Quais consequências de tratamento endodôntico aquém do limite apical?

3 respostas
Quais consequências de tratamento endodôntico aquém do limite apical?
Quando realizamos um tratamento endodôntico, o objetivo é limpar, desinfetar e preencher o espaço dentro do dente de forma adequada. O limite apical refere-se à extremidade da raiz do dente, e é crucial que o material obturador, geralmente uma guta-percha, alcance esse ponto corretamente.

Quando o tratamento endodôntico não atinge o limite apical, podem ocorrer algumas consequências indesejáveis:

Infecção persistente: Se houver espaços vazios ou canais não tratados perto da extremidade da raiz, as bactérias podem permanecer ativas, levando a uma infecção persistente ou recorrente.

Inflamação contínua: A presença de tecido pulpar ou bactérias remanescentes pode causar inflamação crônica no tecido circundante, o que pode resultar em dor e desconforto persistentes.

Recidiva da infecção: Uma vez que as bactérias persistam ou se multipliquem no espaço não tratado, existe um risco aumentado de recidiva da infecção, o que pode levar a complicações adicionais, como abscessos dentários.

Comprometimento da cicatrização: O sucesso do tratamento endodôntico está diretamente relacionado à capacidade do dente de cicatrizar adequadamente. Se o espaço apical não estiver selado corretamente, a cicatrização pode ser comprometida, prolongando o tempo de recuperação e aumentando a probabilidade de complicações.

Portanto, é essencial que o tratamento endodôntico seja realizado com precisão e atinja o limite apical, garantindo assim a eficácia do procedimento e a saúde contínua do dente tratado.

Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para esclarecer!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta odontológica - R$ 120

O tratamento endodôntico deve ser realizado até o ápice da raiz.Quando é realizado aquém deste limite,ocorre a necrose dessa região e consequente infecção,ocasionando dor forte e abcesso periapical,que faz com que o osso localizado no ápice da raiz do dente seja reabsorvido,dando lugar a pus nessa região.Nessa fase,ainda é possível resolver com um retratamento do canal.O abcesso periapical pode evoluir pra um cisto,cujo tratamento é o retratamento do canal associado a cirurgia .
Estou a sua disposição,caso queira agendar uma avaliação pessoalmente.
Ola, quando fica aquém da medida ideal pode não eliminar totalmente as bactérias do local, causando uma reinfecção que pode ser resolvida com um retratamento de canal.