Quais as Consequências Positivas da Cessação do Tabagismo na Saúde Mental de uma pessoa ?

2 respostas
Quais as Consequências Positivas da Cessação do Tabagismo na Saúde Mental de uma pessoa ?
A cessação do tabagismo tende a trazer ganhos significativos para a saúde mental. Com a interrupção do uso de nicotina, há redução gradual da ansiedade e irritabilidade associadas à abstinência, melhora do humor e aumento da estabilidade emocional. Muitas pessoas relatam mais clareza mental, energia e capacidade de concentração. A autoestima e a autoconfiança costumam crescer, pois a pessoa sente maior controle sobre suas escolhas e hábitos. Além disso, parar de fumar reduz o risco de depressão e contribui para o equilíbrio químico do cérebro a longo prazo, favorecendo bem-estar e qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sem o cigarro, você sente uma REDUÇÃO DA ANSIEDADE (de verdade, não aquela “falsa calma” que o cigarro dá por alguns minutos), melhora do SONO, mais CLAREZA MENTAL e até mais ENERGIA para as coisas que importam. Aos poucos, a AUTOESTIMA também vai se reconstruindo, porque a pessoa passa a perceber que consegue estar no comando da própria vida, e não refém de um vício.

E tem mais: parar de fumar é abrir ESPAÇO PARA SENTIR. Muitas vezes o cigarro foi usado como uma “muleta emocional”, para não entrar em contato com dores, estresse ou até com a solidão. Na terapia, a gente caminha junto para aprender novas formas de lidar com esses sentimentos, de uma maneira mais leve e saudável. Não é só sobre largar o cigarro. É sobre SE REENCONTRAR, se SENTIR mais livre, INTEIRO e CONFIANTE para viver a vida de um jeito que realmente faça sentido.

Especialistas

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Homero Luis De Aquino Palma

Homero Luis De Aquino Palma

Médico de família

Curitiba

Sue Hellen Vasques

Sue Hellen Vasques

Médico de família

Rio de Janeiro

Ana Carolina de Souza Liberatoscioli

Ana Carolina de Souza Liberatoscioli

Médico de família

Brasília

Natália Pedó

Natália Pedó

Médico de família, Generalista

Passo Fundo

Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Médico de família

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Transtorno por uso de tabaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.