
É importante saber o que está ocasionando o atraso, procure um neurologista que provavelmente vai pedir avaliação neuropsicológica, para poder direcionar para o tratamento correto.
O ideal seria primeiramente uma avaliação neuropsicológica, para identificar ou descartar algum comprometimento cognitivo. posteriormente, em posse do laudo de avaliação dinâmica o profissional irá indicar se o mais apropriado seria um acompanhamento de psicoterapia (com psicólogo), ou acompanhamento psicoeducação.
É muito importante que sejam descartadas hipóteses orgânicas, e, em seguida, ter uma rede de apoio multidisciplinar. Psicopedagoga e psicóloga podem ajudar sim, mas é necessário primeiro descobrir as causas para que seja construído um plano de tratamento adequado.
Boa noite, é importante consultar um neurologista ou um neuropsicologo para avaliar se tem algum problema organico ou neurologico atraves de testes e depois consultar uma psicopedagoga que é a profissional mais adequada para superar os problemas de atraso no aprendizado, somente se identificam problemas psicologicos como causas de atraso no processo se escolhe a psicoterapia. espero ter ajudado.
Se puder levar em ambos, seria o ideal. Bons profissionais saberão identificar a necessidade de uma avaliação Neuropsicológica ou de um Neurologista, por exemplo.
Se você for estudar um pouco sobre antroposofia, a criança não deveria ser alfabetizada antes dos 7 anos, ela deveria brincar em meio a natureza, não ter contado com letras e nenhum conhecimento especifico da educação tradicional. Porém esta não é a realidade da maioria da nossa população, neste caso você tem dois caminhos e como pais tenho certeza que é necessário percorrer os dois e fazer uma escolha saudável que combine mais com sua família e estilo de vida. Faça a avaliação multidisciplinar da sua crianças e também estude outros meios de educação, existem vários, desde desescolarização, educação waldolf, montessori, construtivistas e descubra qual seu filho e sua família se adapta melhor.
Seria muito importante acompanhamento com uma psicopedagoga especialista nesta área , mas antes uma avaliação neurológica e neuropsicologica ajudaria bastante a direcionar o psicopedagogo de como trabalhar com essa criança pelo fato de cada caso ser específico.
Considero a avaliação do psicólogo como de maior abrangência, podendo este encaminhar e ou considerar um tratamento com ambas as especialidades ou não.
Olá,
Se o problema é apenas a questão de desenvolvimento da escrita, primeiro deve-se fazer uma avaliação psicopedagógica para entender se é um problema motor ou emocional, pode ser que precise fazer um acompanhamento com os 2 profissionais, mas as crianças tem tempos diferentes, vale entender qual o atraso, se é significativo ou não, por isso não cobre do seu filho alem do que ele pode dar no momento.
Abçs
Olá!
Com as informações que destes fica a dúvida de como se chegou à conclusão que a criança está numa fase anterior na questão da escrita. Cada criança tem um ritmo de aprendizagem e conforme o método que a escola utiliza pode ser favorável ou não ao ritmo desta criança. Desta forma, não criar um problema antecipadamente é fundamental. Buscar eliminar intervenientes para a aprendizagem aos poucos: saber como a escola vê a situação, se indica avaliação neuro-pediátrica por observar algo mais grave. Verificar se visão e audição estão a contento. Até uma avaliação psicopedagógica que possa contribuir para o entendimento global. Bem como incentivar a criança a querer aprender a escrever, principalmente com a leitura circulando em casa, por exemplo, com leituras antes de dormir de livros infantis.
Olá! Quando fazemos a avaliação psicológica ou psicodiagnóstico (com o psicólogo), logo na primeira consulta nos atentamos para coletarmos dados de como foi o desenvolvimento infantil e entender melhor o que significaria dizer “uma fase anterior a sua idade de escrita” e se vocês já passaram por algum outro especialista, como neuro ou fonoaudiólogo, por exemplo. Por que? Porque a partir desses dados que vamos montar um plano de ação com a família. Não adiantaria, por exemplo, eu sugerir aqui - como resposta a sua pergunta - que vocês optassem por um Psicopedagogo, pois se existem questões emocionais que estão impedindo o aprendizado estes precisariam de uma atenção prioritária para que assim, depois, possamos focar no aprendizado. Espero que tenha ajudado. De qualquer forma, me coloco à disposição!
Boa tarde, indicaria uma avaliação psicológica ou uma avaliação neuropsicológica partindo da queixa levantada pelos pais e escola. Após a realização da avaliação é possível fazer os devidos encaminhamentos, a partir das hipotes diagnósticas levantadas. Espero que tenha ajudado. Desde já, coloco-me a disposição.
O ideal é realizar uma avaliação psicológica para que seja investigada todo e qualquer prejuízo cognitivo, emocional, passageiro, perceptivo, enfim de qualquer ordem. Isso ajudará a empreender o melhor tratamento direcionado as necessidades de atenção específicas da criança.
Olá! Acredito que seja importante fazer uma avaliação psicológica, pois o psicólogo fará um diagnóstico mais amplo sobre a dificuldade de aprendizagem. Pode ocorrer que o problema diagnosticado possa ser tratado com o psicólogo ou pode ser que seja feito encaminhamento para um psicopedagogo.
Primeiro procure um neuropediatra para uma melhor avaliação, conforme for o posicionamento do mesmo você saberá se deve procurar um psicopedagogo ou um psicólogo.
Olá! Se foi descartada a possibilidade de ser algo neurológico, o psicólogo poderá realizar uma avaliação psicológica para determinar o diagnóstico, bem como o tratamento mais indicado para a criança.
Eu indicaria passar com um psicólogo infantil, no qual fara uma avaliação mais completa na criança e se necessário indicará outros profissionais aptos na situação.:)
Ótima pergunta! O ideal é que inicialmente ela passe por uma avaliação de um médico neurologista, para descartar questões orgânicas. Descartado essa possibilidade, recomendo que busque um Psicólogo com especialização em Neuropsicológia para que ele faça mais investigações e te ofereça um direcionamento, e caso precise procurar um psicopedagogo você já chegue com o laudo e as orientações necessárias. Ambos são muito importantes, cada um em sua área de atuação.
Olá, tudo bem?
É até um pouco estranho ler que uma criança de 6 anos está atrasada em sua escrita, me leva a pensar sobre o que está sendo esperado dela. Nesta idade, a criança está conhecendo as letras e números e aprendendo a reproduzi-los, não é exigido muito. Portanto, seria interessante ter mais informações sobre como esse atraso foi percebido, pois na realidade pode não haver atraso algum.
Porém, respondendo objetivamente a sua pergunta, nos casos de atraso o ideal é procurar inicialmente um neuropsicólogo ou neurologista para realizar a devida avaliação. Após essa avaliação, tanto o psicólogo quanto psicopedagogo poderia te auxiliar nesta questão.
Espero ter ajudado. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 130
Ola, boa tarde. Se deseja uma investigação sobre a possibilidade de um atraso no desenvolvimento, seria interessante passar com um neuropediatra ou neuropsicólogo..
Contudo, é importante ressaltar que ela ainda está em fase de alfabetização e cada criança possui um ritmo diferente e desenvolvimento individual. A criança deve ser vista como um todo e em suas peculiaridades, avalia-la de modo geral tambem.
Espero ter te ajudado.
Um abraço. Fico a disposição
Um psicólogo pode ajudar se a causa subjacente do atraso na escrita estiver relacionada a fatores emocionais, sociais, ou psicológicos. Por exemplo, se a criança estiver experimentando ansiedade, baixa autoestima ou problemas emocionais que estão afetando seu desempenho na escrita, um psicólogo pode ajudar a entender e abordar essas questões emocionais. Eles podem fornecer terapia de apoio e estratégias para lidar com o estresse ou a ansiedade que possam estar afetando o desempenho escolar.
Gostaria de deixar algumas palavras... Sabemos que é difícil lidar com as demandas escolares e de aprendizagem de uma criança, há muitas preocupações e questões que os responsáveis vivenciam em torno dessa fase. É importante pensar que cada criança tem ritmos e formas diferentes de aprender e isso não implica em aspectos neurológicos. Alguns pontos que considero necessário levantar: A escola está conseguindo oferecer um acompanhamento mais próximo? A criança gosta da escola? Esse é um momento de transição, pois é o primeiro ano no Ensino Fundamental I e isso traz muitas mudanças. É importante avaliar todos esses pontos. Desejo que consigam fazer um bom acompanhamento deste processo!